Cuiaba
Câmara de Cuiabá realiza palestra sobre descarte correto e reforça compromisso com a gestão de resíduos
Vinícius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá promoveu, na manhã desta quarta-feira (11), palestra voltada à conscientização sobre o descarte correto de resíduos sólidos dentro do Poder Legislativo cuiabano. A atividade foi conduzida por Thiago Itacaramby, diretor do ReciclaMT, em conjunto com a chefe de gabinete da Presidência, Elaine Freire, e reuniu colaboradores da empresa terceirizada que atua na Casa de Leis, além de chefes de gabinete.
A iniciativa marca a primeira etapa de sensibilização interna para a implantação de um novo fluxo de coleta seletiva no Legislativo municipal. Durante o encontro, foram apresentadas orientações práticas sobre a separação adequada entre materiais recicláveis e rejeitos, além dos impactos ambientais e operacionais causados pelo descarte incorreto.
A chefe de gabinete da presidente Paula Calil (PL), Elaine Freire, destacou que o momento foi fundamental para engajar todos os setores da Casa.
“Essa foi uma primeira conversa para começarmos essa conscientização nos gabinetes e com os colaboradores da terceirizada. Não adianta termos o material reciclável misturado com resíduos orgânicos ou rejeitos, porque ele acaba sendo perdido por contaminação. Precisamos movimentar todos para que essa engrenagem funcione”, afirmou ela.
Elaine também explicou que está em fase final de elaboração uma instrução normativa que irá regulamentar a gestão de resíduos dentro da Câmara.
“A normativa está passando pelo crivo do jurídico e vai instrumentalizar a gestão de resíduos na Casa. Com isso, vamos padronizar a coleta, o armazenamento e a destinação correta de todos os materiais recicláveis gerados aqui”, completou.
Segundo o planejamento apresentado, a Câmara está em processo de aquisição de coletores individualizados que serão distribuídos aos gabinetes. Cada setor contará com recipientes específicos para recicláveis e para lixo orgânico/rejeitos, permitindo que a separação seja feita já na origem. O material reciclável será armazenado em espaço apropriado dentro da Casa até a coleta realizada por cooperativa parceira.
Representando o projeto Recicla MT, Thiago Itacaramby reforçou a importância da mobilização interna para que o Poder Legislativo se torne referência em responsabilidade ambiental.
“Essa sensibilização é essencial para que a gestão de resíduos aconteça de forma efetiva. Quando a separação é feita corretamente, garantimos que o material reciclável tenha a destinação adequada e cumpra seu papel ambiental”, pontuou ele.
Com a implantação do novo sistema, a Câmara de Cuiabá busca não apenas organizar o fluxo interno de resíduos, mas também servir de exemplo de responsabilidade ambiental no serviço público municipal.
Ecoponto na Câmara
No dia 30 de Outubro de 2025, a Câmara de Cuiabá instalou o primeiro ecoponto piloto do projeto ReciclaMT.
O ecoponto piloto, instalado nas imediações da sede do Legislativo cuiabano, funciona como espaço de recebimento de materiais recicláveis, como metal, plástico, vidro e lixo eletrônico. O local serve como laboratório de boas práticas ambientais, permitindo o aperfeiçoamento do modelo para expansão a outros pontos da cidade.
Em apenas 90 dias de operação, o ecoponto da Câmara já ultrapassou a marca de uma tonelada de materiais recicláveis coletados.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Várzea Grande7 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
-
Esportes7 dias agoApós recesso, Mixto feminino retoma treinos e inicia preparação para duelo contra o Palmeiras
-
Várzea Grande5 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
