Opinião

Coragem

Published

on


Francisney Liberato

A coragem é necessária para você se tornar um líder de sucesso.

Como conquistar algo maior na vida se não temos coragem? Dificilmente atravessaremos as barreiras do impossível se não tivermos coragem. A coragem é a mola propulsora para a implementação de novas melhorias.

Ter coragem não significa dizer que você não terá medo, pelo contrário, o medo ainda estará presente na sua vida, contudo, apesar dele, você como líder continua determinado a alcançar as suas metas e objetivos.

Qual é o seu medo? Você já lidera alguma equipe de trabalho? Você tem medo de se comunicar com as pessoas? Ou você é aquele indivíduo que em momentos de resolução de conflitos tem grandes dificuldades de solucioná-los? Como você lida com o seu medo? O que você precisa fazer para ter uma postura mais corajosa?

Todos os líderes têm medo, ou, em algum momento da sua vida, já sentiram o medo dominar o seu ser.

Ser líder não é uma tarefa tão fácil como se imagina, sobretudo no mundo moderno, pois uma coisa é ter uma equipe empenhada, que dá o melhor de si para atingir os objetivos, e outra, bem diferente, é quando os membros da equipe têm dificuldades de lidar um com o outro, não atingem metas, não se dedicam, não estudam etc.

Em meio ao segundo o cenário, o líder terá grandes dificuldades para conduzir a sua equipe a trilhar o melhor caminho. Por isso, às vezes, ele deverá chamar a atenção dos membros da equipe, ter uma aproximação maior com cada liderado, exigir mais dedicação e empenho, e, em último caso, demitir o colaborador. É necessário ter muita coragem e um bom preparo mental e emocional para tal atitude.

Não tenho dúvida que a coragem é condição básica para ser um líder. Tenho convicção de que, com coragem, o líder conseguirá transformar a realidade da organização em que trabalha para melhor. É provável que ele obterá grandes resultados para a empresa. Tenha coragem! Pois ela expandirá os horizontes da empresa.

Sua coragem como líder contagia os seus colaboradores. O líder medroso e covarde jamais alcançará grandes conquistas dentro de uma organização.

A coragem se inicia de forma positiva e no íntimo de cada líder. A luta é interna primeiramente. Os problemas e dilemas que os líderes enfrentam na organização merecem muita reflexão e estudos para que eles possam tomar decisões assertivas.

O líder deve iniciar os seus pensamentos se isolando das circunstâncias da empresa, a fim de tomar decisões objetivas, imparciais, justas e corretas. Martin Luther King Jr. declarou: “A capacidade máxima de um homem não se mede nos momentos de conforto e conveniência, mas nos tempos de desafio e controvérsia”. É necessário ter muita coragem para enfrentar as adversidades da instituição.

Não tenha medo, aja! Desafie a sua equipe se necessário. Faça as correções devidas com os liderados. Exija mais. Não aceite o normal e comum. Busque a melhoria constante e crescente. Assegure que as metas serão cumpridas, enfim.

Caro líder, corra riscos, se desafie, se reinvente, pois, independentemente se você tem coragem ou não, saiba que o medo estará em sua vida, portanto, é preferível ter coragem e conquistar grandes resultados para a organização do que ficar na inércia e travado.

Tenha uma coragem equilibrada!

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante e professor há mais de 23 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.



Comentários
Continue Reading
Advertisement

CIDADES

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

MATO-GROSSO

Advertisement

GRANDE CUIABÁ

As mais lidas da semana