Várzea Grande
Exposição do fotógrafo Cláudio Gomes segue até o dia 26 no saguão da ALMT
A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, por intermédio do Instituto Memória (IMPL), está realizando no saguão principal da Casa, uma exposição fotográfica denominada “Cuiabá Ribeirinha”, feita pelo fotógrafo Cláudio Gomes. A abertura acontecerá hoje (12), às 16 horas. A mostra segue até o dia 26 deste mês e contará com 12 telas do artista.
“Como sempre, a Assembleia Legislativa abre as portas para receber mais um artista que expõe suas obras contando um pouco da história ribeirinha de Cuiabá, de como era antigamente, as paisagens dos rios. A gente fica feliz em ajudar esses artistas, porque a Assembleia dá todo o suporte divulgando os trabalhos deles por meio dos canais de comunicação da Casa, recebendo amigos e convidados em geral”, explica a superintendente do IMPL, Mara Visnadi.
As obras de Cláudio Gomes mostram as comunidades ribeirinhas do Praeirinho, Novo Terceiro e Porto de Cuiabá, além de Bonsucesso, em Várzea Grande, divulgando histórias de vida dos moradores.
“As telas revelam a preservação dos saberes e conhecimentos que esses moradores possuem, suas tradições e sistema de vida no dia a dia retratando o cotidiano deles”, disse Gomes.
“Pesquisar, fotografar as comunidades ribeirinhas remete às origens, à fundação de Cuiabá. Foi no barranco do rio que aconteceu a mistura de raças, crenças e religiões. Lá, reside e resiste a cultura tradicional, como a dança, a cerâmica e a pesca artesanal, além de outras manifestações culturais. Destaco a comunidade de São Gonçalo Beira Rio como o marco zero”, explicou o fotógrafo.
Trajetória – Autodidata na fotografia há dezenove anos, quando começou seus trabalhos com fotojornalismo e, a partir de 2007, passou a atuar somente com projetos autorais, a partir do projeto “Olhares de Guimarães”, que culminou com a publicação do livro no ano seguinte.
E a partir de então seu olhar expandiu para outros trabalhos de projetos culturais como o curso “Oficina do Olhar”, que levou informação e capacitação de alunos de escola pública na fotografia. Em 2010 participou de uma exposição na Croácia, durante o Festival Europeu da Fotografia.
Em 2011 levou a exposição “Olhares de Guimarães” para o Rio de Janeiro, e ganhou no mesmo ano o Prêmio Arne Susksdorf, com o tema “Pantanal”, oferecido pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. (SEC-MT), viabilizado pelo Programa Mais Cultura – Microprojetos da Amazônia do Ministério da Cultura (MinC).
Claudio Gomes tem como influências o fotógrafo francês Eugene Atget, o húngaro André Kertész e claro, Sebastião Salgado. Mato-grossense, natural de Alto Garças, Gomes vive em Cuiabá desde 1987.
-
Mato Grosso5 dias agoAs duas escalações
-
Polícia2 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba6 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande7 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande7 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande7 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande7 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
-
Várzea Grande7 dias agoDAE-VG realiza parada programada na ETA I para instalação de novos equipamentos nesta quarta-feira
