Agricultura
Alemanha registra surto de febre aftosa após quase 40 anos
A Alemanha confirmou nesta sexta-feira (10) o primeiro surto de febre aftosa em quase 40 anos, detectado em um rebanho de búfalos nos arredores de Berlim. A doença, que afeta bovinos, suínos, ovelhas e cabras, provoca febre e bolhas na boca dos animais infectados.
As autoridades informaram que medidas de contenção foram implementadas, incluindo o sacrifício dos animais afetados. Além disso, foram estabelecidas uma zona de exclusão de 3 quilômetros e uma zona de monitoramento de 10 quilômetros ao redor do local.
De acordo com o Instituto Federal de Saúde Animal da Alemanha (FLI, na sigla em inglês), os últimos casos de febre aftosa no país haviam sido registrados em 1988. Atualmente, todos os países da União Europeia são considerados livres da doença.
O Ministério da Agricultura da Alemanha está investigando a origem da infecção. Durante coletiva de imprensa, um porta-voz do FLI afirmou que a doença é recorrente no Oriente Médio, na África, em muitos países asiáticos e em partes da América do Sul. Produtos de origem animal importados ilegalmente dessas regiões são apontados como uma ameaça à agricultura europeia.
Embora altamente contagiosa, a febre aftosa não representa risco para os seres humanos, que, no entanto, podem atuar como vetores de transmissão. Até o momento, não há planos para a adoção de medidas em nível federal ou internacional, informou o porta-voz.
-
Mato Grosso3 dias ago
Ranalli e militares vão acompanhar instalação da Guarda Municipal de Cuiabá
-
Cidades3 dias ago
Secretaria de Agricultura de Confresa…
-
Polícia6 dias ago
Homem tenta agarrar ex-namorada em boate e mata atual dela a tiros em MT
-
Cidades4 dias ago
Sobe para 20 o número de cidades de MT em situação de emergência devido às chuvas
-
Agricultura5 dias ago
Com valores que chegam a R$ 40 milhões, fazendas históricas atraem investidores
-
Opinião4 dias ago
O Uso de Creatina em Pacientes Idosos
-
Cidades3 dias ago
Corpo de Bombeiros localiza corpo de criança que se afogou no rio Jauru em Porto Esperidião
-
Política2 dias ago
Alta Floresta: Agricultura e Inovação se reúnem com a diretoria da Feira Livre