MATO GROSSO

Jornalistas da Argentina e Chile conhecem o ecoturismo mato-grossense

Published

on

O ecoturismo é o foco da programação da press trip que a Embratur realiza em Mato Grosso (MT) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A agenda de turismo com cinco jornalistas da Argentina e do Chile pretende levar a imprensa internacional para conhecer e explorar as belezas naturais e a cultura do estado. A ação busca consolidar o Cerrado brasileiro no mercado sul-americano e demonstrar como nossos destinos praticam um turismo sustentável, com impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades.

 Ao longo de sete dias – a agenda que iniciou nesta terça-feira (11.07) e segue até o dia 18 de julho -, o grupo percorrerá atrativos em Cuiabá, Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães. Para esses roteiros, foram convidados jornalistas especializados no setor de turismo dos veículos Revista Velvet, El Mercurio, Bio Bio Chile, La Gaceta e Diario de Río Negro.

A programação inclui passeios no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a observação de onças em Poconé, a contemplação do pôr do sol na Lagoa das Araras e a flutuação nas águas cristalinas do Rio Salobra e no Aquário Encantado, em Nobres.

 Durante uma semana, os profissionais farão uma imersão na flora e na fauna do Cerrado para conhecer a biodiversidade do bioma, como espécies de vegetais e animais que habitam a região, a exemplo das araras e da onça-pintada, um dos símbolos do estado.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que este é o tipo de produto turístico considerado hoje como padrão de luxo no turismo internacional. “São experiências únicas, que fazem o turista voltar para casa tendo aprendido muito sobre o outro e sobre si mesmo. Ter essa possibilidade de conexão com o diferente, e tipicamente local, é o que esse perfil de turista mais valoriza”, observou.

 “Esse é o turismo que nós queremos promover, que deixa um impacto positivo, gera emprego e renda ao mesmo tempo que contribui para conservar nossas florestas e nossa biodiversidade”, completou.

“O Ecoturismo brasileiro é um dos nichos com alto potencial para atrair turistas internacionais. Ao trabalharmos esses destinos com turistas de países que são grandes emissores de turistas para o Brasil, estamos ajudando os pequenos negócios locais a gerarem emprego e renda”, observa o presidente do Sebrae, Décio Lima.

 Ele ainda destaca que o Sebrae possui, em Cuiabá (MT), o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e em Bonito (MS), o Centro de Referência Sebrae de Ecoturismo. Os dois lugares visam disseminar conhecimentos relativos aos temas e assim contribuir para o desenvolvimento de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que atuam nesse segmento.

A gestora de turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves explica que o objetivo principal desta ação é posicionar os destinos turísticos mato-grossenses no mercado internacional e mostrar que os produtos estão preparados para atender tanto a turistas nacionais quanto internacionais.

“Esta parceria do Sebrae Nacional e a Embratur é muito importante para Mato Grosso, visto que a Argentina e o Chile são países próximos do Brasil e estabelecer relações comerciais e turísticas com eles é enriquecedor”, ressaltou.

A Argentina é o principal país emissor de turistas para o Brasil; nos cinco primeiros meses de 2023 já chegaram em nosso país 1,232 milhão de turistas argentinos (41% do total). No mesmo período, nos visitaram 197 mil chilenos (7% do total).

Via: Agência Brasil

Comentários

MATO GROSSO

Defensoria Pública de MT consegue libertar homem que continuava preso um ano e meio após ser absolvido pelo STJ

Published

on

Continue Reading

MATO GROSSO

Ouvidoria Itinerante visita mais dois municípios de MT esta semana

Published

on

> Notícias

INTERIORIZAÇÃO

por ANA LUÍZA ANACHE

segunda-feira, 20 de maio de 2024, 16h32

O projeto estratégico Interiorização da Ouvidoria Itinerante visitará os municípios de Itanhangá e Ipiranga do Norte, nos dias 23 e 24 de maio, com objetivo de oferecer atendimentos na área da Cidadania e de levantar as demandas que afetam coletivamente a comunidade relacionadas à saúde, educação, segurança, meio ambiente, crianças e adolescentes, pessoa idosa, consumidor, pessoa com deficiência, infraestrutura e combate à criminalidade. O Ministério Público de Mato Grosso e parceiros farão atendimentos das 8h às 12h. 

