Política Nacional
Castro quer transferir 10 detentos do Rio para presídios federais| Agência Brasil
 
																								
												
												
											 
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, pediu nesta terça-feira (28) à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), órgão do Ministério da Justiça, a transferência de 10 detentos presos em penitenciárias do Rio para presídios federais. 

Eles teriam liderado de dentro da cadeia às ações que culminaram com o caos na cidade, determinando o bloqueio de pistas, com o sequestro de ônibus em vários pontos da cidade.
Mais cedo, Castro falou com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffman, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a operação realizada hoje nos Complexos do Alemão e da Penha.
A Operação Contenção resultou em 64 mortos, entre eles, quatro policiais, além de 15 policiais civis e militares feridos. Foram apreendidos 93 fuzis, além de 86 prisões de suspeitos.
Castro disse que sempre foi muito bem recebido pela ministra Gleisi e o ministro Rui Costa. “Me ofereceu ajuda do governo federal e ficamos de nos falar novamente agora à noite”.
O governador disse que antes vai conversar com o secretário de Segurança do Rio, Victor dos Santos para falar novamente com Rui Costa.
“Ficamos de nos falar mais uma vez para entender os passos de amanhã [29]. Eu não acredito que segurança se faz politizando. Então qualquer ajuda que o governo federal quiser dar dentro do que a gente necessita, será bem-vinda”.
Castro disse que não houve precipitação na ação de hoje, com a reação dos criminosos. O governador disse que a ação foi para cumprir mandados judiciais e uma investigação de mais de um ano que estava sendo planejada há 60 dias, inclusive com a presença do Ministério Público estadual. Todos os preceitos da ADPF [Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental] foram cumpridos e nós sabíamos que poderia ter reação dos criminosos da região”.
A operação ainda não terminou. Na noite de hoje, agentes do Bope trocavam tiros com criminosos na área de mata na localidade conhecida como Vacaria, no Complexo do Alemão.
A Rio Ônibus informou que 71 coletivos foram uados como barricadas em vários pontos da cidade ao longo do dia para impedir as ações das forças de segurança do Estado.
- 
																	   Opinião5 dias ago Opinião5 dias agoCinzeiros que faltam 
- 
																	   Opinião5 dias ago Opinião5 dias agoOutubro Rosa 
- 
																	   Polícia4 dias ago Polícia4 dias agoMulher é assassinada a tiros em balsa de garimpo no Rio São Benedito 
- 
																	   Política4 dias ago Política4 dias agoWellington Fagundes destaca novo ciclo de desenvolvimento para Cáceres, com inaugurações da ZPE e do Aeroporto 
- 
																	   Esportes6 dias ago Esportes6 dias agoConfirmadas mais de 70 equipes para a Copa Pasinha de Futsal em Sinop 
- 
																	   Polícia4 dias ago Polícia4 dias agoIncêndio em chácara termina com um homem detido em Nova Canaã do Norte 
- 
																	   Entretenimento5 dias ago Entretenimento5 dias agoMaíra Cardi anuncia internação para dar à luz Eloáh, sua filha com Thiago Nigro 
- 
																	   Mato Grosso4 dias ago Mato Grosso4 dias agoSessão especial marca o Dia do Dentista na ALMT 
 
								
 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
											 
			 
														 
														 
														 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														