Várzea Grande
Alunos vivenciam a agricultura familiar em assentamento de Várzea Grande
O grupo visitou a propriedade do agricultor Francisco Villas Boas, que acaba de realizar a primeira colheita de melão em um talhão cultivado com técnicas modernas, manejo adequado
Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Byanka Capilé’, localizada no Assentamento Sadia III, participaram de uma aula de campo que uniu teoria e prática sobre um tema essencial para a comunidade: a agricultura familiar. A iniciativa levou os alunos a conhecerem de perto como funciona a produção em pequenas propriedades, mostrando que sair da sala de aula amplia o aprendizado e conecta os jovens com a realidade em que vivem.
O grupo visitou a propriedade do agricultor Francisco Villas Boas, que acaba de realizar a primeira colheita de melão em um talhão cultivado com técnicas modernas, manejo adequado e apoio direto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) e da COOPEVEG.
Além do melão, ele também cultiva melancia, abacaxi e abóbora cabotiã com irrigação por gotejamento, e mantém o projeto “Quintais Produtivos”, que integra a plantação em mandala, galinheiro e tanque elevado para criação de tilápia — usado não de forma comercial, mas como fonte de nutrientes para o solo e alimento para a família.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, destaca a importância da experiência para os alunos. “Mostrar para os filhos de pequenos agricultores que a agricultura familiar pode ser rentável, quando aliada à técnica, infraestrutura e políticas públicas, é fundamental para motivar esses jovens a valorizarem o campo e enxergarem futuro nele”, afirmou.
O coordenador de Desenvolvimento Rural da SEMMADRS, Leandro Luiz da Silva, acompanhou a atividade, juntamente com o técnico em agropecuária Wilson Márcio de Siqueira e o engenheiro agrônomo Rodrigo Duarte Monteiro, ambos da Secretaria, e reforçou a relevância da parceria institucional. “Nosso papel, junto com a Empaer, é levar assistência técnica, orientação e acompanhamento para que experiências como a do senhor Francisco se multipliquem. E nada melhor do que trazer os alunos para ver de perto o resultado desse trabalho, que alia conhecimento, sustentabilidade e renda”, explicou.
Ainda de acordo com Ricardo Amorim, a ação integra as políticas da Prefeitura de Várzea Grande voltadas para fortalecer a agricultura familiar. “Buscamos garantir qualidade de vida no campo e incentivar a permanência das novas gerações na atividade”, pontuou.
-
Opinião6 dias agoCinzeiros que faltam
-
Opinião6 dias agoOutubro Rosa
-
Polícia5 dias agoMulher é assassinada a tiros em balsa de garimpo no Rio São Benedito
-
Política4 dias agoWellington Fagundes destaca novo ciclo de desenvolvimento para Cáceres, com inaugurações da ZPE e do Aeroporto
-
Esportes7 dias agoConfirmadas mais de 70 equipes para a Copa Pasinha de Futsal em Sinop
-
Polícia1 dia agoMotorista morre em colisão entre carretas na BR-163 em Nova Mutum
-
Polícia4 dias agoIncêndio em chácara termina com um homem detido em Nova Canaã do Norte
-
Polícia3 dias agoBandidos invadem residência, fazem família refém e agridem adolescente durante assalto
