CIDADES

Ações preventivas e educativas serão intensificadas com parceria entre Prefeitura, Governo e Bombeiros

Published

on

Em mais uma demonstração de compromisso com a preservação do meio ambiente, saúde e a segurança da população, a Prefeitura de Várzea Grande e o Governo do Estado de Mato Grosso renovaram a parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado para intensificar o projeto PREVQueimadas. Através do Termo de Cooperação 81/2023, foi estabelecida a continuidade da Brigada Municipal Mista, que desempenha papel fundamental desde 2021, garantindo uma resposta rápida e eficiente no combate a incêndios urbanos.

As queimadas durante os períodos de estiagem de chuvas, aumenta de forma considerável os casos de infecção respiratória e agrava ainda o quadro das pessoas que tem alguma enfermidade respiratória.

Para este ano de 2023, o projeto PREVQueimadas tem como principal objetivo reduzir significativamente os focos de incêndio em comparação com o ano anterior.

Em 2022, foram registradas 396 ocorrências atendidas pela unidade operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Várzea Grande, sendo 31 delas relacionadas a incêndios em lixo e entulhos, e a maioria delas, 365 ocorrências, diziam respeito a incêndios em áreas de vegetação, prejudicando a natureza e a qualidade do ar.

O Tenente-Coronel Rafael Marcondes, comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, informou que o Governo Estadual vem investindo consideravelmente em equipamentos, treinamentos, mesmo assim, acredita que a quantidade de ocorrências em 2023 deve se manter semelhante ao do ano passado. Ele detalha que ao aumentar a capacidade de resposta, por meio da disponibilização de mais viaturas, equipamentos e efetivo, é possível atender às demandas reprimidas. E, enfatizou, a importância de intensificar as atividades preventivas e de orientação para alcançar a redução dos focos de incêndio.

“Quando aumentamos a capacidade de resposta, ou seja, temos mais viaturas e homens, acabamos atendendo demandas reprimidas, então esses números não devem reduzir tanto. É lógico que sempre esperamos que os números de focos de incêndio diminuam, por isso este ano estamos intensificando as atividades preventivas e de orientações buscando a conscientização da sociedade”, afirmou o Tenente-Coronel Marcondes.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Jean Lucas Teixeira de Carvalho, destacou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado para o sucesso do projeto PREVQueimadas. Ele salienta que o trabalho conjunto visa proteger o meio ambiente, a biodiversidade e a saúde da população, conscientizando a comunidade sobre a prevenção de incêndios e os cuidados com o descarte adequado de lixo e entulhos.

“Nossa prioridade é assegurar um ambiente sustentável e seguro para as futuras gerações. A parceria com o Corpo de Bombeiros e o Governo Estadual fortalece nossas ações preventivas e de orientação, tornando-as mais efetivas e abrangentes por isso disponibilizamos dois veículos, caminhão pipa e motoristas que no período de 15 de junho a 15 de outubro ficam à disposição da corporação. Esses homens também recebem treinamento adequado e equipamentos de segurança”, disse o secretário Carvalho.

Com a renovação do Termo de Cooperação 81/2023 entre a Prefeitura de Várzea Grande, o Governo do Estado de Mato Grosso, e o Corpo de Bombeiros Militar, a população pode contar com a atuação conjunta da Brigada Municipal Mista para combater os focos de incêndio e garantir a preservação do patrimônio ambiental e da qualidade de vida no município, em caso de incêndio basta acionar o número 193 de qualquer telefone gratuitamente.

O comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros também pontua que neste período proibitivo do uso de fogo em Mato Grosso, baseado nas condições meteorológicas que acabam propiciando a propagação de grandes incêndios, enquanto as equipes não estiverem atendendo ocorrências, “elas vão realizar as ações preventivas, que é percorrer as propriedades, falar sobre a questão do não uso do fogo nesse período, realizar palestras em escolas. Eles vão percorrendo principalmente as áreas críticas e fazendo essa prevenção em conjunto com as ações de resposta. Essa equipe não fica parada esperando o seu acionamento, ela fica monitorando regiões delicadas baseado em indicadores repassados pela Sala de Situação e percorrendo e realizando prevenções ativas”.

