Cidades
Biossegurança é tema de capacitação para auxiliares de saúde bucal
Auxiliares de Saúde Bucal participam nesta quinta-feira, 26 de março, de um treinamento que aborda Processos de Esterilização de Matérias Médicos e Odontológicos e Biossegurança, 42 profissionais integram a formação. A capacitação iniciou com palestra da odontóloga Tatiane Tremea que detalha a importância da formação. “Temos muitas auxiliares novas e outras que já atuam há tempos, mas é sempre essencial essa conversa, nossas auxiliares são essenciais durante todo o processo de atendimento do paciente”, frisa a profissional.
Tatiane lembrou que tanto a esterilização do material usado quanto do consultório fica à cargo dos auxiliares. Nesta manhã, a formação tratou sobre técnicas e padronização de rotinas, com objetivo de minimizar riscos ocupacionais e assegurar a qualidade e a segurança dos serviços prestados à população.
Durante a capacitação, foram abordados temas essenciais relacionados às normas de biossegurança, destacando a importância do uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a correta higienização das mãos, o manejo de resíduos e a prevenção de riscos biológicos no dia a dia das unidades de saúde.
Conforme a coordenadora de Saúde Bucal, a também odontóloga Luciana Bussolaro, um dos principais pontos foi atualização das Normas Regulamentadoras (NR) referentes à esterilização de instrumentos odontológicos. “As orientações reforçaram os protocolos corretos de limpeza, desinfecção, embalagem, esterilização e armazenamento dos materiais, conforme as diretrizes mais recentes, garantindo a qualidade e segurança dos procedimentos realizados”, diz.
A capacitação contemplou profissionais que atuam nas Unidades de Saúde e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), promovendo a padronização das práticas e a qualificação contínua das equipes.
“Nosso foco está em biossegurança no ambiente de trabalho. A iniciativa teve como objetivo fortalecer as práticas seguras no atendimento odontológico, garantindo maior proteção tanto para os profissionais quanto para os pacientes”, explica Luciana. A ação é uma parceria da Vigilância Sanitária a Coordenação de Saúde Bucal e a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES).
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorriso
-
Mato Grosso5 dias agoAs duas escalações
-
Polícia3 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba7 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura informa que unidades escolares estão abastecidas e que nenhum atendimento aos estudantes será prejudicado
-
Política3 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia2 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Cuiaba4 dias agoMais de 650 vacinas foram aplicadas em ação da Bem-Estar Animal de Cuiabá
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura vistoria mais de 536 mil imóveis e reduz casos de dengue em Cuiabá
