Mato Grosso

E-commerce de alimentos do RS tem menor crescimento do país, aponta pesquisa

Published

on


O varejo online de alimentos do Rio Grande do Sul segue sentindo os impactos das enchentes que atingiram o estado entre abril e maio.

No primeiro semestre, o faturamento do e-commerce gaúcho no segmento subiu 1,6%, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Neotrust. Isso marca a menor alta do setor no país, abaixo da média nacional de alta de 12,6%.

Atrás ficaram apenas os estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas, todos recuando no período.

Na totalidade, o crescimento médio da região Sul do país foi baixo. Enquanto Santa Catarina subiu 6,8%, Paraná cresceu 3%. Ainda assim, o faturamento do Rio Grande do Sul segue o maior da região: são R$ 235 milhões em compras online no setor de alimentos e bebidas.

O levantamento da Neotrust destaca que o resultado “demonstra parte do impacto econômico sentido após as enchentes do primeiro semestre”, em referência as chuvas que atingiram diversos pontos do estado.

Em 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho cresceu 1,7%, a R$ 640,299 bilhões, de acordo com o Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG) do estado.

O principal motor da alta foi a agropecuária, que expandiu suas riquezas em 16,3% no ano passado.

Demais regiões

chart visualization

chart visualization

São Paulo é o estado que mais consome alimentos adquiridos em canais digitais: nos primeiros seis meses de 2024, o faturamento paulista foi de R$ 3,9 bilhões. Só na região Sul, o saldo foi de R$ 640 milhões no semestre.

O movimento do setor no estado cresceu ligeiramente acima da média nacional, a 12,7%.

Já estados como Goiás (27,7%), Mato Grosso do Sul (27,5%), Pará (27%), Mato Grosso (24,8%), Paraíba (23,6%) e Minas Gerais (23,1%) registraram altas acima da média do país. O mais surpreendente foi o resultado de Rondônia, que isolado em primeiro lugar subiu quase 70%.



Continue Reading

As mais lidas da semana