Várzea Grande
Várzea Grande registra queda histórica com projeto “VG sem Queimadas”
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso apresentou, na tarde desta quinta-feira (18.12), à prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), o Relatório da Temporada de Incêndios Florestais 2025, resultado direto do projeto “VG Sem Queimadas”, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal. Os dados confirmam uma redução recorde dos focos de calor no município e reforçam a eficácia da atuação integrada entre as instituições.
A reunião ocorreu no Paço Municipal e reuniu autoridades do Corpo de Bombeiros, gestores municipais e representantes da área ambiental. O balanço mostra que, enquanto em novembro de 2023 o Estado registrou mais de 3.100 focos de incêndio, em novembro de 2025 esse número, caiu para 275. Em março de 2024, foram mais de 1.800 focos, contra 429 em março de 2025.
A prefeita Flávia Moretti chamou a atenção para os impactos diretos na saúde e na qualidade de vida da população. “Foi nítida a melhoria da qualidade do ar, com menor concentração de fumaça e material particulado. Isso refletiu na redução de internações e no agravamento de doenças respiratórias, além de mais segurança viária e proteção ambiental para a cidade”, afirmou.
Em Várzea Grande, a redução também foi expressiva. Segundo o comandante do 2º Batalhão Bombeiro Militar, tenente-coronel Heitor Alves de Souza, foram registradas 331 ocorrências de queimadas urbanas, sendo 221 em áreas de vegetação e 110 em terrenos com lixo e entulho.
“Várzea Grande seguiu a tendência positiva do Estado, com uma série histórica de redução das queimadas. Intensificamos fiscalizações, ações educativas e trabalhamos fortemente na prevenção”, destacou o comandante.
Ele ressaltou ainda que a maior incidência dos incêndios em vegetação ocorreu aos finais de semana, principalmente aos sábados e domingos, no período vespertino, quando as temperaturas são mais elevadas.
Entre as principais ações que levaram à queda dos índices estão o monitoramento por satélite do INPE/BDQueimadas, o fortalecimento da fiscalização contra queimadas ilegais, campanhas educativas, ações locais e a implantação de um plano de manejo preventivo. O trabalho incluiu palestras em escolas, concurso de redações com cerca de 3 mil alunos, premiação dos vencedores e a realização do projeto “Um Dia de Bombeiro”.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, destacou a estrutura disponibilizada pelo município. “Por meio do termo de cooperação com o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Várzea Grande disponibilizou oito brigadistas, duas viaturas tipo caminhonete, um caminhão-pipa, além do apoio da fiscalização ambiental. Essa união foi fundamental para os resultados alcançados”, afirmou.
Na fase de responsabilização, Bombeiros e Prefeitura realizaram a campanha “Lote Limpo”, em parceria com a 4ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, sob coordenação da promotora Michelle de Miranda Rezende Villela, com fiscalização e notificação de proprietários de lotes urbanos.
-
Saúde7 dias agoAnvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê
-
Mato Grosso5 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Saúde7 dias agoAgora Tem Especialistas lança em Manguinhos carreta de saúde da mulher
-
Várzea Grande4 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Várzea Grande6 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
