Cidades
Após enchentes, campanhas arrecadam doações para famílias que perderam tudo

Após as enchentes que atingiram casas e comércios em Rio Branco (a 335 km de Cuiabá), um ponto de coletas de doações para as famílias que perderam tudo está montado na Igreja São Roque, na cidade. Estão sendo recolhidos alimentos, roupas, móveis e utensílios. Uma força-tarefa está sendo feita pela prefeitura para a limpeza da cidade, para as famílias poderem voltar para as suas casas.
Cleide Pires/Prefeitura Rio Branco
Conforme o levantamento da Defesa Civil junto aos municípios, 170 famílias foram atingidas pelas chuvas, sendo 155 em Rio Branco e 15 em Salto do Céu.
“As famílias perderam tudo, fogão, geladeira, todos os utensílios domésticos, até o prato, talher. Estamos ganhando muita roupa e muito alimento. Agora nesse momento a nossa maior preocupação, em que a água está abaixando e as famílias estão voltando para as suas casas, é que precisamos ainda desses utensílios, fogão, cama, prato, panela, colchão. A nossa preocupação é com o impacto que essas famílias vão ter, ao chegar em casa e não encontrar mais nada. Porque não tem jeito, a água estoura a porta de casa e leva tudo embora”, disse a secretária Municipal de Assistência Social de Rio Branco, Cleide Pires
Cleide Pires/Prefeitura Rio Branco
As doações estão sendo separadas por equipes da prefeitura na quadra da igreja. A prefeitura tem recebido apoio também de grupos voluntários e campanhas de doações de outros municípios, como Cáceres, Araputanga, Reserva do Cabaçal, Cuiabá e Curvelândia. (Veja as informações das campanhas de doação no fim da reportagem)
O Governo do Estado informou que está envianddo, na manhã desta quarta-feira (15), materiais e donativos para Rio Branco e Salto do Céu. Por meio da Defesa Civil, serão entregues 120 kits dormitório (travesseiro, lençol, fronha), 120 colchões, 100 caixas d’água e 1,5 tonelada de roupas. Nos próximos dias, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) também fará a entrega de kits de alimentos e de higiene.
Nesta quarta-feira, uma equipe da prefeitura de Lambari d’Oeste chegou na cidade para auxiliar na limpeza, visto que a água está abaixando já na região. A cidade está sem água também, pois o abastecimento foi interrompido. Isso porque o poço encheu de água areia e o sistema precisará passar por manutenção nesta quarta.
Saiba como ajudar nas campanhas de doação:
Galeria: Campanhas de doações para famílias de Rio Branco
-
Saúde6 dias ago
Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses
-
Saúde5 dias ago
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
-
Mato Grosso6 dias ago
Deputados estaduais representam Mato Grosso no 13º Fórum Jurídico de Lisboa
-
Mato Grosso6 dias ago
Wilson Santos reconhece o bom desempenho de alunos das escolas cívico-militares
-
Mato Grosso6 dias ago
Wilson Santos reconhece avanços do governo de MT, mas expõe falhas graves na gestão dos consignados
-
Saúde7 dias ago
Ministério abre a adesão ao programa Agora Tem Especialistas
-
Política5 dias ago
Max Russi participa de audiência e defende fortalecimento da mineração em Peixoto de Azevedo
-
Saúde6 dias ago
Hospital da Mulher da Baixada Fluminense necessita de leite materno