Cuiaba
Câmara de Cuiabá retoma visitas técnicas e recebe estudantes de Direito da Unic Beira Rio
Vinícius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá
Na manhã desta terça-feira (24), a Câmara Municipal de Cuiabá retomou oficialmente o programa de visitas técnicas em 2026, recebendo estudantes do sétimo semestre do curso de Direito da Unic Beira Rio. A iniciativa marca a reaproximação entre o Poder Legislativo e a comunidade acadêmica, após a conclusão da reforma do plenário e o retorno das sessões ordinárias presenciais.
Durante a visita, os acadêmicos acompanharam parte da sessão ordinária e tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura da Casa de Leis, além de compreender o funcionamento dos trâmites administrativos e legislativos. A atividade também proporcionou uma imersão prática nos processos internos, ampliando o conhecimento adquirido em sala de aula.
Para a estudante Rayane Isthefany de Moraes, a experiência reforça a importância do contato direto com a prática jurídica. “É muito importante a gente conhecer presencialmente, porque dentro da sala de aula temos mais o conhecimento teórico. Essas visitas ajudam a desenvolver o conhecimento prático e enriquecem a nossa formação fora da sala”, destacou.
Ela também ressaltou a relevância de entender o papel do Legislativo municipal. “É aqui que as leis são criadas e impactam diretamente a sociedade. Conhecer esse funcionamento contribui muito para a nossa atuação no Direito”, completou a estudante.
O professor Bruno Camelo enfatizou que a visita técnica faz parte do plano pedagógico do curso e é essencial para a formação dos acadêmicos, especialmente nos semestres mais avançados. Segundo ele, a vivência prática permite que os alunos compreendam melhor o funcionamento das leis municipais, que muitas vezes recebem menos atenção em comparação ao âmbito federal.
“Esse contato direto com o Legislativo é fundamental, principalmente porque os alunos estão em um momento de definição de carreira. Eles passam a entender melhor os caminhos possíveis, seja na advocacia, na área pública ou até mesmo na política”, explicou.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Amanda Fares, destacou que o retorno das visitas técnicas simboliza um avanço na transparência e na promoção da cidadania. “Esse é um momento importante de reaproximação com a sociedade, especialmente com os estudantes. A Câmara está de portas abertas para promover conhecimento, fortalecer a participação cidadã e aproximar a população do funcionamento do Poder Legislativo”, concluiu.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso5 dias agoAs duas escalações
-
Polícia2 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba7 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande6 dias agoPrefeitura informa que unidades escolares estão abastecidas e que nenhum atendimento aos estudantes será prejudicado
-
Política2 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia2 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Cuiaba3 dias agoMais de 650 vacinas foram aplicadas em ação da Bem-Estar Animal de Cuiabá
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura vistoria mais de 536 mil imóveis e reduz casos de dengue em Cuiabá