O Tenente-Coronel Rafael Marcondes ainda lembra que a maior dificuldade ainda é a conscientização das pessoas. “O Poder Público vem investindo nas ações preventivas, só que elas surtem efeitos com gerações, a longo prazo. A união de esforços entre os órgãos envolvidos reforça o compromisso com a sustentabilidade e a proteção do ecossistema local, mostrando que ações preventivas são fundamentais para enfrentar esse desafio ambiental”.

Com efeitos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente, as queimadas urbanas ou rurais, utilizadas na maioria das vezes de forma irregular para limpeza de áreas desocupadas, preocupa as autoridades municipais de Várzea Grande, que em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, reafirma ano após anos, medidas de esclarecimentos, de educação ambiental e de combate as queimadas de forma em geral.

Via: Agência Brasil

Comentários

CIDADES

Ex-vereador Sebastião Fio da Costa morre em Várzea Grande: Prefeitura lamenta a perda

Published

on

Na manhã deste domingo, 26, a cidade de Várzea Grande foi abalada pela triste notícia do falecimento de Sebastião Fio da Costa, ex-vereador e ex-presidente do Poder Legislativo. Figura carismática e de grande influência na política local, Sebastião deixa um legado marcante de dedicação e serviço à comunidade.

Sebastião Fio da Costa era conhecido por seu compromisso com uma cidade mais justa e humana. Sua trajetória política e pessoal foi pautada pela busca incessante por melhorias para Várzea Grande, sempre agindo com integridade e paixão.

O prefeito Kalil Baracat de Arruda e o vice-prefeito José Hazama expressaram suas condolências e destacaram a importância de Sebastião para o município.

“A perda de Sebastião Fio da Costa é irreparável. Ele foi um exemplo de dedicação e amor por nossa cidade. Sua ausência será sentida por todos nós,” declarou o prefeito Kalil Baracat de Arruda.

José Hazama, vice-prefeito, complementou: “Sebastião Fio da Costa deixou um legado de trabalho e integridade. Sua contribuição para Várzea Grande jamais será esquecida. Perdemos um grande líder, mas seu espírito continuará a nos guiar.”

Sebastião era membro de uma família tradicional e admirado por sua vivacidade e caráter. Sua morte deixa um vazio imenso na comunidade, mas também reforça a importância de sua obra e de seu exemplo.

Em nota o prefeito pontuou: “A família enlutada o sentimento de pesar serão recompensados pela acolhida que Deus Pai todo Poderoso terá com essa pessoa notável e de incontáveis exemplos para todos nós. Várzea Grande e sua família ganham mais um anjo no céu olhando por todos nós”, Kalil Baracat de Arruda e Família

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Via: Agência Brasil

Comentários
Continue Reading

CIDADES

1ª Feira do Vinil é realizada em Lucas do Rio Verde

Published

on

Amantes de disco de vinil, carros antigos e colecionadores luverdenses participaram da 1ª Feira de Economia Criativa e Antiguidades – Riffs e Relíquias, que foi realizada na tarde deste sábado (25), no Lago Ernani José Machado, em Lucas do Rio Verde.

O evento contou com espaço para comercialização de lanches e bebidas, venda de produtos artesanais desenvolvidos pelos artesãos locais, exposição de carros antigos, batalhas de rimas e de MC’s, além das apresentações de danças urbanas, roda de capoeira e do encontro do grupo de cosplay em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd.

Aqueles que são colecionadores, tiveram a oportunidade de trocar discos de vinil, outros já puderam ver um disco de vinil pela primeira vez, como foi o caso do Roger Silva, 12 anos. “Eu não sabia que existia e fiquei pensando em como saía o som de um disco, fiquei olhando o DJ tocar e achei muito maneiro”, disparou.

“O nosso papel enquanto Secretaria é proporcionar o acesso a todos os tipos de culturas e é isso que a feira promoveu. Tivemos a participação de luverdenses de todas as idades para trocar experiências. Estou muito feliz”, contou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

Ao final da tarde, acompanhado do pôr-do-sol, os luverdenses puderam prestigiar os remixes feitos no disco de vinil, com DJ Draw e DJ Spinha e a criançada se divertiu com os robôs e o famoso boneco do Huck, da LShow Produções.

