Cidades
Homem é flagrado espalhando lixo em rua de bairro após mutirão de limpeza

Um homem foi flagrado jogando lixo irregularmente em uma calçada do bairro Santa Amália, em Cuiabá, após o local passar por um mutirão de limpeza visando combate a focos do mosquito Aedes aegypti, diante do aumento de casos no início deste ano. Imagens de uma câmera de segurança mostram o homem retirando os dejetos de seu carro e os depositando em uma área de mato, rasgando os sacos e espalhando a sujeira no local.
Reprodução
Os terrenos do bairro são limpos há mais de 15 dias pelo conjunto “União das Mulheres do Santa Amália”. O grupo começou um mutirão de limpeza com o apoio da Limpurb e da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Durante a ação, as moradoras conseguiram recolher 20 toneladas de entulho pelo bairro.
Uma das ruas limpas pelo grupo foi a que aparece no vídeo e é “sabotada” pelo indivíduo no carro. Para Amarilles Almeida, idealizadora do projeto, é difícil ver que algumas pessoas não entendem o serviço prestado.
“Foi um trabalho muito bonito, em que toda a comunidade se envolveu. Infelizmente, tem pessoas que ainda jogam lixo na rua que limpamos. Eu acredito que é por perversidade”, afirmou a moradora.
Além do trabalho de limpeza, o grupo também se dedica em conscientizar a população sobre o cuidado com a proliferação do mosquito.
O local sujo pelo homem já foi limpo novamente por algumas mulheres do grupo.
Situação crítica
Até o momento, 59 municípios de Mato Grosso estão em situação de alerta para infestação do mosquito Aedes aegypti. Outros 39, incluindo Cuiabá, apresentam índices de risco.
A prevenção é feita pelo combate ao mosquito. O Ministério da Saúde instrui os cidadão a não manterem água parada em suas residências, tampando caixas d’água e piscinas. Além disso, é recomendável limpar entulhos e colocar areia em recipientes que possam acumular água da chuva.
-
Opinião4 dias ago
Licença-maternidade
-
Política5 dias ago
Ex-presidente Fernando Collor é preso na madrugada desta sexta-feira em Maceió
-
Polícia7 dias ago
Câmeras flagraram veículo com assassinos levando adolescente que foi morta após sequestro em Cuiabá
-
Judiciario5 dias ago
Grupo diz que investiu R$ 2,8 milhões e acusa chef de estelionato
-
Política2 dias ago
Pai do vereador Miguel Júnior defende o filho após prisão em Cuiabá: “Se tivesse feito algo errado, ele assumiria”
-
Saúde7 dias ago
MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente
-
Saúde5 dias ago
Casos de malária no Brasil caem 26% no primeiro trimestre de 2025
-
Saúde6 dias ago
OMS: surtos de doenças preveníveis ameaçam progresso na vacinação