Cidades
Encontro sobre Nutrição da Bananeira reuniu produtores para f…
Evento destacou manejo nutricional, uso eficiente do solo e qualidade da produção destinada à merenda escolar e ao mercado local
Produtores, técnicos e profissionais do setor participaram, na quarta-feira (25), do 1º Encontro Técnico Nutrição da Bananeira, realizado na Fazenda Lusitânia, no km 15 da Linha 404, saída para Lucas do Rio Verde.
O encontro contou com a palestra do engenheiro agrônomo e especialista em nutrição de plantas, Daniel Romano, que abordou o manejo nutricional da cultura, destacando a importância do equilíbrio entre nutrientes como potássio e cálcio para garantir frutos mais saudáveis e de maior valor nutricional.
Segundo o professor, a engenharia agronômica aplicada à nutrição é fundamental para melhorar a qualidade da produção. “Quando trabalhamos corretamente o solo e a nutrição da planta, garantimos que nutrientes como potássio e cálcio cheguem ao fruto com qualidade. Isso significa uma banana mais nutritiva, que pode contribuir para a alimentação escolar e para a saúde da população”, disse.
Além da parte teórica, os participantes visitaram a área experimental implantada na propriedade que conta com mais de 15 hectares de cultivo de banana, onde puderam observar, na prática, os resultados das técnicas aplicadas. Durante a visita, Daniel Romano disse ter se surpreendido com o volume de bananas já destinadas à merenda escolar e aos mercados locais. “Sorriso já tem uma produção significativa e organizada. O potencial de expansão é grande, especialmente se continuarmos investindo em manejo nutricional e uso eficiente do solo”, pontuou.
O secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso, Lucas Oliveira, ressaltou que o fortalecimento da bananicultura faz parte diversificação da produção no município. “Estamos incentivando tecnologia, capacitação e acompanhamento técnico para que nossos produtores ampliem a produtividade com qualidade. A banana já está inserida na merenda escolar e no comércio local, e queremos avançar ainda mais, expandindo nossa produção que, atualmente passa de 20 toneladas por hectare”, afirmou.
O evento foi promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, por meio do programa Frutifica, em parceria com o CAT – Clube Amigos da Terra e demais apoiadores.
-
Mato Grosso5 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba6 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Polícia2 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande7 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande7 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande7 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
-
Várzea Grande7 dias agoDAE-VG realiza parada programada na ETA I para instalação de novos equipamentos nesta quarta-feira
