CIDADES

Lei que dispõe sobre programa de prevenção de problemas cardíacos é sancionada

Published

on

Foi sancionada a Lei Municipal 5093/2023 que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Prevenção a Infartos e Problemas Cardíacos. A norma é de autoria do vereador Alessandro Moreira (PP).

Conforme o parlamentar, o programa tem o objetivo de prevenir e de conscientizar a população sobre a necessidade de se buscar uma vida saudável e preservar a saúde do coração. São diretrizes do projeto: diminuição de internações hospitalares; redução dos índices de mortalidades; promoção de capacitação de todos os profissionais envolvidos; entre outros.

Ainda conforme a publicação no Jornal Oficial dos Municípios, serão adotadas pelo Poder Executivo as seguintes ações: ampla divulgação do Programa no sítio oficial da Prefeitura Municipal; definição de critérios que indiquem o direcionamento do paciente para as Unidades de Saúde competentes; levantamento dos dados dos atendimentos realizados, com a divulgação de relatórios anuais.

A lei também autoriza o município formar parcerias, contratos e convênios com instituições púbicas e privadas. “Infelizmente, ouvimos muitos relatos de pessoas perdendo a vida por meio de problemas cardíacos. Embora o grupo da terceira idade ainda seja maioria, existe um aumento no número de casos entre pessoas com menos de 40 anos, ou seja, há uma redução da média de idade e chamando a atenção dos órgãos de saúde”, relata Moreira.

Via: Agência Brasil

Comentários

CIDADES

Centro Comunitário do Asa Bela é reformado e prefeito anuncia novo parque infantil

Published

on

Uma reforma, transformou o Centro Comunitário do bairro Asa Bela em um espaço moderno e funcional. Com uma área construída de 330m², o prédio agora conta com piso de granilite, telhado completamente substituído, banheiros renovados com novas louças, divisórias e torneiras, janelas e grades trocadas, além de nova instalação elétrica e hidráulica. A pintura, jardinagem e iluminação externa também receberam atenção especial, somando um investimento de R$ 95 mil em recursos próprios.

Unidades como Centros Comunitários são importantes em uma cidade como Várzea Grande que apesar de ser a segunda maior de Mato Grosso e estar entre as 100 maiores do Brasil, ainda mantém serviços essenciais e de atendimento público, próximos as moradias facilitando na distância com a região central.

A inauguração, que integra a programação de aniversário de 157 anos de Várzea Grande, reuniu moradores, autoridades e representantes comunitários, foi marcada por um clima de celebração e renovação para a comunidade local. Durante a cerimônia, o prefeito Kalil Baracat anunciou a instalação de um parque infantil no local, atendendo à necessidade de lazer das crianças da região, lembrando que ao lado do Centro Comunitário tem a Praça Luiz Fernando de Moraes Campos “O Cê Que Sabe”, utilizada pela comunidade para várias atividades.

“Estamos entregando obras em todas as áreas, na assistência social não é diferente. Este Centro Comunitário vai atender a comunidade local e da região, oferecendo um espaço para eventos, cursos e atividades diversas. E, vamos instalar neste local também um parque infantil para as crianças. Estamos celebrando os 157 anos de Várzea Grande, presenteando a população com resultados concretos e com a melhoria na qualidade de vida”, destacou o prefeito.

Kalil Baracat destacou a importância do Centro Comunitário para a região do Grande Santa Isabel, que compreende os bairros Asa Bela, Asa Branca, Renato Santos, Alice Gonçalves e Ataíde Ferreira, totalizando mais de 3 mil famílias. E, explicou que a gestão do Centro Comunitário será compartilhada entre a Associação de Moradores e a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, ressaltou a importância do espaço para a população local. “Este Centro Comunitário é propício para reuniões de grupos de crianças, idosos, e cursos para mulheres. É um local onde serviços de convivência e fortalecimento de vínculos podem acontecer, fortalecendo valores como cidadania e respeito. Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e queremos que Várzea Grande seja uma cidade mais segura para a infância”, reforçou.

Pedro Paulo Tolares, presidente da Câmara de Vereadores, expressou sua satisfação com a inauguração: “Estamos felizes por ver a alegria da comunidade. Este espaço resgatará o convívio social, proporcionando eventos como bailes da terceira idade e cursos profissionalizantes. A parceria entre os poderes Executivo, Legislativo e a presidência do bairro está dando certo”.

Kalil Baracat lembrou que frequenta o bairro desde criança junto com o pai, Nico Baracat que jogava bola com os amigos no local. “Tenho muito carinho e amigos aqui neste bairro, meu pai também tinha, vinha jogar futebol aqui. Por isso fico feliz em entregar hoje, a reforma do Centro Comunitário do Asa Bela que é mais uma demonstração do compromisso da administração municipal com a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Várzea Grande, mostrando que investimentos em infraestrutura, educação, saúde e assistência social são essenciais para o desenvolvimento e bem-estar da população”, declarou.

