MATO GROSSO

Projetos desenvolvidos pelo MPMT são premiados em congresso nacional

Published

on

> Notícias

INOVAÇÃO E CONEXÃO

por CLÊNIA GORETH

terça-feira, 02 de abril de 2024, 15h42

Dois projetos desenvolvidos pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso foram premiados nesta terça-feira (02) no evento “Convergência 2024. Inovação pública. Conexão humana”, em São Luiz do Maranhão. O projeto “Banco de Cadastramento de Projetos, Fundos e Entidades (Bapre)” conquistou o 2º lugar na categoria Inovação para Organizações Públicas, enquanto o “Cibus – você tem fome de quê?” ficou em 3º lugar na categoria Inovação para as Pessoas.

O Prêmio Conexão Inova é uma ação da rede Conexão Inovação Pública para valorizar pessoas, organizações e laboratórios de inovação com ações inovadoras no setor público brasileiro. Para os organizadores, inovação é qualquer criação que resolva um problema real e que leve a algum benefício mensurável para um público-alvo, indo de grandes programas e políticas públicas até soluções simples para resolver problemas do dia a dia.

“Foi um evento esplêndido que tivemos a honra de participar, compartilhando a experiência do Ministério Público de Mato Grosso no desenvolvimento do Projeto Cibus. Nos dois primeiros anos do projeto houve articulação para aprovação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e implantação de hortas em vários municípios. No ano passado, 32 escolas, localizadas em 11 municípios de Mato Grosso, foram contempladas com hortas do projeto. Todas elas receberam um kit composto por insumos e ferramentas de trabalho, além do suporte técnico de engenheiro agrônomo”, explicou a promotora Maria Coeli.

O projeto, segundo ela, passa agora para a segunda fase. Nos próximos dois anos, membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso vão atuar para assegurar que todos os municípios implementem a Política de Segurança Alimentar. A iniciativa busca ainda garantir o cadastramento de todas as famílias que estão em situação de vulnerabilidade.

O Bapre, segunda iniciativa premiada, centraliza o recebimento de propostas de projetos nas mais diversas áreas que buscam apoio financeiro para serem executadas.  As iniciativas e entidades contempladas com recursos, oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta, transações e acordos extrajudiciais, quando há existência de danos a direitos ou interesses difusos e coletivos sem a possibilidade da reconstrução específica do bem lesado, atuam na proteção do meio ambiente, cidadania, patrimônio público, criança e adolescente e criminal.

Convergência 2024 – Mais de 120 iniciativas inovadoras concorreram ao prêmio em sete categorias de projetos (Inovação aberta e contratação de soluções tecnológicas, Transformação digital, Aprendizagem para inovação, Gestão da inovação, Linguagem simples e comunicação, Inovação para as pessoas e Inovação para organizações públicas) e mais duas categorias especiais (Laboratório de Inovação do Ano e Pessoa Inovadora do Ano).

Galeria de imagens

Compartilhe nas redes sociais

facebook twitter

Via: Ministério Público MT

Comentários

MATO GROSSO

Difícil acesso às comunidades isola população dos serviços públicos, afirma Luziane Castro

Published

on

A defensora Pública-geral, Luziane Castro, que fez atendimentos durante a 17ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, afirma que enfrentar as condições difíceis de acesso às comunidades ribeirinhas é uma maneira de garantir os serviços públicos para a população que não consegue se deslocar até as cidades. 

“Além de cumprir a nossa missão, estamos atendendo à população nesse momento que ela mais precisa. É em períodos como esse, de chuva e atoleiro, quando as estradas ficam intransitáveis e eles têm dificuldades de ter acesso ao serviço público, é aí que a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça e todos os parceiros estão aqui para atendê-los”, explica Luziane. 

A primeira etapa do Ribeirinho Cidadão foi iniciada no dia 10 de abril na comunidade de Estirão Cumprido, na localidade os voluntários ficaram dois dias. Logo depois, a caravana seguiu para São Pedro de Joselândia e por mais dois dias os moradores da região receberam atendimentos jurídicos, médicos, oftalmológicos, regularização de documentos, além das palestras educativas sobre trânsito, direitos das mulheres e meio ambiente. As duas comunidades fazem parte do município de Barão de Melgaço. 

“É lindo de ver os sorrisos e a possibilidade que temos de atender efetivamente as necessidades dessas pessoas, é o que faz com que essa equipe atenda todo mundo, mesmo com a dificuldade de acesso, todos os colaboradores estão aqui todos os dias, atendendo, acolhendo e dando o melhor de si”, ressalta a defensora.

Via: Defensoria Pública MT

Comentários
Continue Reading

MATO GROSSO

Família encontra carro usado por motorista de aplicativo desaparecido há três dias em MT | Mato Grosso

Published

on

A família do motorista do aplicativo Elizeu Rosa Coelho, que desapareceu após sair para trabalhar na quarta-feira (10), encontrou o carro que ele usava, em uma praça, no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, nessa sexta-feira (12).

Fonte: G1

Comentários
Continue Reading

MATO GROSSO

Caminhão e carro pegam fogo após colisão em MT; vídeo | Mato Grosso

Published

on

Um acidente envolvendo um caminhão e um carro foi registrado no Km 20, entre Campo Verde e Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. Vídeos feitos no local mostram os veículos em chamas e o congestionamento que se formou após a colisão. (assista acima)

Fonte: G1

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

EDUCAÇÃO

ESPORTES

Advertisement

MATO GROSSO

ECONOMIA

Advertisement

GERAL

As mais quente