Cidades
Vigilância Sanitária apresenta balanço do primeiro semestre com quase 2 mil ações realizadas
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Relatório Semestral, detalhando as ações de vigilância sanitária realizadas no primeiro semestre do ano. Os dados revelam um volume significativo de atividades, totalizando 1.988 procedimentos, que abrangem desde o recebimento de denúncias até a fiscalização de estabelecimentos e a análise de projetos arquitetônicos.
Entre os destaques está a coleta de 571 amostras de água. Esse acompanhamento é essencial para garantir que a população consumisse água de qualidade, livre de contaminações que possam causar doenças, uma vez que a água é a fonte de infecção para grande parte da população de uma cidade. Também foram realizadas 555 inspeções em estabelecimentos sujeitos à vigilância sanitária, como mercados, restaurantes, hospitais e clínicas, para verificar se há violação das normas de higiene e segurança que estão sendo cumpridas.
Outro dado importante a ser destacado é referente ao licenciamento de 344 estabelecimentos, etapa fundamental para regular o funcionamento de locais com potencial risco à saúde, como indústrias de alimentos, supermercados, unidades hospitalares e tantos outros, o que os legitimam perante a comunidade.
A educação em saúde também esteve presente como ferramenta multiplicadora. Ao todo, foram realizadas 250 ações de educação com a população em geral e outras 146 relacionadas ao setor regulado, como prestadores de serviço e profissionais de saúde, fator que impacta diretamente nas boas práticas de higiene, manipulação de alimentos e cuidados sanitários.
No mesmo período, a Vigilância analisou 120 projetos arquitetônicos, garantindo que novas construções e reformas estejam dentro das exigências sanitárias, principalmente em ambientes como escolas, hospitais e unidades de saúde.
A comunidade também participou ativamente: foram registradas 90 denúncias e reclamações e realizados 45 atendimentos, demonstrando a confiança nos canais de comunicação do setor e a resposta ágil da equipe diante das demandas. Além disso, 53 novos estabelecimentos foram cadastrados, ampliando o alcance da fiscalização.
A fiscalização dos produtos e da prestação de serviços, a prevenção de doenças e a educação sanitária, entre outros, “é um trabalho insubstituível para garantir um ambiente são e seguro para todos. O relatório mostra o esforço de nossas equipes de continuar promovendo uma segurança sanitária digna, um trabalho que ajuda direta e indiretamente a saúde do Município”, resumiu o secretário municipal de saúde, Vanio Jordani.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorriso
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Várzea Grande7 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
-
Esportes7 dias agoApós recesso, Mixto feminino retoma treinos e inicia preparação para duelo contra o Palmeiras
-
Saúde6 dias agoCacique Raoni apresenta melhora, mas continua internado na UTI
