Várzea Grande
Rede municipal participa de projeto de ensino sobre eficiência energética
Já estão inseridas no projeto as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs): Tenente Abílio, Profª Lybia da Costa, Profº Antônio Salustio, José Estejo, David Mayer, Gabriel Muller, Maria Barbosa e Profª Lúcia Leite.
Escolas municipais de Várzea Grande estão participando do “Zupt, A Energia da Vida”, promovido pela concessionária de energia e pela agência Procel, que pretende formar cidadãos conscientes e atentos ao consumo de energia, estimulando e apoiando o ensino da eficiência energética e da cidadania na educação básica.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha destacou a iniciativa e considerou importante a adesão das escolas públicas em projetos que despertem o interesse dos alunos para o uso consciente e a economia de energia visando o futuro. Ele explicou que além dos Certificados, as escolas receberam o kit Zupt com o material didático para que os professores consigam implementar a metodologia de ensino em sala de aula.
De acordo com o diretor de Gestão de Programas de Governo da ENBPar, Miguel Marques, o projeto ZUPT foi criado para fazer parte de ações educativas das concessionárias de energia de todo o país, tendo como público-alvo estudantes da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental e os educadores de escolas públicas e privadas.
Em Mato Grosso o programa será executado por meio do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica.
Ao todo, serão 136 professores de 23 escolas municipais de Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá que receberão o certificado ZUPT – A Energia da Vida e a metodologia educacional, desenvolvida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), sob gestão da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) em parceria com o Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA).
Segundo Miguel Marques, o ZUPT nasce com a missão de despertar nos jovens o entendimento de que a energia faz parte do nosso dia a dia, “quando acende uma lâmpada, quando liga o videogame, quando abre a geladeira para pegar um copo de água. Nessas pequenas atitudes, ele já participa do sistema elétrico. E o que queremos é que o jovem use essa energia da melhor forma possível” afirmou.
As escolas da rede municipal de Várzea Grande que já aderiram ao “Zupt, A Energia da Vida” são as EMEBs: Tenente Abílio, Profª Lybia da Costa, Profº Antônio Salustio, José Estejo, David Mayer, Gabriel Muller, Maria Barbosa e Profª Lúcia Leite. De acordo com a subsecretária de Educação da SMECEL, profª Eva de Paulo, outras escolas da rede municipal também irão aderir e participar do projeto educativo.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
Saúde7 dias agoAnvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê
-
Mato Grosso5 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso2 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Saúde7 dias agoAgora Tem Especialistas lança em Manguinhos carreta de saúde da mulher
-
Várzea Grande4 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Várzea Grande6 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
