Cidades
Grupo saqueia carga de cebola após acidente; concessionária faz alerta – veja
Ao menos 20 saques de carga de carretas tombadas foram registrados somente neste ano, que aconteceram de Itiquira (a 362 km de Cuiabá) a Sinop (a 480 km de Cuiabá), de acordo com a concessionária Nova Rota do Oeste. O caso mais recente foi na madrugada desta segunda-feira (11), na Serra de São Vicente, onde um caminhão carregado de cebola tombou às margens da BR-364.
Em vídeos divulgados pela concessionária, é possível ver pessoas estacionando carros próximo ao caminhão tombado, por volta das 9h40, e saqueando a carga, colocando caixotes dentro dos veículos. Há também pessoas que caminharam até o local para pegar uma parte da carga de cebola.
De acordo com a Nova Rota, as imagens foram encaminhadas à Polícia Rodoviária Federal (PRF) que tomará as devidas providências, visto que embora seja uma prática “comum”, é considerada crime conforme descrito no artigo 155 do Código Penal (CP) – furto ou roubo -, podendo ser acrescida a pena se cometida contra vulnerável, no caso a vítima de acidente. Já quem compra ou recebe a mercadora furtada pode ser qualificado no crime de receptação (artigo 180), podendo ainda ser enquadrada a prática como apropriação de coisa achada (art. 169).
O diretor de Operações e Tecnologia da Nova Rota do Oeste, Wilson Ferreira, afirmou que não é novidade esses registros de saques, em especial quando o caminhão está carregado de alimentos, bebidas, materiais de limpeza, eletrônicos e carga viva.
Serginho Lapada
Quanto ao caso registrado nessa segunda-feira, na Serra de São Vicente, o diretor destaca que o saque da carga da carreta que tombou durante a madrugada começou imediatamente após a liberação do tráfego. “Os nossos operadores comunicaram a central sobre o saque ainda durante a madrugada”.
“A concessionária está buscando, o mais rápido possível, salvar as vidas que ali estão, ou dar chance de sobrevida àquela pessoa, o caminhoneiro ou aquele que estava transportando a carga. Quando você chega naquele local e para o seu veículo, nós temos a obrigação, também, de fazer a sua segurança, e isso demanda tempo. Então, além de ser algo muito nocivo, certamente também pode ser que você se torne uma vítima como aquela ali”, explicou.
Ferreira explica ainda que a concessionária não tem poder de polícia e nem atribuição para impedir o saque de carga, mas tem o compromisso de acionar a PRF para que sejam tomadas as providências cabíveis.
“Isso, além de ser constrangedor, dificulta muito o trabalho de salvar aquela vida que ali está. Ou até mesmo pode ter um óbito ali. Imagina se você descobre depois que pode ser algum conhecido, ou um parente seu? Poderia ser você, por exemplo. Então, tome cuidado”, destacou Ferreira.
De acordo com o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Arthur Nogueira, ao pegar algo que não lhe pertence você está cometendo crimes previstos no Código Penal.
“A legislação entende essa conduta como furto ou apropriação indébita, dependendo do caso. Diante desse contexto, a PRF toma as devidas medidas para identificar esses veículos, seja pela filmagem de câmeras no local, seja pela interceptação após a saída do local ou até o flagrante delito. Também de posse das imagens de registros, a PRF faz uma ocorrência policial para investigar e identificar o proprietário do veículo que parou para pegar algo que não lhe pertence”, afirma.
-
Agricultura7 dias ago
Projeto de segurança alimentar utiliza as 950 mil árvores frutíferas de Brasília como base
-
Cidades4 dias ago
MP Eleitoral pede cassação de prefeito e vice eleitos em Jauru
-
Polícia4 dias ago
Caminhoneiro é morto a facadas dentro de casa no interior de Mato Grosso
-
Cidades1 dia ago
Operação Elo Familiar: Polícia Federal desmonta família envolvida em tráfico de drogas em Nova Lacerda
-
Cidades3 dias ago
Câmara aprova RGA de 4,76% para servidores municipais
-
Cidades4 dias ago
Acidente fatal entre carretas é registrado na BR-174 em Pontes e Lacerda
-
Mato Grosso6 dias ago
PM deflagra segunda semana da Operação Tolerância Zero
-
Cidades4 dias ago
Estudante da Unemat faz saudação nazista e é acusado de racismo; veja posts