CIDADES

Secretaria de Saúde fará campanha de orientação e combate da Sífilis

Published

on

A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, curável, de evolução crônica causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode causar vários sintomas e ter diferentes fases. Se não tratada, a longo prazo, pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis. A prevenção é essencial para evitar a propagação, por isso a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está preparando o dia D de conscientização, que será no próximo sábado (21), no dia Nacional de Combate à Sífilis.

O uso consistente e correto de preservativos durante as relações sexuais é uma das formas mais eficazes de prevenir a sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Lembrando que a sífilis pode ser transmitida não apenas por meio de relações sexuais, mas também da mãe para o feto durante a gravidez, por isso a importância do acompanhamento médico durante a gestação. 

A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para combater a sífilis e suas complicações. A testagem rápida feita regularmente, especialmente para quem é sexualmente ativo, pode ajudar na detecção precoce da sífilis. Caso seja diagnosticado, o tratamento é fundamental para cura e também impede a disseminação.

De acordo com os dados epidemiológicos em 2022, 334 pessoas adquiriram sífilis. Neste ano de janeiro a setembro já somam 405 casos, reflexo do aumento significativo na testagem no município. Como resposta a esse cenário, no dia 21 de outubro, está programada uma iniciativa importante. Será realizada uma panfletagem orientativa para conscientizar a comunidade sobre a sífilis, suas formas de prevenção e a importância da testagem regular. 

Além disso, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) estará aberto das 7h às 16h30, oferecendo testagem gratuita para sífilis, HIV e hepatites virais B e C. Essas ações visam não apenas identificar casos precocemente, mas também promover a educação sobre a sífilis e incentivar a população a buscar testes regulares como parte de um esforço conjunto para controlar a disseminação da doença.

Secom Sinop MT

Comentários

CIDADES

Prefeitura abre inscrições para o cadastro cultural de artistas locais

Published

on

A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abriu inscrições nesta sexta-feira para o Cadastro Cultural de Artistas locais. O objetivo é atualizar o banco de dados da secretaria e mapear os artistas locais, para que possam ser convidados para participar de eventos culturais no município.

O cadastro é gratuito e pode ser feito nesta sexta-feira (21) e na próxima segunda-feira (24) de junho, na sede da Secultur, localizada na Rua Severino de Lima 1206 (NE), Campo Novo do Parecis, MT, 78360-000). O atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para se cadastrar, os artistas locais devem apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (original e cópia);
  • CPF (original e cópia);
  • Comprovante de residência em Campo Novo do Parecis (original e cópia) com emissão superior a 2 anos;

O cadastro é válido apenas para artistas locais residentes em Campo Novo do Parecis há mais de dois anos, de acordo com a Lei 2.473/2024.

A Lei 2.473/2024, sancionada em 14 de junho de 2024, dispõe sobre o Cadastro Cultural do Município de Campo Novo do Parecis. A lei define os critérios para o cadastro, os benefícios para os artistas cadastrados e as responsabilidades da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Os artistas cadastrados terão acesso a diversos benefícios, como:

  • Convites para participar de eventos culturais no município;
  • Acesso a cursos e oficinas de capacitação;
  • Divulgação do trabalho dos artistas em meios de comunicação;
  • Apoio à produção de projetos culturais.

“A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida todos os artistas locais a se cadastrarem nesta importante ferramenta para fortalecer a cultura de Campo Novo do Parecis e dar visibilidade aos artistas locais”, afirmou a Secretária de Cultura e Turismo, Elo Patrícia.

Serviço:

  • O que: Cadastro Cultural
  • Quando: 21 a 24 de junho
  • Onde: Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)
  • Horário: 7h às 11h e das 13h às 17h
  • Informações: (65) 3382-2488

Fonte: AMM

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Doação de 20 mil alevinos fortalece cadeia produtiva da piscicultura de Sorriso

Published

on

Distribuição dos exemplares levou em consideração a capacidade de produção dos tanques de cada família contemplada

A Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa) repassou, nesta segunda-feira (20), cerca de 20 mil alevinos para pequenos produtores rurais do Assentamento Jonas Pinheiro e chacareiros do entorno do perímetro urbano de Sorriso.

A iniciativa que busca o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura local, é fruto de uma parceria entre o Município e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). A distribuição dos exemplares levou em consideração a capacidade de produção dos tanques de cada uma das famílias beneficiadas.

Produzidos pela estação de piscicultura de Nossa Senhora do Livramento, sob responsabilidade da empresa estatal, os alevinos de tabatinga foram escolhidos pelo seu desempenho de produção de carne e pelo ciclo médio de produção o qual gira em torno de 12 meses, conforme explica a coordenadora do programa Mais Peixe, Martinha de Souza Leal.

“A doação veio num momento oportuno. Isso porque a questão climática influenciou negativamente, fazendo com que as matrizes reduzissem a produção”, observa.