Fonte: Secom Lucas do Rio Verde

Comentários
Continue Reading

CIDADES

NOTA OFICIAL

Published

on

Coordenadoria de Comunicao

NOTA OFICIAL

Coordenadoria de Comunicao – 25/05/2024

NOTA OFICIAL


No dia 24 de maio, a equipe técnica da Vigilância Sanitária de Primavera do Leste realizou uma vistoria de rotina em consultório odontológico privado do município. Na ocasião, foram encontrados PRODUTOS COM DATA DE VALIDADE VENCIDA, inclusive de forma reincidente, pois o estabelecimento já havia sido autuado em anos anteriores por irregularidades da mesma natureza. Tais atos impedem a liberação da licença sanitária para o exercício da atividade, de modo que o estabelecimento precise adotar as medidas corretivas estipuladas, visto que o papel da Vigilância Sanitária é garantir a segurança da população usuária dos serviços.


 


A vistoria teve início com a autorização de duas funcionárias do consultório e continuou com a chegada do dentista proprietário do local, que ao tomar ciência dos acontecimentos, recusou-se a assinar o auto de infração.  


 


A equipe técnica da Vigilância Sanitária ressalta que em nenhum momento expôs o ocorrido ou o referido dentista aos pacientes que aguardavam no local. E ainda que a todo instante tratou o profissional de forma respeitosa, mesmo com os ataques realizados por ele contra a equipe (tanto de modo presencial quanto nas redes sociais), chegando a alegar inclusive que os produtos vencidos foram levados ao consultório pelas técnicas com o objetivo de incriminá-lo.


 


A Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso com a devida apuração dos fatos para que o trabalho do órgão sanitário continue sendo realizado através de ações capazes de eliminar, diminuir, ou prevenir riscos e garantir uma saúde pública de qualidade aos cidadãos.


 


A Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo acompanhamento e manutenção da Vigilância Sanitária no âmbito Municipal, esclarece que todos os fatos serão apurados e medidas judiciais serão tomadas quanto às acusações auferidas as servidoras do órgão que tiveram sua honra e conduta atacadas através das redes sociais, considerando que a atuação do órgão segue os parâmetros das leis Federais, Estaduais e Municipais!


 


Lamentamos o ocorrido e a Vigilância Sanitária de Primavera do Leste continuará firme no propósito de garantir à população produtos e serviços de qualidade dentro do prazo de validade legal sempre respeitando o amplo direito à defesa dos proprietários dos ambientes fiscalizados e a autonomia dos servidores fiscalizadores como determina a Lei!


 


Prefeitura Municipal de Primavera do Leste






Fim de semana ser agitado em Primavera do Leste com Campeonato de futebol amador, Copa craques do vlei e exposio de artes

Universidades pblicas oferecem cursos gratuitos de especializao e graduao distncia com inscries at 25 de maio

Vigilncia epidemiolgica divulga boletim com dados sobre casos de dengue e cobertura vacinal em Primavera do Leste

Populao tem at dia 29 de maio para vacinar contra vrus da gripe

Secretaria de Sade realiza I Simpsio de Sade Mental de Primavera do Leste

Inaugurao da iluminao de LED do Estdio Cerrado e incio do 33 Campeonato de Futebol Amador marcam o fim de semana

Kart Cross, Campeonato de Bike, MPB e Bailinho movimentam fim de semana em Primavera do Leste

3 Copa Craques do Futsal rene 30 equipes de todo o Estado em Primavera do Leste

Movimento Maio Amarelo realiza aes de conscientizao e preveno de acidentes no trnsito

Copa Craques do Futsal: Categorias sub 14 e sub 17 disputam campeonato neste fim de semana

Fonte: Prefeitura de Primavera do Leste

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

EDUCAÇÃO

ESPORTES

Advertisement

MATO GROSSO

ECONOMIA

Advertisement

GERAL

As mais quente