Cidades
Após alagamento e “mar de lama” na Av. do CPA, Limpurb inicia limpeza de bueiros
Davi Valle/Secom-Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá afirmou que dará início, ainda nesta quarta-feira (13), à desobstrução dos bueiros localizados na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) após a via se transformar em um “mar de lama” nessa terça (12), em razão do alto volume de chuva somado ao canteiro aberto de obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT, na sigla em inglês).
A urgência na limpeza dos bocas de lobo no trecho compreendido entre o Viaduto do CPA e a região da Praça Ipiranga, na Avenida Tenente-coronel Duarte (Prainha), foi constatada durante vistoria feita in loco pela Defesa Civil de Cuiabá. O serviço será realizado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).
Davi Valle/Secom-Cuiabá
O cenário caótico registrado ontem impulsionou a ação de verificação da Defesa Civil, mas os alagamentos têm se tornado constantes na Capital – principalmente na região da Prainha – desde o início do período de chuvas intensas. Na tarde de ontem, a terra dos canteiros de obra da Avenida do CPA se espalhou pelos dois sentidos da via e a forte correnteza desceu, tomando conta da Prainha. Conforme o Município, em aproximadamente duas horas de chuvas, Cuiabá recebeu um volume de 32 milímetros de água na área central. No total, foram 40 milímetros na cidade.
Reprodução
Situação registada na Avenida do CPA e região durante a chuva intensa na tarde dessa terça-feira (12)
Após acionamento da Prefeitura, o Consórcio BRT, responsável pela implantação do novo modal, providenciou a limpeza da pista. No entanto, conforme explica o diretor da Defesa Civil do Município, Ozeias Souza, caso não haja a desobstrução dos bueiros, novos alagamentos serão registrados.
“Hoje estamos monitorando os bueiros para verificar a real situação, tendo em vista que a previsão é de chuva forte. Caso isso aconteça sem a devida limpeza dos bueiros, o alagamento ocorrerá novamente. Já estamos em contato com a Secretaria Municipal de Obras e com a Limpurb, que deverão providenciar os serviços de limpeza”, afirmou.
Davi Valle/Secom-Cuiabá
Segundo a Defesa Civil, os bueiros do centro estão com acúmulo de terra e muito lixo, parte trazido pelo volume de água e outra parte devido à falta de conscientização da população, que descarta irregularmente o lixo nas ruas. São materiais variados como sacolas, garrafas plásticas, papelão, restos de marmitas de isopor, entre outros.
“Aqui na região da Prainha a situação é atípica. O bueiro está totalmente obstruído. Encontramos até uma fita VHS antiga e um caderno. A Secretaria Municipal de Obras e a Limpurb realizam a limpeza, mas as pessoas continuam jogando lixo na rua. Como diretor da Defesa Civil, quero encarecidamente pedir à população que faça a sua parte e colabore, não jogando lixo na rua, sendo mais consciente”, frisou Ozeias.
Davi Valle/Secom-Cuiabá
De acordo com o diretor da Defesa Civil, equipes da Limpurb executarão os serviços de limpeza e desobstrução dos bueiros na Prainha já na tarde desta quarta, como medida para amenizar o impacto das fortes chuvas que estão previstas para os próximos dias.
-
Esportes7 dias ago
Mais dois jogadores saem do Cuiabá antes do fim do contrato
-
Cidades7 dias ago
Plano de Arborização Urbana de Sinop…
-
Política6 dias ago
Prefeito eleito de Sorriso diz estar ‘tranquilo sobre lisura’ na eleição após operação da PF sobre caixa 2
-
Cidades6 dias ago
Prefeitura de Cáceres reconstrói ponte na Comunidade Santana
-
Política4 dias ago
Juiz diploma prefeitos eleitos de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e vereadores
-
Cidades7 dias ago
Câmara de Rondonópolis oferece curso de capacitação aos vereadores(as) eleitos
-
Política7 dias ago
Fávaro é exonerado do cargo de ministro da agricultura para participar de votações no Senado
-
Judiciario6 dias ago
Sandro Louco diz querer mudar de vida e pede para jogar bola