Política

Diretor Tesoureiro esclarece sobre o novo sistema financeiro-contábil da OAB-MT

Published

on


Em Sessão do Conselho Pleno realizada nesta quinta-feira (29), o Diretor Tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, Helmut Daltro apresentou uma linha do tempo das ações técnicas realizadas pela equipe da OAB-MT e do Conselho Federal da OAB (CFOAB) para a devida instalação do novo sistema financeiro-contábil. 

 

Este sistema (TOTVS/PRHOTEUS) contempla todos os setores da OAB-MT, desde cadastro dos advogados até o modulo financeiro-contábil.

 

O Diretor Tesoureiro explicou ainda que por não estar completamente desenvolvido, o que impediu a migração automática das informações relativas às receitas da Seccional, o sistema agora passa por parametrização para que todas as informações sejam inseridas e o seu desenvolvimento possa se dar por completo.

 

“Neste momento a equipe da OAB-MT desenvolve em conjunto as parametrizações e demais funções para a geração de relatórios, balancetes dentre outras informações que já constavam no sistema anteriormente utilizado por esta Seccional”, aponta.

 

Até o momento, 11 Seccionais e o Conselho Federal utilizam o referido sistema que, em razão de ainda não estar completamente desenvolvido, impede a inserção das informações financeiras relativas ao exercício de 2024 da Seccional Mato Grosso, bem como das demais Seccionais e do Conselho Federal. 

 

“Temos o compromisso de transparência das informações. De terça para quarta-feira da semana que vem, dias 3 e 4 de setembro, respectivamente, já teremos o lançamento do balanço do 1º trimestre de 2024 no site da OAB-MT, e a previsão é que até a segunda semana de setembro já esteja publicado o balanço do segundo trimestre”, enfatizou o diretor-tesoureiro Helmut Daltro. 

 

A definição de adesão ao sistema TOTVS/Protheus ocorreu em agosto de 2023. Em novembro do ano passado, as equipes técnicas da OAB-MT e CFOAB fizeram uma reunião de alimento para dar início à migração. 

 

Em janeiro de 2024, foi dado início ao projeto de implantação do sistema no ambiente operacional da OAB-MT. Em seguida começou a fase de treinamento de equipes (compras, contabilidade, patrimônio, RH). Também houve disponibilização do ambiente de teste para os setores. Em agosto deu-se início à última fase, que foi a de testes e bloqueio do antigo sistema SIGA. Todas as fases foram supervisionadas pelo Conselho Federal da OAB.

 

“Ressalto ainda, que a expertise em transparência desta Seccional será exportada para o Portal de Transparência Nacional da Advocacia, informações que originalmente o sistema não possuía, serão inseridos assim como alguns serviços de pagamento, como PIX e Cartão de Crédito. OAB-MT mais uma vez como referência em Transparência financeira”, pontua.





Fonte: Mídianews

Continue Reading

As mais lidas da semana