Ainda de acordo com a especialista, no ato da entrega, os produtores receberam orientações de manejo para alcançar uma maior rentabilidade. Entre os pontos a serem observados está o dimensionamento do tanque, a alimentação e nutrição dos peixes, qualidade e temperatura da água e outros fatores igualmente importantes.

“Por mais que a tabatinga seja uma espécie de peixe resistente, ela também requer cuidados específicos. Essas orientações estão exaustivamente repassadas durante as visitas técnicas oferecidas gratuitamente pela Semasa”, complementa.

Para o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Marlon Zanella, a iniciativa do Governo do Estado vem ao encontro dos esforços do Município a fim de estimular a geração de emprego e renda em pequenas propriedades rurais.

“Ao tratarmos de agricultura familiar é preciso ter uma visão ampla. Até mesmo porque aquilo que é produzido no campo é comercializado na cidade”, contextualiza Zanella ao enaltecer o trabalho desenvolvido pelo diretor de Pesquisa e Fomento, da Empaer, Márcio Luís Kuhn.

Fonte: Secom Sorriso

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Especialista referência internacional em hanseníase capacita profissionais de saúde de Primavera do Leste

Published

on

Coordenadoria de Comunicao

Especialista referncia internacional em hansenase capacita profissionais de sade de Primavera do Leste

Coordenadoria de Comunicao – 21/06/2024

Especialista refer


Durante a tarde de ontem (20) e a manh de hoje (21), mdicos e enfermeiros da ateno bsica de Primavera do Leste receberam uma capacitao sobre hansenase na Faculdade Anhanguera. A qualificao foi ministrada por um dos mais conceituados hansenlogos do pas e referncia internacional no tema, Dr. Jaison Antnio Barreto, que atua no Instituto Lauro de Souza Lima de Bauru/SP, renomada instituio quando se trata de pesquisas e treinamentos sobre a doena.


Alguns dos contedos abordados durante a capacitao foram como fazer diagnstico inicial de hansenase, tratamento das intercorrncias, orientaes sobre a doena, entre outros. O treinamento incluiu contedos tericos e prticos, como exames fsicos em pacientes, por exemplo, oportunizando uma aprendizagem realista aos cerca de 20 participantes presentes. Com esse trabalho, a nossa ideia que aumente a suspeio em hansenase, assim como o diagnstico. E aumentar ainda a expertise desses profissionais para realizarem o tratamento adequado, explicou Jason Barreto.


A hansenase uma doena hiperendmica no Brasil. O pas o que registra mais casos no mundo proporcionalmente ao tamanho da populao. E Mato Grosso um dos Estados campees de registro dessa patologia. Quando se trata essa doena tardiamente ou quando ela no tratada, causa incapacidade fsica permanente. Ento importante que tenhamos constantemente capacitaes para conseguir identificar e controlar a doena, frisou o coordenador do Programa de Hansenase e Tuberculose do municpio, Loureno da Cruz, especialista na rea e com mais quatro dcadas de experincia sobre o tema.


A ONG Koblenz Brasil (Kobra), representada pelo alemo residente no Brasil, Manfred Robert Gbel, foi a responsvel por trazer o especialista de renome internacional para Primavera do Leste. A instituio tem projetos de combate hansenase no pas e atua como parceira da Prefeitura Municipal. Organizado pela Secretaria Municipal de Sade, atravs da Vigilncia Epidemiolgica, o evento contou ainda com o auxlio do responsvel tcnico pelo Programa Municipal de Hansenase de Cuiab, Ccero Fraga de Melo.


Sintomas da doena


Os principais sintomas que pessoas com hansenase apresentam so dores nos braos e pernas, cimbras, formigamentos, dormncia, reduo da fora muscular e alteraes de sensibilidade na pele. Os que se identificarem com esses sintomas precisam recorrer uma unidade de sade para identificao e confirmao da doena e assim ser encaminhado para o tratamento adequado o quanto antes.






Prefeitura Municipal inaugura Centro de Apoio ao Tratamento de Hansenase e Tuberculose e Oficina Ortopdica

Primavera do Leste vence quatro categorias do Prmio Band Cidades Excelentes 2024

Campanha Junho Vermelho: Municpio refora importncia da doao de sangue

IFMT/UAB oferta Especializao em Gesto Pblica com 25 vagas para Primavera do Leste

Vigilncia Ambiental realiza campanha de vacinao contra raiva animal em Primavera do Leste

Festival Estudantil Temtico Teatro para o Trnsito inicia hoje (17) em Primavera do Leste

Prazo para se alistar no servio militar obrigatrio encerra 30 de junho

Sextou com Samba e Pagode e 5 rodada do Campeonato de Futebol Amador acontecem no fim de semana

PROCON realiza palestra sobre preveno de golpes no CRAS do bairro Primavera III

Dia D da Conscincia Ambiental e limpeza de crrego marcam Semana do Meio Ambiente em Primavera do Leste

Fonte: Prefeitura de Primavera do Leste

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

EDUCAÇÃO

ESPORTES

Advertisement

MATO GROSSO

ECONOMIA

Advertisement

GERAL

As mais quente