Política
Cuiabá tem quatro candidatos LGBTQIA+; Estado chega a 47
Somente quatro, dos 437 candidatos a vereador por Cuiabá se registraram no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como LGBTQ+, sendo dois homens gays e duas lésbicas. Já 197 candidatos se declararam como heterossexuais.
Os dados estão disponíveis no sistema Divulgacand, do TSE.
Ainda segundo os números, mais da metade dos postulantes preferiu não declarar a orientação sexual no registro de candidatura, já que a divulgação do dado é facultativa. São 235 pessoas (53% do total) que preferiram não informar a orientação.
Cuiabá também não possui nenhuma candidatura de uma pessoa trans: 397 candidatos declararam cisgênero e 40 preferiram não informar. Sendo assim, nenhum fará uso de nome social na urna.
A nível estadual, dos 10.269 candidatos a vereador nos municípios, 4.510 se declaram heterossexuais, 22 gays, 12 lésbicas, 9 bissexuais, 3 assexuais e 1 pansexual. Além disso, são 19 candidaturas trans.
Outros dados
A maioria dos candidatos à Câmara Municipal de Cuiabá tem cor parda. São 240 concorrentes que se declararam pardos, 122 se declararam brancos, 71 pretos, dois amarelos e um indígena. Seis se declararam como quilombolas.
Quanto ao grau de instrução, a maioria tem ensino superior completo, representando 61% do total. Pouco mais de 6% não concluíram o ensino superior, 23% tem ensino médio completo, e um candidato não tem estudos, só lê e escreve.
Já na ocupação que exercem, a maioria se declara como empresários (53), seguida de advogados (35), vereadores atuais (20) e servidores públicos estaduais (15).
Leia também:
Com mais de 10 mil candidatos, eleições em MT têm 19 transexuais