CIDADES

IPTU 2023 pode ser pago com 20% de desconto até sexta-feira (21)

Published

on

O IPTU 2023 de Várzea Grande entra em sua reta final e vence na próxima sexta-feira, 21 de julho, e não deve ser prorrogado, já que o primeiro vencimento estava agendado para o mês de abril passado, mas teve que ser revisto após um acordo formalizado entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Ministério Público com o aval do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Segundo o prefeito Kalil Baracat a correção da Planta Genérica foi uma determinação judicial que a Prefeitura de Várzea Grande cumpriu, até porque existem áreas no município que se encontram com grandes investimentos imobiliários, mas que constam no cadastro ou na Planta Genérica como sendo área rural e não urbana, o que incide em menos IPTU.

“Investimos R$ 115 milhões em obras inauguradas durante a comemoração dos 156 Anos de Fundação de Várzea Grande em maio passado e a grande maioria destes recursos vieram do pagamento de impostos como o IPTU, que respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) tem a quase totalidade de suas receitas destinadas para obras e ações de interesse da população e para valorização dos imóveis e da cidade”, explicou.

Kalil Baracat afiançou que a quase totalidade dos recursos arrecadados com o IPTU/2023 vai para obras de pavimentação asfáltica, abastecimento de água; esgoto sanitário, unidades de saúde, social, educação, segurança entre outras obras elencadas como prioridade pela própria população.

Segundo a secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiros, cumprindo a determinação legal, Várzea Grande, fez a correção da Planta Genérica da cidade de após mais de uma década. “Essa nova Planta Genérica corrige distorções enormes dentro de uma cidade que cresce uma média de 5% até 11% ao ano, e o próprio Ministério Público reconheceu que os trabalhos da equipe técnica de Várzea Grande estão corretos e válidos, mas formalizou ao prefeito Kalil Baracat, que o impacto desta correção fosse diluído”, explicou a secretária, reforçando que o primeiro vencimento, que estava agendado para 19 de abril e só vai acontecer na próxima sexta-feira, 21 de julho, deixa pouca margem de manobra ao Poder Executivo para se prorrogar novamente o IPTU 2023.

A titular da Gestão Fazendária, frisou que no entendimento da Prefeitura de Várzea Grande e do Ministério Público, avalizado pelo Poder Judiciário, o IPTU/2023 recebeu apenas a correção da inflação de 2022. Em 2024, será corrigido pela inflação deste ano, para que em 2025, então possa ser diluído o impacto da correção da nova Planta Genérica que no cômputo total representou um impacto aproximado de 16%.

“Em 2022, lançamos R$ 110 milhões no total do IPTU para aproximadamente 150 mil imóveis cadastrados e regularizados, fora os que não estão regularizados e neste ano praticamente lançamos os mesmos valores, apenas incidindo a inflação que foi de 5,9% e a correção de valores para novas áreas construídas”, explicou a secretária de Gestão Fazendária.

INVESTIMENTOS PRÓPRIOS – Tanto o prefeito Kalil Baracat, quanto a secretária, Lucinéia dos Santos Ribeiro, frisaram que a arrecadação total do IPTU/2023, ingressando nos cofres públicos permitirá que novas e mais obras sejam realizadas. “Estamos falando que se todos pagarem seu IPTU, a Administração Municipal terá condições de melhorar e ampliar as obras”, explicaram.

Lucinéia dos Santos Ribeiro frisou ainda que mesmo com a decisão de repetir os valores do ano passado, aplicando apenas a inflação do período, o prefeito Kalil Baracat decidiu manter o desconto de 20%, àqueles contribuintes que se encontram sem dívidas com o Tesouro Municipal.

“Quem não deve ao município continuará tendo o desconto de 20%. Já para aqueles com pendências de anos anteriores, existe a opção até dia 20, quinta-feira, véspera do vencimento do IPTU/2023, de renegociar seus débitos, para então poder contar com o desconto de 20%. Mesmo assim se não for possível estar em dia com suas obrigações com o município de Várzea Grande para ter o desconto, pode pagar em até seis prestações de julho até dezembro, carregando a certeza de que os recursos vão se transformar em benefícios para as pessoas e para a cidade de Várzea Grande”, disse Lucinéia dos Santos Ribeiro.

