Várzea Grande
Educação realiza capacitação para novos secretários e técnicos escolares

Esses profissionais têm um papel importante dentro das rotinas da unidade escolar, trabalhando em conjunto com os diretores, coordenadores, atendendo à comunidade e cumprindo suas funções com excelência
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) realizou curso de capacitação destinado aos novos secretários e técnicos escolares da rede pública de Várzea Grande. O evento foi nesta quarta-feira, 18, no auditório do Anexo II da SMECEL, no Jardim Marajoara.
A capacitação para os novos secretários e técnicos escolares contou com a participação de 97 profissionais.
De acordo com o secretário Cleiton Santana, essa formação dos novos secretários das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e dos técnicos que atendem aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) tem o objetivo da capacitação técnica referente aos processos de Legislação e Normas, sistemas e também para a realização do Censo Escolar.
“Entendemos que, diante da chegada dos novos secretários e técnicos escolares, era o momento para a realização dessa capacitação, compartilhando o conhecimento e o treinamento, assim como o esclarecimento de dúvidas sobre todos os processos administrativos que acontecem na escola” explicou.
Segundo o subsecretário da SMECEL, Alexandre Espíndola, os secretários escolares têm um papel importante dentro das rotinas da unidade escolar, trabalhando em conjunto com os diretores, coordenadores, atendendo à comunidade e cumprindo suas funções com excelência. “Só teremos uma educação de qualidade se os profissionais de todos os setores da escola conseguirem atuar de acordo com suas competências” afirmou.
CENSO ESCOLAR – A capacitação teve como foco também a realização do Censo Escolar e para falar sobre o assunto, a SMECEL convidou como palestrante o coordenador estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, Rodrigo Jacob. Conforme o palestrante, o Censo Escolar é uma ferramenta que pode ser utilizada para a distribuição de recursos federais e também para avaliar a qualidade da educação da unidade escolar do município.
A superintendente Pedagógica, Majô Dias, destacou que os números a serem informados no Censo Escolar, que tem o prazo para a entrega até o dia 30 de julho, permitem a captação de recursos destinados ao sistema escolar, assim como os resultados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), dos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (IDEB), entre outros benefícios para as unidades escolares. “Essas informações repassadas corretamente através do Censo Escolar são aquelas que irão gerar os dados e valores para que a educação de Várzea Grande consiga avançar e por isso, o comprometimento de todos deve ser efetivo” concluiu.
-
Cidades7 dias ago
VÍDEO
-
Cidades7 dias ago
VÍDEO
-
Saúde5 dias ago
Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses
-
Saúde4 dias ago
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
-
Política Nacional6 dias ago
Lula diz que Motta descumpriu acordo e derrubada do IOF foi absurda
-
Mato Grosso5 dias ago
Deputados estaduais representam Mato Grosso no 13º Fórum Jurídico de Lisboa
-
Economia7 dias ago
Extra Máquinas celebra 5 anos da sua divisão de transporte com comboio até Sinop
-
Mato Grosso5 dias ago
Wilson Santos reconhece o bom desempenho de alunos das escolas cívico-militares