Saúde
Como montar um treino de força perfeito para queimar mais gordura?

Ao contrário do cardio, que queima calorias apenas enquanto você está se movendo, o treinamento de força acelera o metabolismo por horas após a atividade física, graças ao consumo excessivo de oxigênio pós-exercício (EPOC, na sigla em inglês).
Durante o treino, o organismo precisa de um consumo maior de oxigênio para produzir energia. Essa demanda continua nas horas seguintes para que o corpo possa reestabelecer o equilíbrio.
“O indivíduo que tem mais massa muscular, gasta mais energia para manter os músculos funcionando. Por exemplo, se olharmos para duas pessoas com o mesmo peso, idade e altura, mas com composições corporais diferentes, a que tem menor percentual de gordura irá gastar mais calorias para sobreviver, pois tem mais músculos”, explica o personal trainer Demetrios Leadebal, da Premiere Training Gym, em Brasília.
Quanto tempo deve durar o treino de força para queimar gordura?
Os dependem menos do relógio e mais de como utilizamos o tempo na academia, levando em consideração fatores como: intensidade do treino, exercícios escolhidos e intervalo de descanso. Uma rotina de treinos bem estruturada é fundamental na construção de músculos e na eliminação de gorduras.
Treinos com duração de 30 a 45 minutos podem ser tão ou mais eficazes do que os mais longos. Essas sessões devem priorizar a intensidade e minimizar o descanso entre as séries, com movimentos que mantenham a frequência cardíaca elevada, queimando assim mais calorias.
Treinos longos também levam a resultados expressivos. Eles costumam focar no aumento progressivo de carga, com intervalos maiores entre as séries.
Exercícios que potencializam a perda de peso
De acordo com o personal trainer Beto Tavares, da Academia Premiere, em Brasília, os exercícios multiarticulares — que envolvem mais de uma articulação e músculo — são os que demandam mais energia do corpo. Entre eles, Tavares destaca:
Agachamento;
Levantamento terra;
Supino;
Barra fixa.
Além deles, o treino concorrente, composto por força e aeróbico, e o também pode potencializar a queima de calorias.
Foco na alimentação
Apesar de os treinos de força serem ótimos aliados para quem busca a queima de gordura, Tavares alerta que seguir uma alimentação balanceada é fundamental para alcançar os resultados esperados.
Plano alimentar balanceado é importante para uma maior queima de gordura corporal
“Se compararmos com o aeróbico, sim, o treino de força gasta mais calorias no momento da execução, mas o fator determinante para a perda de gordura é a dieta. Uma pessoa que faz musculação associada a uma dieta bem estruturada pode emagrecer mais do que outra que faz somente aeróbico sem o controle alimentar”, destaca o personal trainer.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
-
Mato Grosso5 dias ago
Procuradoria da Mulher discute aplicação do protocolo de notificação de violência doméstica nas unidades de saúde
-
Saúde5 dias ago
Anvisa aprova uso do medicamento Mounjaro para perda de peso
-
Mato Grosso3 dias ago
Aprovado projeto que prevê atendimento para saúde vocal a professores da rede pública estadual
-
Política6 dias ago
Comissões avançam sobre entraves administrativos e na melhoria de políticas públicas
-
Economia6 dias ago
FIT Pantanal encerra com sucesso de público e otimismo para o futuro
-
Política3 dias ago
Cuiabá empossa seis novos procuradores municipais aprovados em concurso
-
Saúde6 dias ago
Dia da Imunização: conheça o serviço dos centros de vacinas especiais
-
Várzea Grande3 dias ago
Caio Cordeiro lança abaixo-assinado contra empresas de transporte coletivo em Várzea Grande