Cuiaba
Cuiabá não tem centro de acolhimento a meninas vítimas de violência, alerta Maysa Leão

Durante a sessão plenária desta terça-feira (3), na Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) fez um apelo enfático aos parlamentares para que apoiassem sua indicação ao prefeito Abílio Brunini (PL) pela instalação da organização Lírios na capital. A entidade, com mais de uma década de atuação em Várzea Grande, presta atendimento gratuito a crianças e mulheres vítimas de violência.
“Fiz uma indicação ao prefeito Abílio que agora será formalizada com um relatório técnico completo. Peço o apoio para que possamos trazer os Lírios para Cuiabá. É uma organização que há 11 anos atende vítimas de violência em Várzea Grande, onde atuei como voluntária. Começamos com bazares, chás, doações, pires de casa em casa até que conseguimos firmar um termo de cooperação com o município de Várzea Grande”, relatou a vereadora.
A parlamentar destacou que até o fim de 2025 a ONG deve ultrapassar a marca de 30 mil atendimentos e lamentou a ausência de um serviço semelhante em Cuiabá.
“Não há hoje na nossa capital um centro que atenda de forma especializada e acolhedora crianças e mulheres vítimas de violência. Fazemos notas de repúdio, nos indignamos, mas precisamos agir. Apenas 0,01% do orçamento estadual é destinado ao enfrentamento da violência contra mulheres e crianças. Isso é inaceitável. Precisamos destinar mais orçamento à Patrulha Maria da Penha, que as delegacias especializadas funcionem 24 horas, investimento em efetivo, viaturas, estrutura física, ampliação do alcance do botão do pânico, ou seja, ações concretas”, frisou.
Maysa Leão também cobrou a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, estrutura que está 90% concluída, segundo ela, e permanece inoperante.
“A Casa da Mulher Brasileira era para ter sido inaugurada em 2023. Não foi essa gestão que atrasou, mas já estamos em junho e a obra está praticamente pronta. Vamos fazer um mutirão, inaugurá-la e colocá-la para funcionar. Essas mulheres e crianças não têm para onde ir. Precisamos estruturar nossas escolas, capacitar professores, fazer um trabalho continuado — não só no Maio Laranja”, afirmou.
Finalizando, Maysa reforçou a urgência da ação e o compromisso com as vítimas. “Minha indicação é clara. Queremos a instalação dos Lírios em Cuiabá. O estudo está feito, estruturado e será entregue ao prefeito. Que nenhuma menina vítima de monstros como este vereador de Canarana, ou qualquer outro, fique sem acolhimento e atendimento. É dever nosso garantir que elas tenham onde pedir socorro e serem socorridas.”
-
Mato Grosso3 dias ago
Procuradoria da Mulher discute aplicação do protocolo de notificação de violência doméstica nas unidades de saúde
-
Saúde4 dias ago
Anvisa aprova uso do medicamento Mounjaro para perda de peso
-
Saúde6 dias ago
Violência contra Mulher é tema de campanha de prevenção a queimaduras
-
Mato Grosso7 dias ago
Assembleia discutem ampliação do Teste do Pezinho
-
Política Nacional7 dias ago
Lula recebe certificado de país livre da febre aftosa
-
Política4 dias ago
Comissões avançam sobre entraves administrativos e na melhoria de políticas públicas
-
Política6 dias ago
Justiça determina suspensão de verba extra de R$ 4,4 mil para vereadores em cidade de MT
-
Entretenimento5 dias ago
Angélica homenageia nora com declaração e série de cliques: ‘Dia da nossa Mano’