Política
Não tem nada de grave, diz Lula sobre eleição suspeita de Maduro
O presidente Lula (PT) afirmou hoje que não houve “nada de grave” ou “de assustador” nas eleições da Venezuela no final de semana e que a contestação da reeleição do presidente Nicolás Maduro pela oposição é “um processo normal”.

Tem uma briga, como vai resolver essa briga? Apresenta a ata. Se ata tiver dúvida entre oposição e situação, oposição entra com recurso
Esta é a primeira vez que Lula se manifesta sobre o pleito, realizado no último domingo (28). Em entrevista à filiada da Rede Globo no Mato Grosso hoje, ele manteve o tom de cautela adotado pelo governo brasileiro e pelo Itamaraty até então —o que tem feito a gestão ser questionada pela oposição e criticada por apoiadores.
“Tem uma briga, como vai resolver essa briga? Apresenta a ata. Se ata tiver dúvida entre oposição e situação, oposição entra com recurso e vai esperar na Justiça tomar o processo. Aí vai ter a decisão, que a gente tem que acatar. Eu estou convencido que é um processo normal, tranquilo”, disse Lula, sobre eleições na Venezuela
Este não é um reconhecimento de resultado. Em conversa com Maduro, o exchanceler Celso Amorim, assessor especial da Presidência enviado para acompanhar a votação, reforçou o pedido de cobrança de atas, e o governo só deverá se pronunciar após uma revisão interna.
A eleição está resvalando em Lula desde antes do pleito. Aliado histórico de Maduro, Lula demorou a reconhecer que as prévias do processo eleitoral estavam passando por processos questionáveis, com duas candidatas da oposição impedidas de disputar o pleito.
Entrevista não constava na agenda oficial da Presidência nesta manhã. A agenda foi atualizada às 17h27 (horário de Brasília) para incluir o compromisso. Um trecho da conversa foi ao ar na GloboNews, e a íntegra será transmitida em breve no telejornal local.
O presidente também comentou sobre a nota divulgada pelo PT. O partido disse ter considerado a eleição pacífica, democrática e sobrana. Para Lula, o comunicado do partido, que foi criticado por petistas, é um “elogio ao povo venezuelano pelas eleições pacíficas”
“O PT reconheceu. A nota do PT reconhece, é um elogio ao povo venezuelano pelas eleições pacíficas que houveram e, ao mesmo tempo reconhece que tribunal eleitoral já reconheceu Maduro como vitorioso, a oposição ainda não. Aí tem um processo. Não tem nada de grave, nada de assustador, vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a 3ª Guerra Mundial”, disse Lula.
Itamaraty cobra atas
O Ministério das Relações Exteriores divulgou não parabenizou Nicolás Maduro. Em nota divulgada ontem (29), a pasta disse aguardar a “publicação de dados desagregados por mesa de votação”.
Eleição na Venezuela foi concluída no domingo, e autoridades do país apontaram vitória de Maduro por 51,2% dos votos. Oposição e líderes estrangeiros denunciaram fraude, e a OEA (Organização dos Estados Americanos) informou hoje que o processo teve “vícios, ilegalidades e más práticas”.
Maduro já foi proclamado presidente nesta segunda. O reconhecimento ocorreu mesmo sem a divulgação das atas da eleição.
Protestos tomaram cidades da Venezuela e deixaram ao menos 11 mortos. Os manifestantes exigem que os votos sejam recontados, e estátuas de Hugo Chávez foram derrubadas.
-
Mato Grosso6 dias agoAs duas escalações
-
Polícia3 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba7 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura informa que unidades escolares estão abastecidas e que nenhum atendimento aos estudantes será prejudicado
-
Política3 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia2 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Cuiaba4 dias agoMais de 650 vacinas foram aplicadas em ação da Bem-Estar Animal de Cuiabá
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura vistoria mais de 536 mil imóveis e reduz casos de dengue em Cuiabá