A moradora Elizângela Cristina Pereira da Silva, residente no bairro há três anos, compareceu à inauguração e afirmou que a população gostou do presente. “Já participei de festa junina aqui no Centro Comunitário e estou impressionada com as melhorias. O novo piso ficou lindo e os banheiros estão maravilhosos. Este espaço será muito bem utilizado por nós, especialmente para festas e encontros da comunidade”.

Teodoro Cuiabano, morador do Asa Bela há 34 anos, expressou sua satisfação com a reforma do Centro Comunitário. “Este espaço significa muito para nossa comunidade. Aqui podemos realizar cursos, palestras, danças culturais e muitas atividades para as famílias. A reforma ficou excelente e agradecemos à prefeitura por este presente magnífico”.

Ronny Carlos Martins Soares, presidente da Associação de Moradores do Asa Bela, afirmou: “Este centro comunitário é um patrimônio da nossa comunidade, sendo um dos mais bonitos e maiores de Várzea Grande. A reforma era necessária e fomos prontamente atendidos pelo prefeito e pela Secretaria de Obras. Este espaço é excelente, beneficia centenas de famílias do Asa Bela. Poderemos utilizá-lo para uma variedade de eventos, incluindo festas de casamento e outras celebrações”.

Antes de encerrar o prefeito Kalil Baracat pediu que a população zelasse pela manutenção não apenas daquele próprio público, mas de todos os demais, lembrando que os recursos ali aportados vêm do pagamento de impostos da própria população. “Um bem público é uma extensão de suas casas, de suas vidas, por isso cuidem, não deixem que as pessoas com ações impensadas utilizem estes espaços para outras coisas que não o bem de todos”, disse Kalil Baracat.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Via: Agência Brasil

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Pit stop em Vera, marca Dia D Fazer Bonito, conscientizando sobre abuso sexual

Published

on

A Rede de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes fez uma Pit Stop de conscientização em Vera neste sábado à tarde, na avenida Brasil, ao lado da Praça 13 de maio.

A Rede é formada por várias representatividades como a Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar, Escola Estadual, Municipal, Secretária de Assistência Social, Secretaria de Saúde dentre outras, unidas para trabalhar e desenvolver trabalhos de orientação com crianças e adolescentes nas escolas, creches, rede de saúde e CRAS.

Os condutores foram abordados e receberam um Lec, uma florzinha amarela, símbolo campanha e um folder explicativo.

Os adolescentes que integram o projeto Cidadão do Futuro também estiveram presentes. A intenção é reforçar à população da importância de estar atenta às crianças e adolescentes de seu convívio mais próximo, para garantir a proteção delas contra situações de abuso e exploração sexual.

A conscientização é o primeiro para o enfrentamento efetivo deste tipo de violência. Popularmente conhecida como “MAIO AMARELO”, as ações têm um chamamento à comunidade para engajamento a esta luta, de um crime tão presente no meio da comunidade.

Neste sábado (18), nacionalmente foi comemorado o “Dia D” – Faça Bonito.

Fonte: Prefeitura de Vera

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Corrida de Outono é realizada em Lucas do Rio Verde

Published

on

A segunda etapa da competição, a Corrida de Outono, organizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, Programa Viva Lucas e patrocinadores, aconteceu neste sábado (18), com largada realizada às 17h na Praça do bairro Vida Nova. O percurso desta etapa percorreu as ruas da região do bairro Vida Nova.

Com disputa em cinco categorias, tanto na modalidade masculina como feminina, a segunda etapa do circuito manteve a grande participação dos atletas da cidade. Na categoria masculino, de 60 até 99 anos, José Josimar Alves do Carmo, 66 anos, foi destaque com a sua 3ª colocação no pódio.

“Ano passado eu fiz essa mesma etapa e deu muito certo, eu tô tão feliz. Correr é uma coisa que eu gosto de fazer com o coração e me faz bem. Cada vez que eu concluo um percurso me dá uma alegria” destaca o atleta.

Com o sucesso do evento esportivo que reuniu profissionais e amadores do esporte, todos unidos em prol da superação pessoal, foco e cultivo à vida saudável, o secretário de Esportes e Lazer, André de Matto destacou que a gestão oportuniza a todos para que possam começar a superar os limites. “É um momento muito gratificante ver que a população atendeu o nosso chamado. Hoje a corrida foi em um horário mais fresco e todos compareceram, ficamos muito felizes com a participação de todos”, afirma.

Confira os primeiros colocados da Corrida de Outono. A lista está anexada na matéria.

Fonte: Secom Lucas do Rio Verde

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

EDUCAÇÃO

ESPORTES

Advertisement

MATO GROSSO

ECONOMIA

Advertisement

GERAL

As mais quente