TECNOLOGIA

SoftBank vai usar IA para suavizar voz de clientes irritados em centrais de atendimento

Published

on

Lidar com clientes irritados pode ser extremamente estressante para os funcionários de centrais de atendimento, mas a operadora japonesa SoftBank Corp acha que tem uma solução: um software de inteligência artificial que suaviza o tom de voz dos clientes.

A terceira maior provedora de telecomunicações do Japão pretende começar a testar a tecnologia interna e externamente no próximo ano e comercializá-la até o final de março de 2026.

“Estamos trabalhando no desenvolvimento de uma solução que pode converter a voz do cliente em um tom de conversa calmo e entregá-la aos nossos funcionários usando reconhecimento de emoções realizado por IA e tecnologia de processamento de voz”, disse a companhia.

“Com essa solução, nosso objetivo é manter um bom relacionamento com os clientes por meio de uma comunicação sólida e, ao mesmo tempo, garantir o bem-estar psicológico de nossos funcionários”.

O Japão se orgulha de seu alto padrão de atendimento ao cliente, mas a questão do assédio aos funcionários que trabalham no setor de serviços ganhou mais notoriedade nos últimos anos. O governo japonês está estudando uma legislação para fortalecer a proteção dos trabalhadores do setor.

Cerca de metade dos 33 mil entrevistados em uma pesquisa realizada este ano pela UA Zensen, um sindicato de trabalhadores que atua principalmente no setor de serviços e varejo, afirmou ter sofrido assédio por parte de clientes nos últimos dois anos.

Os incidentes incluíram abuso verbal, intimidação e, em alguns casos, até mesmo exigências de clientes para que os trabalhadores se ajoelhassem e se curvassem em sinal de desculpas.

Mais de 100 entrevistados disseram ter procurado ajuda psiquiátrica em decorrência do assédio.

CNN Brasil

Comentários

TECNOLOGIA

Samsung oferece plano para acelerar entrega de chips de IA

Published

on

A Samsung Electronics informou que sua divisão de fabricação sob contrato planeja oferecer um serviço “one-stop shop” para que seus clientes obtenham seus chips de inteligência artificial (IA) mais rapidamente, integrando seus serviços globais de memória, fundição e embalagem de chips, aproveitando o boom da tecnologia.

Com os clientes trabalhando por meio de um único canal de comunicação que direciona as equipes de memória, fundição e embalagem de chips da Samsung de forma simultânea, o tempo necessário para produzir chips de IA — normalmente semanas — foi reduzido em cerca de 20%, disse a Samsung nesta quarta-feira (12).

“Estamos realmente vivendo na era da IA — o surgimento da IA generativa está mudando completamente o cenário tecnológico”, disse Siyoung Choi, presidente e gerente geral da divisão de fundição em um evento da Samsung em San José, Califórnia.

A Samsung espera que a receita global da indústria de chips cresça para US$ 778 bilhões até 2028, impulsionada pelos chips de IA, disse Choi.

CNN Brasil

Comentários
Continue Reading

TECNOLOGIA

Cão-robô que coleta ar tóxico em lugares perigosos é criado por pesquisadores

Published

on

Pesquisadores desenvolveram um cão-robô que coleta partículas de ar para permitir a análise da composição da atmosfera em situações potencialmente perigosas. Equipada com um braço articulado, a ferramenta em desenvolvimento consegue chegar a locais inacessíveis aos humanos.

Nos testes, o dispositivo foi enviado para aterros sanitários, sistemas de esgoto, locais de incêndio e armazéns de produtos químicos. O protótipo capturou o ar desses ambientes e permitiu a busca por compostos orgânicos voláteis (VOCs) perigosos.

Publicado na revista Analytical Chemistry, da ACS, no estudo o grupo de pesquisadores traz a descrição dos testes feitos com o cão-robô.

Cão-robô que coleta partículas de ar de ambientes tóxicos
Cão-robô que coleta partículas de ar de ambientes tóxicos / Bin Hu/Divulgação

Realizando uma tarefa que seria muito perigosa para técnicos, o robô acessa os ambientes com um ar potencialmente tóxico e retorna o material para um espectrômetro de massa portátil — instrumento que permite a análise da composição de uma amostra.

O estudo comprovou que o dispositivo faz esse trajeto em menos tempo do que uma pessoa levaria para transferir as amostras para um laboratório externo.

A equipe planeja, no futuro, desenvolver sistemas móveis de detecção de gases perigosos e compostos orgânicos voláteis para inseri-los em dispositivos que possam, assim como o cão-robô, ser controlados remotamente, como drones aéreos e pequenos navios.

Robô explorador é capaz de procurar cidades perdidas e naufrágios

CNN Brasil

Comentários
Continue Reading

TECNOLOGIA

Veja quais iPhones, iPads e Macs vão receber a inteligência artificial da Apple

Published

on

A Apple anunciou nesta segunda-feira (10) em seu evento anual, o Worldwide Developers Conference (WWDC), o “Apple Intelligence”, projeto que inclui inteligência artificial em seus produtos.

As novidades serão implementadas em ferramentas de escrita, criação de imagens e vídeos e na Siri — assistente virtual da marca. De acordo com o site da empresa a privacidade dos dados é uma das prioridades nas novas ferramentas.

O “Apple Intelligence” chegará na versão beta (em teste) nos dispositivos selecionados na primavera do hemisfério Sul. De acordo com o anúncio, as ferramentas só estarão disponíveis em inglês americano e recursos em outros idiomas e plataformas chegarão ao longo de 2025.

Veja para quais aparelhos o beta será disponível

  • iPhone 15 Pro e Pro Max
  • iPad Pro
  • iPad Air
  • MacBook Air
  • MacBook Pro
  • iMac
  • Mac Mini
  • Mac Studio
  • Mac Pro

WWDC 2024

O evento anual da empresa mobiliza a comunidade da tecnologia e traz anúncios de novidades para os produtos da marca.

Em 2024, a Apple trouxe aquisições para o catálogo do streaming da Apple TV+, anunciou o lançamento do VisionOS 2, previsões de novidades para sistema operacional do iPhone, o iPhone Mirroring e a parceria com o ChatGPT.

Apple lança sistema antirroubo para o iPhone no Brasil

CNN Brasil

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

EDUCAÇÃO

ESPORTES

Advertisement

MATO GROSSO

ECONOMIA

Advertisement

GERAL

As mais quente