Política
Lúdio comemora Embrapa da Baixada Cuiabana: “produção de alimentos saudáveis e geração de riqueza e renda”
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) comemorou a inauguração da nova unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da Baixada Cuiabana em Nossa Senhora do Livramento, no sábado (21). Lúdio foi o principal articulador para que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), liderado pelo ministro Carlos Fávaro (PSD), iniciasse a instalação da unidade voltada para a agricultura familiar na região metropolitana de Cuiabá, que deve beneficiar todo o Estado de Mato Grosso.
“Nosso objetivo sempre foi transformar a Baixada Cuiabana em um polo de produção de alimentos saudáveis, sustentáveis e diversificados, contribuindo para a segurança alimentar e o fortalecimento do campo. A instalação da Embrapa aqui é uma conquista que vai gerar oportunidades concretas para as famílias de trabalhadores rurais da nossa região”, afirmou Lúdio Cabral.
A Embrapa da Baixada Cuiabana é uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi), voltada ao incentivo das cadeias produtivas de criação de peixes, produção de frutas, de hortaliças e de mandioca, além de sistemas integrados de produção, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e sistemas agrossilvipastoris. Com investimento de aproximadamente R$ 53 milhões, a unidade foi estruturada como um centro de referência em pesquisa agropecuária aplicada, voltado ao desenvolvimento sustentável e à promoção da segurança alimentar.
Lúdio destacou que a presença da Embrapa na região permitirá a implementação de projetos que visam diversificar a produção agrícola, gerar renda e promover o crescimento sustentável na Baixada Cuiabana. Em 2024, Lúdio procurou o ministro Fávaro, a presidente da Embrapa, Silvia Massruha, e o presidente do Conselho de Administração da Embrapa, Carlos Ernesto Augustin, o Teti (PT), e propôs a criação da Embrapa Baixada Cuiabana para desenvolver o cultivo de frutas e alimentos na região. A unidade foi instalada em uma área da União que já havia sido utilizada para piscicultura pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
“Nós estivemos em Brasília, no Mapa e na Embrapa, e graças a Deus, as coisas aconteceram de um jeito extremamente positivo. Essa proposta nossa se encontrou com o debate que já existia entre os servidores do Mapa. Essa unidade vai se tornar um polo, com papel importante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Empaer, para colocar ciência e tecnologia a favor dos pequenos produtores da Baixada Cuiabana”, disse o deputado ao destacar o papel dos servidores públicos da Embrapa na consolidação do projeto.
De acordo como parlamentar, a unidade da Embrapa vai ajudar a impulsionar iniciativas voltadas à fruticultura – como banana, limão, maracujá e goiaba – e hortaliças, além de valorizar as espécies tradicionais e de forte potencial econômico na região, como o peixe e o pequi. A empresa pública mapeou as possibilidades de produção em cada área da região de Livramento, que fica na transição entre o Cerrado e o Pantanal.
Fonte: ALMT – MT
-
Mato Grosso6 dias agoAs duas escalações
-
Polícia3 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Política3 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia3 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Cuiaba4 dias agoMais de 650 vacinas foram aplicadas em ação da Bem-Estar Animal de Cuiabá
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura vistoria mais de 536 mil imóveis e reduz casos de dengue em Cuiabá
-
Polícia5 dias agoMotociclista morre após colisão com carro na BR-163 entre Matupá e Peixoto de Azevedo
-
Cuiaba4 dias agoCraques da Natureza planta 400 mudas com participação de 200 crianças no Parque Tia Nair