Em Itanhangá, município pertencente à comarca de Tapurah, o atendimento será dia 23 de maio (quinta-feira), na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Av. Rio Grande do Sul, nº 356). Em Ipiranga do Norte, município ligado à comarca de Sorriso, o atendimento será no dia 24 de maio (sexta-feira), também na sede do Cras (Av. Rio Branco, nº 1408).

Os serviços disponibilizados nas duas localidades serão: medição da pressão arterial e da glicose; orientação nutricional; vacinação contra a gripe e emissão do cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS); orientações quanto à saúde bucal; cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais; atendimento pela equipe do Cras; e requerimento de elaboração do registro de nascimento (interessados devem comparecer munidos de certidão de nascimento e comprovante de endereço). 

Além disso, haverá atendimento jurídico por parte da equipe da Ouvidoria-Geral do MPMT e dos promotores de Justiça Marlon Pereira Rodrigues e Márcio Florestan Berestinas. Em Ipiranga do Norte, a equipe do Cartório Eleitoral da 43ª Zona Eleitoral também estará presente no mutirão para transmitir orientações e para viabilizar a emissão de certidão de quitação das obrigações eleitorais.

 


Compartilhe nas redes sociais

facebook twitter

Via: Ministério Público MT

Comentários
Continue Reading

MATO GROSSO

Réu é condenado a 31 anos por feminicídio e tentativa de homicídio

Published

on

> Notícias

CONFRESA

por CLÊNIA GORETH

segunda-feira, 20 de maio de 2024, 15h02

Denunciado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso por feminicídio praticado contra Danrlaine dos Santos Ramos e por uma tentativa de homicídio contra Denilson Pereira dos Santos, Cristian Angrey Alves Vicente foi condenado na sexta-feira (17), no município de Confresa (a 1.049 km de Cuiabá), a 31 anos de prisão. Ele era Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) e  não poderá recorrer da sentença em liberdade.


 


Durante o julgamento, os jurados acolheram a tese defendida pelo Ministério Público de que o homicídio foi cometido com as qualificadoras do feminicídio, motivo fútil, com a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima e com o emprego de arma de fogo de uso restrito. À tentativa de homicídio também foram aplicadas as qualificadoras utilização de arma de fogo de uso restrito e motivo fútil.


 


Consta na denúncia que os crimes foram cometidos no dia 06 de agosto do ano passado, após um churrasco. A vítima, Danrlaine dos Santos Ramos, com quem o réu mantinha um relacionamento amoroso, foi atingida por disparo de arma de fog,o na região da garganta, dentro de um veículo, por volta das 18h30. Segundo a denúncia, o relacionamento dos dois foi marcado por um excessivo controle e sentimento de posse do réu. A vítima deixou três filhos órfãos.


 


Conforme o Ministério Público, duas horas após o crime, também em via pública, o réu tentou matar Denilson Pereira dos Santos, após a vítima ter ultrapassado o seu veículo. “O denunciado apenas não concluiu seu intento homicida em razão de circunstâncias alheias à sua vontade, já que a vítima conseguiu fugir e foi socorrida, sendo levada para o hospital”, diz um trecho da denúncia do MPMT.


 


O réu respondeu ainda por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A denúncia narra que em mais de uma oportunidade, ele portou uma pistola, marca Tauros, com 13 munições intactas e duas deflagradas, em desacordo com determinação regulamentar. Embora fosse CAC, o réu estava fora da rota do treinamento.


 


No dia do crime, Cristian Angrey Alves Vicente foi encontrado pelos policiais após cair com o veículo em uma valeta da lavoura próximo a um armazém de grãos da cidade.


Compartilhe nas redes sociais

facebook twitter

Via: Ministério Público MT

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

EDUCAÇÃO

ESPORTES

Advertisement

MATO GROSSO

ECONOMIA

Advertisement

GERAL

As mais quente