Cuiaba
Animais resgatados passam por atendimento e preparo para vida em abrigo provisório
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, retirou todos os animais que estavam em um canil clandestino na região do Porto, em Cuiabá, sendo mais de 60 cães e aproximadamente 380 hamsters. A ação teve início na manhã de terça-feira (16) e se estendeu até a quarta-feira (17), com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), da Vigilância Sanitária do Município, da Delegacia de Meio Ambiente (Dema) e da Polícia Civil.
Foram resgatados 64 cães, entre adultos e filhotes, incluindo algumas fêmeas em fase de gestação. Uma delas, inclusive, deu cria na noite do resgate. Todos os animais estão sob os cuidados do município e foram encaminhados para espaços parceiros, onde recebem atendimento clínico, triagem médica, identificação, castração, banho, tosa e os cuidados necessários até estarem aptos para adoção responsável.
Por questões de segurança e visando garantir a saúde dos animais, não serão divulgados os nomes dos parceiros envolvidos. “Essa medida busca preservar aqueles que colaboram com a causa animal, sem deixar de registrar a gratidão e o reconhecimento da gestão a todos os apoiadores”, destacou a diretora de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens.
Ressalta-se que os animais resgatados não estão disponíveis para adoção imediata. O processo de acolhimento segue critérios técnicos e legais, visando assegurar que cada animal encontre um lar adequado, seguro e definitivo. Pessoas interessadas poderão se cadastrar para adoção, passando por entrevista, assinatura de termo de responsabilidade e avaliação social, conforme já ocorre em todos os procedimentos adotados pelo município.
Além dos animais resgatados recentemente, dezenas de outros cães encontram-se disponíveis para adoção no abrigo municipal, todos à espera de famílias comprometidas em oferecer amor e cuidado.
Resgate
A mobilização dos envolvidos garantiu que nenhum animal fosse deixado para trás, tanto os cães quanto os hamsters. Devido ao grande quantitativo, foi necessário realizar mais de uma viagem para transportá-los.
Todo o trabalho está sendo conduzido de forma organizada, técnica e em conformidade com a legalidade administrativa, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a proteção, o bem-estar animal e a transparência na condução de suas ações.
“Não foi uma ação fácil, eram muitos animais. Mas conseguimos retirá-los daquela situação degradante”, frisou a secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Saúde7 dias agoAnvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê
-
Mato Grosso5 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso2 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Saúde7 dias agoAgora Tem Especialistas lança em Manguinhos carreta de saúde da mulher
-
Várzea Grande4 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
-
Várzea Grande6 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
