Cidades

Após polêmica, Sinfra anuncia trilha de pedra no Morro de Santo Antônio

Published

on


A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou, na noite desta quinta-feira (05), que a MT Participações e Projetos S.A. (MT Par) realizou a topografia e limpeza para a estruturação de uma trilha alternativa no Monumento Natural Morro de Santo Antônio, localizado em Santo Antônio do Leverger (a 33 km de Cuiabá). Moradores e turistas têm demonstrado preocupação e chegaram a criticar a “ferida aberta” no meio do morro, visível a quilômetros de distância.

Segundo a Sinfra, o trabalho era necessário para que a pasta pudesse executar a elaboração do projeto executivo para implantação de uma “trilha de pedra, entre as trilhas já existentes no morro, que serão mantidas”. A secretaria disse ainda que uma licença ambiental foi obtida, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para que os serviços de topografia e limpeza fossem realizados pela MT Par.

Hamilton Leitão Batista

Morro de Santo Ant�nio

Conforme publicado pelo moradores e visitantes ficaram surpresos e “revoltados” com a situação. Em visita ao local, no mês de novembro, o arquiteto e artista plástico Hamilton Leitão Batista registrou o atual estado do Morro, em uma distância mais próxima e outra mais distância, mostrando que é possível ver a abertura a quilômetros de distância.

“Uma ferida aberta da base ao pico do morro. Ferida essa que poderá tornar-se erosão e corredeiras durante as chuvas devido à constituição do solo”, publicou Hamilton em suas redes sociais à época. 

Ainda segundo a Sinfra, a estruturação da trilha faz parte da obra contratada pelo Governo do Estado para facilitar o acesso ao monumento e “fortalecer o turismo no estado”. De acordo com o projeto do Executivo, além do reparo na trilha, a obra visa asfaltar a via que dá acesso ao Morro e serão realizados serviços de drenagem e sinalização da estrada. A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) é responsável pela pavimentação do entroncamento da MT-040 até o pé do morro.

“A trilha de pedra vai garantir acessibilidade aos turistas, em especial aqueles que fazem o turismo religioso, e contará com decks contemplativos e áreas de descanso, praças e monumento alusivo à Guerra do Paraguai no topo do morro. Além disso, também estão previstos estacionamento, guarita, lanchonete e praça no pé do morro”, afirmou a secretaria.

Após a apresentação do projeto executivo será licitada a contratação de uma nova empresa que fará os trabalhos de execução da trilha.

MP de olho

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio da 15ª Promotoria de Justiça Cível do Meio Ambiente Natural da Capital, chegou a instaurar um procedimento para investigar a abertura da trilha que dá acesso ao pico do Monumento. 

(Com informações da Sinfra)





Fonte: RDNews

Continue Reading
Advertisement

CIDADES

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

MATO-GROSSO

Advertisement

GRANDE CUIABÁ

As mais lidas da semana