Cidades
Formatura celebra conclusão do curso técnico “Mais Saúde com a Agente”
O último sábado (06) foi especial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Sorriso, que celebraram a conclusão do curso técnico “Mais Saúde com a Agente”. A cerimônia, realizada no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi, marcou o fim de um ano dedicado a novos aprendizados e ao aprimoramento profissional.
A iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) mergulhou ao longo do ano em conteúdos voltados ao cuidado integral, passando por temas que contemplam todas as fases da vida — da gestação à terceira idade, buscando unir as ações da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, reforçando o papel essencial desses profissionais dentro do SUS.
Para o ACE, José Morais Lima Filho, a formação consolidou conhecimentos e ampliou a capacidade de atuação dos agentes. “Tivemos acesso a conteúdos que vão fazer diferença no nosso cotidiano de trabalho. Foi um período de evolução para todos nós”, frisa.
Divididos em cinco turmas, os mais de 100 formandos foram acompanhados ao longo de todo o ano por preceptoras que contribuíram diretamente para o desenvolvimento das atividades. Aline dos Santos Oliveira, Cátia Freitas Luciano, Clarice Nericke, Maria Aparecida Nunes e Marielli Kaminski atuaram diretamente na orientação das turmas e no desenvolvimento das atividades.
“O ‘Mais Saúde com a Agente’ é um processo que transforma realidades, aprimora habilidades técnicas, amplia o olhar sobre o cuidado e fortalece a saúde pública e hoje a gente celebra o esforço de cada aluno com essa simples, mas de coração, cerimônia de encerramento, de reconhecimento desse esforço”, destacou Cátia Luciano, preceptora e coordenadora da Atenção Primária.
A secretária adjunta, Ana Claudia Ferraz, que também esteve presente na solenidade, fez questão de reconhecer a importância do trabalho desses profissionais.
“Meus parabéns a todos que concluíram essa formação. As novas habilidades adquiridas fortalecem a atuação de vocês na linha de frente, onde o cuidado começa. É o trabalho de cada agente que leva o SUS para dentro das casas e das rotinas das famílias”, afirmou.
O Programa “Mais Saúde com a Agente”, criado pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo de preparar os ACS e ACE para compreender melhor as necessidades das famílias, identificar vulnerabilidades e atuar de forma mais próxima, humana e preventiva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorriso
-
Mato Grosso5 dias agoAs duas escalações
-
Polícia2 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba7 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande6 dias agoPrefeitura informa que unidades escolares estão abastecidas e que nenhum atendimento aos estudantes será prejudicado
-
Política2 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia2 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Cuiaba3 dias agoMais de 650 vacinas foram aplicadas em ação da Bem-Estar Animal de Cuiabá
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura vistoria mais de 536 mil imóveis e reduz casos de dengue em Cuiabá