BOLETO CORRIGIDO – Uma verdadeira força tarefa foi montada pela Secretaria de Gestão Fazendária para atender à população, seja presencialmente, na sede da municipalidade e da Administração Regional do Cristo Rei, ou seja, através dos canais online pelo site oficial de Várzea Grande no endereço eletrônico www.varzeagrande.mt.gov/iptu, ou então pelo WhatsApp (65) 9 8459 8124 ou (65) 9 8404 6296.

Em que pese a lei não deixar brechas, a secretária de Gestão Fazendária lembrou a determinação do prefeito Kalil Baracat para se atender a todos os contribuintes e ver a possibilidade de negociar com os mesmos da melhor maneira possível, além de assegurar que os recursos vindos do pagamento de impostos tenham a melhor destinação possível e em benefício da cidade e de sua gente.

“É importante que as pessoas venham ou acionem os meios eletrônicos para negociar seus débitos e ajudar o Município a promover as transformações necessárias. Pedidos de obras e ações chegam a todo momento e a Administração Pública poderá atender a todos apenas se existirem recursos necessários para promover o enfrentamento das dificuldades”, asseverou a secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro, garantindo que pessoalmente em conjunto com sua equipe está pronta para promover os entendimentos que estejam dentro da realidade econômica das pessoas de Várzea Grande.

Via: Agência Brasil

Comentários

CIDADES

Novas oportunidades de licitação estão disponíveis no site da Prefeitura

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias. Os editais são nas modalidades de Pregão Eletrônico (PE), Concorrência Pública (CP) e Leilão.

Os editais de licitação podem ser conferidos no site da Prefeitura: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/licitacoes. Os interessados devem ficar atentos aos prazos e critérios estipulados em cada edital.

Informações e dúvidas podem ser sanadas com o Departamento de Licitações e Contratos da Prefeitura, pelos telefones: (65) 3549-8327 / 3549-8326 / 3549-8325 ou pelo e-mail: licitacao@lucasdorioverde.mt.gov.br.

Veja os editais disponíveis:

PREGÃO ELETRÔNICO

• 21/05/2024 – PE 046/2024 – Registro de preços para contratação de empresa especializada para fornecimento de aparelhos de ar condicionado para atender os prédios da Administração Pública.

• 22/05/2024 – PE 041/2024 – Contratação de empresa especializada para prestação de serviço em manutenção e fornecimento de peças para os equipamentos de sinalização semafórica inteligente. RETIFICADA

• 23/05/2024 – PE 049/2024 – Contratação de Pessoa Jurídica especializada em execução de calçadas de concreto no Loteamento Primavera III.

• 23/05/2024 – PE 048/2024 – Contratação de Pessoa Jurídica especializada para fornecimento de máquinas e implemento agrícola, através do Convênio N° 941626/2023, que será utilizado para atender as demandas da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

• 27/05/2024 – PE 050/2024 – Registro de preço para a contratação de empresa especializada no fornecimento de óculos de grau completo com lentes corretivas e armações, para atender as demandas da Secretaria de Saúde.

• 28/05/2024 – PE 051/2024 – Contratação de empresa para cessão de direito de uso de software via Web, especializada em serviços técnicos de consultoria e assessoria incluindo treinamento e suporte técnico para a realização de serviços de gestão, monitoramento e auditoria da apuração do valor adicionado – V.A para composição do Índice de Participação do Município – IPM.

• 29/05/2024 – PE 040/2024 – Aquisição de materiais para construção de 20 (vinte) unidades habitacionais. RETIFICADA

• 03/06/2024 – PE 052/2024 – Registro de preços para aquisição de equipamento para hidrossemeadura e insumos para execução de plantio de grama.

CONCORRÊNCIA PÚBLICA

• 22/05/2024 – CONCORRÊNCIA PÚBLICA – 004/2024 – Contratação de empresa especializada em serviços de engenharia elétrica (fornecimento de mão de obra e materiais) para Rede de Distribuição e Iluminação Parque das Araras.

• 28/05/2024 – CONCORRÊNCIA PÚBLICA – 005/2024 – Contratação de empresa especializada em serviços de engenharia elétrica (fornecimento de mão de obra e materiais) para Rede de Distribuição e Iluminação do loteamento Industrial VI.

