MATO GROSSO

MPMT participa de reunião para garantir atendimentos na Saúde em Cuiabá

Published

on

> Notícias

PAGAMENTO DE DÍVIDAS

por ASSESSORIA

terça-feira, 02 de abril de 2024, 17h59

O Ministério Público Estadual participou de uma reunião na manhã desta terça-feira (02), no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), para discutir a situação financeira da Saúde em Cuiabá. No encontro, ficou acertada a realização de uma mesa técnica para viabilizar o pagamento de dívidas da Prefeitura de Cuiabá e garantir o atendimento dos cidadãos junto à Empresa Cuiabana de Saúde, que reúne o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e o Hospital São Benedito. A mesa vai apresentar, na próxima quarta-feira (10), solução para quitação dos débitos da Prefeitura com a empresa e de pagamento de adicional de insalubridade aos servidores.

O MPMT foi representado pelo promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva da Saúde de Cuiabá. Também estiveram presentes na reunião o conselheiro presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, o relator das contas anuais de Cuiabá, conselheiro José Carlos Novelli, o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. 

O presidente do TCE-MT informou que, nas últimas semanas, os conselheiros têm recebido médicos, prestadores de serviço das áreas de ortopedia, neurologia e anestesia, que apresentam uma situação delicada em relação à falta de pagamentos que pode agravar ainda mais a crise na saúde, com paralização de cirurgias e atendimentos em Cuiabá. 

“Há um clima de tensão, ameaças de greves, paralização nos atendimentos. Então, hoje estamos dando mais um passo importante em busca de soluções para o fim dessa crise na saúde da nossa Capital. Vamos instaurar a mesa técnica com foco na resolução dos problemas no HMC e no São Benedito, que concentram quase 100% das demandas de média e alta complexidade do estado, e na regularização da insalubridade dos servidores. Vamos colocar na mesma mesa a Prefeitura de Cuiabá, o Governo do Estado, o Ministério Público e todos os atores para buscar uma solução definitiva”, pontuou Sérgio Ricardo. 

Para auxiliar na recuperação financeira do Município, o promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto defendeu a repactuação da Programação Pactuada Integrada (PPI), de modo que Cuiabá receba mais recursos do Ministério da Saúde (MS). “A questão de fundo é a repactuação do financiamento do SUS de Mato Grosso. Já foi identificado que vários municípios recebem valores do Ministério da Saúde por serviços que são executados por Cuiabá. Esse déficit precisa ser repactuado, para que a Capital receba esses recursos, pois é ela que de fato coloca a mão no bolso. Então, vamos fazer essa mesa e buscar soluções não só de curto, mas de longo prazo, para manter a saúde financeira, principalmente de Cuiabá, que é a grande mãe da saúde pública do estado”, argumentou.

(Com informações do TCE-MT)

Crédito das imagens: Assessorias TCE e PMC


Compartilhe nas redes sociais

facebook twitter

Via: Ministério Público MT

Comentários

MATO GROSSO

Adolescente é apreendido suspeito de esfaquear homem

Published

on

Adolescente é apreendido suspeito de esfaquear homem

Fonte: G1

Comentários
Continue Reading

MATO GROSSO

Difícil acesso às comunidades isola população dos serviços públicos, afirma Luziane Castro

Published

on

A defensora Pública-geral, Luziane Castro, que fez atendimentos durante a 17ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, afirma que enfrentar as condições difíceis de acesso às comunidades ribeirinhas é uma maneira de garantir os serviços públicos para a população que não consegue se deslocar até as cidades. 

“Além de cumprir a nossa missão, estamos atendendo à população nesse momento que ela mais precisa. É em períodos como esse, de chuva e atoleiro, quando as estradas ficam intransitáveis e eles têm dificuldades de ter acesso ao serviço público, é aí que a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça e todos os parceiros estão aqui para atendê-los”, explica Luziane. 

A primeira etapa do Ribeirinho Cidadão foi iniciada no dia 10 de abril na comunidade de Estirão Cumprido, na localidade os voluntários ficaram dois dias. Logo depois, a caravana seguiu para São Pedro de Joselândia e por mais dois dias os moradores da região receberam atendimentos jurídicos, médicos, oftalmológicos, regularização de documentos, além das palestras educativas sobre trânsito, direitos das mulheres e meio ambiente. As duas comunidades fazem parte do município de Barão de Melgaço. 

“É lindo de ver os sorrisos e a possibilidade que temos de atender efetivamente as necessidades dessas pessoas, é o que faz com que essa equipe atenda todo mundo, mesmo com a dificuldade de acesso, todos os colaboradores estão aqui todos os dias, atendendo, acolhendo e dando o melhor de si”, ressalta a defensora.

Via: Defensoria Pública MT

Comentários
Continue Reading

MATO GROSSO

Família encontra carro usado por motorista de aplicativo desaparecido há três dias em MT | Mato Grosso

Published

on

A família do motorista do aplicativo Elizeu Rosa Coelho, que desapareceu após sair para trabalhar na quarta-feira (10), encontrou o carro que ele usava, em uma praça, no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, nessa sexta-feira (12).

Fonte: G1

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

EDUCAÇÃO

ESPORTES

Advertisement

MATO GROSSO

ECONOMIA

Advertisement

GERAL

As mais quente