Mato Grosso

Fumaça de queimadas afeta voos em Porto Velho (RO)

Published

on


Pelo menos quatro voos que teriam como destino a cidade de Porto Velho, em Rondônia, precisaram ser cancelados ou desviados, entre esta quarta-feira (14) e quinta-feira (15) devido às condições climáticas da capital. A cidade amanheceu encoberta por fumaça de queimadas que atingem a região.

O Aeroporto de Porto Velho confirmou à CNN que as operações funcionam por instrumentos, ou seja, sensores e receptores de bordo das aeronaves e os equipamentos de apoio a navegação aérea são usados, já que “as condições climáticas não permitem pousos e decolagens com referências visuais“.

Segundo a Latam, os voos LA3740 de São Paulo (SP), Guarulhos (SP), para Porto Velho, e LA3668, de Brasília (DF), para Porto Velho (RO), desta quarta-feira (14), foram alternados para o Aeroporto Internacional de Manaus (AM).

A companhia afirmou que o remanejamento precisou ser feito devido ao fechamento do aeroporto de Porto Velho (RO) por conta da fumaça. A Latam reiterou, em nota, que “adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”.

Já a Gol informou que devido às condições climáticas adversas o voo G3 1478, entre Brasília (DF) e a capital de Rondônia, foi alternado para Cuiabá (MT), na noite de quarta-feira (14), retornando a capital federal e sendo cancelado por não haver melhorias em Porto Velho (RO).

A empresa disse ainda que como consequência desse cancelamento, o voo G3 1477, de Porto Velho (RO) a Brasília (DF), que seria operado na madrugada desta quinta-feira (15), também foi cancelado.

A companhia aérea informou que foram criadas operações extras para a noite desta quinta-feira (15) para atender os clientes impactados. A Gol reforçou ainda que “todas as ações referentes aos voos foram tomadas com foco na segurança”.

Recorde de queimadas

Em julho deste ano, Rondônia bateu recorde de focos de incêndio para o mês nas últimas duas décadas, de acordo com dados do o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Apenas no mês passado, foram registrados 1618 focos em todo o estado. O recorde de queimadas para o mês ocorreu em 2005, com 1947 focos de incêndio.

Até esta quarta-feira (14), o estado já soma 3585 focos de incêndios detectados pelos satélites do Inpe.

Além de Rondônia, Manaus, no Amazonas, também sofre com as queimadas.



Continue Reading

As mais lidas da semana