• 29/05/2024 – CONCORRÊNCIA PÚBLICA – 003/2024 – Contratação de empresa especializada em serviços de engenharia elétrica (fornecimento de mão de obra e materiais) para iluminação da Green Park Pet. RETIFICADA

• 09/07/2024 – CONCORRÊNCIA PÚBLICA – 006/2024 – Concessão para prestação de serviços de transporte público coletivo de passageiros no município de Lucas do Rio Verde – MT

LEILÃO

• 11/06/2024 – LEILÃO PRESENCIAL nº 004 2024 – Alienação de 52 (cinquenta e dois) imóveis urbanos e 01 (um) imóvel rural, sendo 12 (doze) localizados no bairro Parque das Américas; 03 (três) no bairro Tessele Júnior, 01 (um) localizado no Setor 12 (doze); 01 (um) no bairro Veneza IV, 06 (seis) no Parque das Emas e 30(trinta) no bairro Parque das Araras.

Fonte: AMM

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Campanha Faça Bonito mobiliza comunidade contra o abuso infantil

Published

on

A Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou na última sexta-feira (17.05) a caminhada da campanha Faça Bonito, em uma demonstração pública de apoio à luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação contou com a participação de diversas autoridades e representantes da comunidade, partindo da rua ao lado do Ginásio de Esportes José Ildo Vieira Rezende até a praça da Igreja Matriz.

A prefeita, Marilda Sperandio, destacou a importância da iniciativa para a conscientização da sociedade. “A campanha é essencial para que possamos educar e proteger nossas crianças. Este evento mostra a força da nossa comunidade em se unir por uma causa tão nobre”, afirmou a prefeita.

Vanessa Cristina, secretária de Assistência Social e Cidadania, também ressaltou o impacto da caminhada. “Ver a adesão de tantas pessoas e instituições é muito gratificante. Precisamos manter essa mobilização constante para garantir a segurança e o bem-estar das nossas crianças e adolescentes”, disse Vanessa.

Na praça da Igreja Matriz, os participantes foram recebidos com uma apresentação organizada pelo Centro Cultural, que abordou de maneira artística e educativa a temática do abuso infantil. Estiveram presentes a presidente da Câmara de Vereadores, Marcia Buscariol, membros do Conselho Tutelar, lideres religiosos, servidores públicos, além de representantes das empresas Via Brasil e Julio Simões Logística (JSL).

Fonte: AMM

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Partidas acirradas marcam encerramento de campeonato de futsal em Lucas do Rio Verde

Published

on

De sexta-feira a domingo (17 a 19) foram realizadas as partidas das finais da 12ª Copa Binotti/Sicredi de Futsal. A competição teve início em março e contou com a participação de 126 equipes, somando mais de 1.700 atletas. O evento foi promovido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e patrocinadores.

O secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, agradeceu a todas as equipes pela participação no evento. “A competição foi um sucesso, tivemos uma grande participação da população e encerramos mais um evento esportivo muito prestigiado por todos”.

As equipes se inscreveram nas mais diversas categorias do campeonato, desde a Dente de Leite até o Sênior, com participação ativa em todas as rodadas. 

A torcida tem um papel importante nas competições. Desta vez, quem veio para o ginásio foi a dona Joelma Folha. “Meu coração não aguenta! Eu já chorei, gritei, sorri e só me acalmei quando acabou a competição. Eu fico tão feliz de ver meu neto e tantas crianças crescendo no mundo do esporte, tendo oportunidades de mostrar seus talentos. Eu estou orgulhosa e emocionada”, pontua avó do jogador Téo Campos, camisa 10 do time Luverde.

Confira os campeões e atletas destaques da competição:

12ª Copa Binotti / Sicredi de Futsal 2024

CATEGORIA DENTE DE LEITE

1º Lugar: Centro Educacional Piaget

2º Lugar: Luverde

3º Lugar: Clube União do Lago Futsal

Atleta Destaque: Théo Campos de Sá (7 gols – Luverde)

Goleiro Destaque: Matheus Antônio Lopes (Centro Educacional Piaget)

CATEGORIA MAMADEIRA

1º Lugar: Luverde

2º Lugar: Viva Lucas – Lec Bandeirantes

3º Lugar: Clube União do Lago Futsal

Atleta Destaque: Benjamin Ralla Ravagnani (9 gols – Luverde)

Goleiro Destaque: Luiz Miguel Cargnin Vilani (Viva Lucas – LEC Bandeirantes)

FRALDINHA

1º Lugar: Luverde

2º Lugar: Viva Lucas Luverdense (Polo Primavera)

3º Lugar: Clube União do Lago Futsal “A”

Atleta Destaque: Lorenzo Cavasin Mezaliara (20 gols – Luverde)

