Saúde
Descubra quais são os 3 melhores chás para melhorar a digestão

Em casos leves, algumas medidas caseiras podem ajudar a melhorar a digestão. Entre elas, está. “Mas eles não substituem nenhum tratamento para diabetes, hipertensão ou para outras condições em que medicamentos forem receitados”, alerta o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital Albert Einstein, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Conheça os 3 melhores chás para melhorar a digestão
Chá de erva-doce
, como o anetol, relaxam a musculatura do trato digestivo e reduzem a fermentação intestinal. Por isso, o chá possui ação digestiva poderosa.
A nutricionista Laura de Souza Silva, da Clínica Nutrindo o Conhecimento, em Brasília, explica que as propriedades anti-inflamatórias e calmantes presentes no chá ainda auxiliam na diminuição de outro problema intestinal. “O chá de erva-doce ajuda bastante na sensação de empachamento e gases”, diz.
Para prepará-lo, utilize de uma a duas colheres de sementes de erva-doce e 250 ml de água. Em seguida, ferva as sementes na água por cerca de 5 minutos e, por fim, coe e beba.
Refluxo, gastrite, diarréia e constipação são problemas digestivos comuns
Chá de camomila
O chá de camomila contém propriedades anti-inflamatórias que possuem ação digestiva. Ao consumir a bebida, a musculatura do trato gastrointestinal fica mais relaxada, contribuindo para um melhor funcionamento do intestino.
Para potencializar ainda mais os efeitos contra a má digestão, o chá deve ser ingerido após as refeições. Para preparar a bebida, deve-se utilizar uma colher de chá de flores secas de camomila e 250 ml de água fervente. Misture as folhas com água quente e tampe. Em seguida, deixe repousar por cinco minutos e coe antes de beber.
Chá de gengibre
As propriedades anti-inflamatórias e digestivas do chá de gengibre auxiliam nos problemas digestivos ao acelerar o esvaziamento do estômago, aliviando gases e inchaços e reduzindo a sensação de mal-estar após as refeições.
“As propriedades antimicrobianas e antioxidantes também colaboram para o aumento da imunidade”, acrescenta o médico nutrólogo Wandyk Alisson, da clínica Eclissée, em Balneário Camboriú.
Para preparar a bebida, utilize de duas a três fatias de gengibre e 180 ml de água. Ferva a água e misture com o gengibre por cerca de oito a dez minutos. Desligue o fogo e tampe. Quando estiver morno, coe e beba.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
-
Cidades7 dias ago
VÍDEO
-
Cidades7 dias ago
VÍDEO
-
Saúde5 dias ago
Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses
-
Saúde4 dias ago
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
-
Política Nacional6 dias ago
Lula diz que Motta descumpriu acordo e derrubada do IOF foi absurda
-
Mato Grosso5 dias ago
Deputados estaduais representam Mato Grosso no 13º Fórum Jurídico de Lisboa
-
Economia7 dias ago
Extra Máquinas celebra 5 anos da sua divisão de transporte com comboio até Sinop
-
Mato Grosso5 dias ago
Wilson Santos reconhece o bom desempenho de alunos das escolas cívico-militares