POLÍCIA

Acadepol abre processo seletivo para tutores da rede de ensino a distância

Published

on

A educação continuada é um pilar fundamental para o desenvolvimento e a atualização constante dos profissionais em qualquer área, especialmente na Polícia Civil, onde a atualização e o aperfeiçoamento contínuo são essenciais para a execução eficiente de suas funções. No contexto do Estado de Mato Grosso, a implementação eficaz da educação a distância (EaD) para policiais civis, especialmente aqueles em localidades remotas, é não apenas uma necessidade, mas um direito assegurado por diversas legislações.

Com a Lei Complementar nº 407/2010, que estabelece o Estatuto da Polícia Civil, junto com a Resolução nº 107/2023, que regulamenta a Rede de Ensino à Distância, torna-se imperativo o estabelecimento de normas claras e rigorosas para o processo seletivo de tutores e conteudistas que atuarão no EaD/PJC. Essas normativas devem estar alinhadas também com a Lei Complementar nº 393/2010, que trata da Lei de Ensino da Polícia Judiciária Civil, e com a legislação federal Lei nº 8.151/2004 e a Lei nº 8.666/93, garantindo transparência, qualidade e eficiência no processo.

A Instrução Normativa nº 07/2018/SESP/MT já aponta para a necessidade de uma gestão eficaz e eficiente no que tange à seleção de pessoal, especialmente em um modelo educacional que demanda não apenas conhecimento específico, mas também competências pedagógicas ajustadas ao ensino a distância. A seleção criteriosa de tutores e conteudistas deve atender ao princípio da Eficiência da Administração Pública, assegurando que o investimento em educação continuada gere retornos significativos em termos de qualificação profissional.

É vital que a seleção desses profissionais atenda a critérios rigorosos de competência, experiência e adequação ao meio digital, garantindo que a educação continuada alcance seu objetivo de promover o desenvolvimento profissional contínuo, especialmente para aqueles em regiões de difícil acesso no Mato Grosso. Isso permitirá que todos os policiais civis, independentemente de sua localização, tenham igualdade de acesso à atualização e ao aperfeiçoamento, cumprindo assim com o compromisso de uma segurança pública mais qualificada, eficiente e alinhada às demandas contemporâneas.

Portanto, urge a definição e a implementação de um marco regulatório sólido para o processo seletivo de tutores e conteudistas em EaD na área de segurança pública, assegurando que o princípio da eficiência administrativa e a qualidade da educação oferecida sejam mantidos em alto padrão, contribuindo para a elevação da qualidade do serviço prestado pela Polícia Civil em todo o estado de Mato Grosso.

Anexo I – área temática  Baixar

Anexo II – Fluxograma EAD  Baixar

Anexo III – Modelo para proposta de projeto de curso  Baixar

PORTARIA ADMINISTRATIVA Nº 2024.10.5216  Baixar

Publicação Resolução nº 107-2023-CSP – Minuta Ensino a Distancia EAD  Baixar

Fonte: Folhamax

Comentários

POLÍCIA

Apaixonado furta malas da ex-mulher na rodoviária e impede viagem; veja vídeo

Published

on

APAIXONADO, MALA SORRISO.jpg

 

Homem de identidade não revelada foi preso após furtar as malas da ex-namorada na rodoviária de Sorriso (420 km de Cuiabá) e fugir para evitar que a mulher deixasse a cidade. O ato de desespero ocorreu na noite desta sexta-feira (13) e fez ela perder o embarque no ônibus.

De acordo com informações divulgadas pela página Nortão MT, no Instagram, o suspeito estacionou seu veículo Renault Duster, carregou as malas de sua ex-companheira e partiu em disparada em direção ao bairro Mário Raiter.

A ação chamou a atenção de policiais militares e da Guara Municipal que conseguiu interceptar o homem e apreender o veículo. A mulher estava prestes a partir de Sorriso, mas devido ao tumulto causado pelo ex, acabou perdendo o ônibus. 

O suspeito foi detido e encaminhado à delegacia local para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. Não há detalhes se o “maluco apaixonado” conseguiu convencê-la de desitir de ir embora e dar mais uma chance para ele. 

Fonte: Folhamax

Comentários
Continue Reading

POLÍCIA

Após briga, rapaz é morto com tiro por homem com ex-namorada

Published

on

Reprodução

Cleiton Pereira Cavalheiro juina

Um jovem de 30 anos, identificado como Cleiton Pereira Cavalheiro, foi morto a tiros na madrugada deste sábado (13), em frente ao bar Copo Cheio, em Juína (a 730 km de Cuiabá).

Segundo o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada às 3h50 e ao chegar no local, já encontrou Cleiton sem vida. Testemunhas relataram que ele chegou no bar para encontrar uma ex-namorada, quando os dois começaram a discutir.

Um homem, que acompanhava a mulher, sacou uma arma e disparou contra Cleiton, atingido com um tiro no rosto.

Em seguida, a ex e o acompanhante dela teriam fugido. O Samu foi acionado e confirmou o óbito. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: RDNEWS

Comentários
Continue Reading

POLÍCIA

Operação da Lei Seca em Várzea Grande Resulta em Prisões por Carro Roubado, Porte de Drogas e Mandado de Prisão em Aberto

Published

on

Lei Seca

Redação 

 Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (13.04), na Avenida Couto Magalhães, área central de Várzea Grande, levou à prisão 12 motoristas.

Quatro dos motoristas presos foram identificados com combinações de delitos graves, além de terem sido flagrados bêbados. Um tinha mandado de prisão em aberto por furto qualificado (artigo 155), um portava droga ilícita e não tinha habilitação (CNH) e dois estavam na rua dirigindo sem nunca terem tirado a habilitação.

O único motorista preso que não estava bêbado dirigia um carro com documentação falsa e a numeração do motor adulterada. Ele deve responder falsificação, crime previsto no artigo 311, do Código Penal.

Nos casos dos motoristas com mandado em aberto e porte de droga,  os condutores respondem pelos Código de Trânsito (CBT) e Penal (CP). Já para os não habilitados, o enquadramento criminal combina os artigos 306 (da embriaguez) e 298 (não ter habilitação), ambos no Código de Trânsito(CTB).

A 16ª edição chegou ao final com 140 veículos fiscalizados e 142 testes de alcoolemia aplicados.

De acordo com o relatório final,  91 autos de infração foram lavrados e 61 veículos removidos, sendo 43 carros e 18 motocicletas.

Fonte: Rufando o Bombo

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

EDUCAÇÃO

ESPORTES

Advertisement

MATO GROSSO

ECONOMIA

Advertisement

GERAL

As mais quente