Goleiro Destaque: Ruan Lucas Costa Manasfi (Luverde)

PRÉ-MIRIM FEMININO

1º Lugar: Luverde Feminino

2º Lugar: Pés de Ouro

Atleta Destaque: Bianca Ventura Correa (3 gols – Luverde Feminino)

Goleiro Destaque: Bruna de Sá Lopes (Luverde Feminino)

PRÉ-MIRIM MASCULINO

1º Lugar: Clube União do Lago Futsal “A”

2º Lugar: Futlucas FC

3º Lugar: Luverde

Atleta Destaque: Hiury Mateus Reis da Silva (8 gols – Clube União do Lago Futsal “A”)

Goleiro Destaque: Felipe Bahdur Romualdo (Clube União do Lago Futsal “A”)

MIRIM FEMININO

1º Lugar: Pés de Ouro

2º Lugar: Viva Lucas

3º Lugar: Eça Feminino

Atleta Destaque: Beatriz Reis da Silva (10 gols – Pés de Ouro)

Goleiro Destaque: Antônia Aparecida Ferreira Alves (Pés de Ouro)

MIRIM MASCULINO

1º Lugar: Luverde

2º Lugar: Clube União do Lago Futsal “A”

3º Lugar: Colégio La Salle

Atleta Destaque: Willian Teles Alves (11 gols – Luverde)

Goleiro Destaque: Robert Teles Alves (Luverde)

INFANTOJUVENIL FEMININO

1º Lugar: Viva Lucas

2º Lugar: Pés de Ouro

Atleta Destaque: Daniele Sousa Silva (2 gols – Viva Lucas)

Goleiro Destaque: Emilly Vitória Almeida (Viva Lucas)

INFANTOJUVENIL MASCULINO

1º Lugar: Sport Club LRV

2º Lugar: LRV Futsal “C”

3º Lugar: Colégio La Salle

Atleta Destaque: Luis Eduardo Smaniotto de Andrade (8 gols – LRV Futsal “C”)

Goleiro Destaque: Luis Fernando Neves Pereira (Sport Club LRV)

FORÇA LIVRE FEMININO

1º Lugar: Ulec Unilasalle

2º Lugar: Fut Girls

3º Lugar: Visoar

Atleta Destaque: Ana de Nazaré Costa Diqueira (9 gols – Fut Girls)

Goleiro Destaque: Ana Chrisleya Ribeiro da Silva (Ulec Unilasalle)

FORÇA LIVRE MASCULINO

1º Lugar: Atlética Tatu-Canastra / GDF Blindt

2º Lugar: Máquina Futsal

3º Lugar: Pânico FC / UTI do Celular / Valorize

Atleta Destaque: Lucas Pivetta Machado (7 gols – LRV Futsal / Evolução / Mecânica Brasil)

Goleiro Destaque: Vinícius André Juvenaci de Lima (Atlética Tatu-Canastra / GDF Blindt)

MÁSTER

1º Lugar: Posto Senna/ Construtora Gávia / AABB

2º Lugar: Agro Baggio Mercado Jardim Primavera

3º Lugar: Independiente / Torres Carga e descarga / Portal Veículos

Atleta Destaque: Marcelo Ferreira de Sousa (14 gols – Agro Baggio Mercado Jardim Primavera)

Goleiro Destaque: Rodrigo Rodrigues Medes (Agro Baggio Mercado Jardim Primavera)

SÊNIOR

1º Lugar: Independiente / Grupo Safra / Nutri Verde / Portal Veículos

2º Lugar: Posto Senna / AABB

3º Lugar: Brand Car / AM Ótica

Atleta Destaque: Joenildo Santos Duarte (5 gols – Posto Senna / AABB)

Goleiro Destaque: Jucélio Rodrigues (Independiente / Grupo Safra / Nutri Verde / Portal Veículos)

SÉRIE OURO 2024

1º Lugar: Agrobaggio / Visoar / Chico veículos

2º Lugar: Ulec Unilasalle

3º Lugar: Esporte Clube Real Negados/ Concrebel

Atleta Destaque: Leonardo Dias de Andrade (11 gols – Grupo Santos FC)

Goleiro Destaque: Yure Miyasato Ribeiro (Agrobaggio / Visoar / Chico Veículos)

 

Fonte: Secom Lucas do Rio Verde

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

EDUCAÇÃO

ESPORTES

Advertisement

MATO GROSSO

ECONOMIA

Advertisement

GERAL

As mais quente