Política
Moraes tem cometido atrocidades; cabe ao Senado corrigir
A senadora Rosana Martinelli (PL) defendeu o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por considerar que ele cometeu “atrocidades” contra a Constituição Federal.
Os senadores favoráveis [ao impeachment] estão correspondendo a um apelo popular sobre tantas atrocidades que o ministro tem cometido
O desejo de impeachment fortaleceu-se entre parlamentares opositores a Moraes após o jornal Folha de S. Paulo publicar no mês passado que o gabinete do ministro solicitou por mensagens “de forma não oficial” a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões contra bolsonaristas no STF. Essas provas seriam usadas no inquérito das fake news durante e após as eleições de 2022.
Descontentes com a conduta do ministro, deputados formularam um requerimento de impeachment. Após colherem 153 assinaturas, encaminharam o documento ao Senado, que tem a competência legal para decidir sobre o afastamento.
“Os senadores favoráveis [ao impeachment] estão correspondendo a um apelo popular sobre tantas atrocidades que o ministro tem cometido. Ele está deixando a sua função de preservar a Constituição e cabe ao Senado corrigi-lo”, disse.
“O ministro interferiu em decisões de Congresso, está acusando e julgando ao mesmo tempo. O Senado não concorda com essa interferência de poderes. Hoje o STF está com viés político e o Alexandre de Moraes está seguindo essa linha”, afirmou.
A senadora, ainda, considerou que o impeachment seria uma forma de não penalizar os brasileiros pelas decisões excessivas de Moraes.
“Ele [Moraes] está colocando em risco a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa. Isso mostra que estamos no caminho de uma ditadura, tirando a liberdade do cidadão brasileiro. Nessas punições severas, o Senado acredita que o ministro está passando dos limites”, completou.
-
Opinião6 dias ago
Atenção Fragmentada
-
Judiciario7 dias ago
Celular de Zampieri expõe suspeita de venda de sentença no SJT
-
Política5 dias ago
Jovens compram metade dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida
-
Judiciario6 dias ago
Ouvidoria mantém consistência no fluxo de denúncias e demais manifestações recebidas
-
Mato Grosso2 dias ago
Caso Cupertino: veja os disfarces que Paulo usou enquanto esteve foragido
-
Opinião2 dias ago
Direita, volver!
-
Judiciario7 dias ago
“Veja” diz que venda de sentenças envolve funcionários do STJ
-
Política5 dias ago
Carreata de Botelho reúne centenas de apoiadores em Cuiabá