Cidades
Gestantes recebem orientações sobre nutrição e aleitamento ma…
Como parte da programação do Agosto Dourado, gestantes e puérperas participaram, nesta quarta-feira (06), de uma roda de conversa com as nutricionistas Geane Ramalho e Bruna Sfair, da equipe eMulti. O bate-papo descontraído teve como foco a amamentação e a importância de uma alimentação equilibrada durante a gestação e o pós-parto, cuidado essencial tanto na saúde da mãe quanto no crescimento saudável do bebê.
Tão importante quanto a informação é o ambiente em que ela chega. Criar espaços onde as mulheres se sintam ouvidas, apoiadas e valorizadas faz toda a diferença, como destaca Ana Claudia Ferraz, secretária adjunta de Saúde.
“A gestação é um período cheio de descobertas, e quanto mais acolhimento houver, mais fortalecida a mulher estará para viver esse momento especial. Quando ela entende como o alimento consumido reflete diretamente na produção do leite e na saúde do bebê, ela consegue passar por esse processo de forma mais segura e preparada”.
O encontro não se limitou ao repasse de informações. Foi também uma oportunidade para sensibilizar as participantes sobre os benefícios da amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê e desfazer mitos e inseguranças que ainda cercam a amamentação.
“É comum dizer que o leite materno é uma verdadeira vacina natural, fonte de vida, rica em nutrientes e com tudo que o bebê precisa nos primeiros meses de vida. Incentivá-las a ter uma alimentação nutritiva durante a gestação impacta diretamente na qualidade do leite materno e no fortalecimento do sistema imunológico do bebê”, explicou a nutricionista Bruna Sfair.
Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), a atividade contou com apoio da Academia da Saúde e de profissionais do HRS.
O Agosto Dourado é uma campanha mundial que celebra o aleitamento materno, promovendo ações de conscientização sobre seus inúmeros benefícios. De acordo com dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil, além de prevenir alergias, obesidade e diabetes. Para as mães, também há vantagens como a recuperação mais rápida no pós-parto e menor risco de câncer de mama e ovário.
“O leite materno é um alimento completo. Além de nutrir, protege, conforta e fortalece o vínculo entre mãe e filho. Mas entendemos que cada mulher vive esse período de forma única. Desse modo, apresentamos os inúmeros benefícios do leite materno que contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e rico em anticorpos”, explicou.
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso7 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Polícia22 horas agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande6 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
