Saúde
Conheça os sinais que indicam a falta de magnésio no organismo
Presente em mais de 300 reações bioquímicas, o magnésio desempenha um papel fundamental na saúde geral. Entre os benefícios do mineral, estão a , o fortalecimento dos ossos e a melhora da saúde cardiovascular. Além disso, o mineral contribui para o controle do açúcar no sangue, auxilia no alívio do estresse e da ansiedade, melhora a função muscular e nervosa e ajuda na prevenção de doenças como osteoporose e enxaqueca.
“Ele participa do metabolismo energético, da contração muscular, da saúde cardiovascular e até da regulação do humor. O magnésio também pode beneficiar a função cerebral, auxiliar no tratamento da diabetes e reduzir sintomas digestivos, como azia e má digestão”, explica o médico Wandyk Alisson, da clínica Eclissée, em Balneário Camboriú (SC).
O que pode causar a deficiência de magnésio?
De acordo com a nutricionista Carla de Castro, da clínica Sallva, em Brasília, a pode ter diversas origens. “Dietas pobres em vegetais verde-escuros, sementes, nozes e grãos integrais podem levar à carência do mineral”, afirma.
O estresse crônico também é um fator relevante. “Ele aumenta a excreção do magnésio pela urina, reduzindo sua disponibilidade no corpo”, explica Carla. Além disso, o consumo excessivo de cafeína, álcool e açúcar pode intensificar a eliminação do mineral pelos rins.
Problemas gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável, doença celíaca e , podem prejudicar a absorção do nutriente.
“Alguns medicamentos, como diuréticos, inibidores da bomba de prótons – como o omeprazol – e certos antibióticos, também podem interferir nos níveis de magnésio”, destaca a nutricionista.
Sinais de alerta para a deficiência de magnésio
A carência desse mineral pode gerar diversos sintomas, afetando desde os músculos até o sistema nervoso e cardiovascular. Segundo Wandyk Alisson, os primeiros sinais costumam ser cãibras, espasmos e fraqueza muscular.
“O magnésio é essencial para o relaxamento muscular. Quando há deficiência, a pessoa pode apresentar contrações involuntárias, especialmente à noite”, explica.
O mineral também desempenha um papel importante na saúde mental. Carla de Castro destaca que a carência do mineral pode resultar em irritabilidade, ansiedade e . “O magnésio participa da produção de neurotransmissores como serotonina e GABA, que ajudam no relaxamento. Sua falta pode levar à insônia e sensação de esgotamento”, afirma.
Dores de cabeça frequentes e enxaquecas também são indicativos de baixos níveis do nutriente. “Isso acontece porque o magnésio influencia a dilatação dos vasos sanguíneos. Quando está em falta, pode ocorrer contração dos vasos, provocando dores intensas”, explica Wandyk.
Se não corrigida, a deficiência prolongada pode enfraquecer os ossos e . “O magnésio é essencial para a fixação do cálcio nos ossos, e sua carência pode comprometer a densidade óssea”, afirma o médico.
A baixa ingestão do mineral também pode estar associada a transtornos do humor, fadiga crônica e maior risco de doenças cardiovasculares.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
-
Mato Grosso7 dias agoAs duas escalações
-
Polícia4 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande1 dia agoParque Tecnológico impulsiona nova fase de inovação e atração de empresas em Várzea Grande
-
Política4 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia3 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Cuiaba5 dias agoMais de 650 vacinas foram aplicadas em ação da Bem-Estar Animal de Cuiabá
-
Polícia5 dias agoMotociclista morre após colisão com carro na BR-163 entre Matupá e Peixoto de Azevedo
-
Judiciario3 dias agoPiloto atropela trabalhadora durante evento em Cuiabá e é solto após fiança de R$ 5,6 mil
