Política

Barranco diz que queimadas são criminosas e defende investigação

Published

on


O deputado estadual Valdir Barranco (PT) afirmou que as queimadas em Mato Grosso são causadas por criminosos e defendeu que elas sejam investigadas a fim de penalizar os responsáveis.

 

O Governo do Estado decretou situação de emergência sobre a seca severa e incêndios florestais. A medida tem duração de 180 dias e autoriza as autoridades competentes a adotarem todas as medidas para combater as queimadas.

 

O presidente do Ibama, Rodrigo Augustinho, disse que 99% dos incêndios são criminosos. Aqui no MT, não adianta negar, não há fogo da natureza no Pantanal

“Os incêndios são todos criminosos. Tem que haver investigação, porque nunca vi prenderem alguém. É impossível que, com a tecnologia que temos, não consigamos saber quem são os criminosos. O Governo tem que prendê-los para dar exemplo”, defendeu.

 

“O próprio presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Rodrigo Augustinho, disse que 99% dos incêndios são criminosos. Aqui no MT, não adianta negar, não há fogo da natureza no Pantanal. É ação humana e também nos demais [biomas], no Cerrado e na Amazônia, são os homens que colocam fogo”, acrescentou.

 

Barranco disse que os criminosos devem ser multados mesmo se forem proprietários das terras.

 

O deputado, ainda, defendeu que um plano educacional seja elaborado e efetivado pelas gestões públicas para diminuir a prática de incêndios criminosos nas futuras gerações.

 

“Se forem os proprietários das propriedades que colocaram fogo, eles têm que ser multados e penalizados. Fazemos pela coerção ou não resolverá”, disse.

 

“O homem descobriu o fogo, essa geração aprendeu a pôr fogo e sai ateando em tudo para limpar roça, queimar mata e nas beiras de rodovias. Hoje há um trabalho educacional a ser feito. Podemos esquecer dessa geração, não dá mais para acreditar”, completou.





Fonte: Mídianews

Continue Reading
Advertisement

CIDADES

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

MATO-GROSSO

Advertisement

GRANDE CUIABÁ

As mais lidas da semana