CIDADES

Município sediou curso de Certificação de Cães de Busca, Resgate e Salvamento

Published

on

O município de Sorriso sediou entre os dias 04 a 06 de junho o curso de Certificação de Cães de Busca, Resgate e Salvamento – etapa Centro-Oeste, promovido pela Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil). O curso contou com a participação de 12 binômios (definição entre o cão e o seu condutor), sendo que 10 deles alcançaram a certificação.

O processo de certificação nacional é formado por cinco tipos de provas que variam entre testes de obediência e simulados práticos até a localização de restos mortais de eventuais vítimas.

O certificado atesta que o animal tem as qualidades necessárias para atuar em ocorrências envolvendo pessoas perdidas em matas e florestas; soterradas após desabamentos ou em deslizamentos de terra oriundos de desastres naturais ou antrópicos, provocados pelo homem.

Durante a solenidade de entrega de certificações, que aconteceu nesta quinta-feira (06), no auditório da cooperativa Sicredi, em Sorriso, o prefeito Ari Lafin reiterou o apoio do Município junto ao governo do Estado nas ações integradas de segurança pública.

“Segurança pública está entre nossas prioridades, e a conclusão do curso de certificação de cães é reflexo desse trabalho que engloba todas as instituições da área da segurança. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso é uma referência quando o assunto é busca e resgate de vítimas de tragédias. Cito como exemplo a atuação desses valorosos homens e mulheres durante as recentes enchentes no querido estado do Rio Grande do Sul”, disse o prefeito ao relembrar da tragédia que atingiu 476 municípios e deixou ao menos 172 pessoas mortas.

As ações de buscas e resgates mobilizaram militares e voluntários de todo país, incluindo 11 bombeiros militares mato-grossenses que permaneceram por 30 dias no estado do Rio Grande do Sul.

“É claro que os entes públicos trabalham para evitar que os incidentes ocorram. Por outro lado, também precisamos estar preparados para lidar com catástrofes dessa natureza”, complementa o gestor.

“Os seguidos investimentos em capacitação tornaram Mato Grosso o estado com maior número de cães certificados do país. Também somos referência no que tange as ações de preservação ambiental e combate de incêndios florestais. Isso sempre com apoio de parcerias como essa mantida com o prefeito Ari Lafin e com o município de Sorriso”, assinala o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira.

 

Receberam as certificações os seguintes binômios:

2º Sargento Ultimo de Miranda e Lins e a cadela Malu

3º Sargento Fernando Gomes de Almeida e a cadela Meg

Soldado Rykaelle Ribeiro Vieira e a cadela Aira

Soldado Rafael Barretes de França e a cadela Amora

Soldado Raphael Barbosa da Silva e a cadela Nalah

Soldado Ricardo Carvalho da Silva e a cadela Mera

Soldado Jetro Rodrigues de Oliveira e o cão Mari

Soldado Diego Lima Ciquini e o cão Ruquia

Soldado Rafael Afonso Gomes da Fonseca e o cão Bereta

Técnico de enfermagem Erik Oliveira Barboza e o cão Ralph

A solenidade de certificação também foi marcada por homenagens aos binômios; sargento Daiane da Rocha Ribeiro e a cadela Maya e soldado Thiago Silva Carvalho e a cadela Sky, pela atuação na força-tarefa de buscas e salvamentos no estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: AMM

Comentários

CIDADES

Equipe de fiscalização realiza inspeções em veículos na MT – 240

Published

on

A Secretaria Municipal de Fiscalização tem atuado com rigor na inspeção do transporte de grãos através da MT-240. Na quarta-feira (12/06), a região fiscalizada foi a do Rio Novo, ao norte do município, onde eastão localizadas as mais importantes áreas produtivas de grãos. Durante as vistorias, a equipe de fiscalização encontrou caminhões transportando milho sem nota fiscal. 

A Secretaria Municipal de Fiscalização tem o apoio da Polícia Militar e as ações estão pautadas em convênio firmado com a Sefaz-MT. O secretário municipal de Fiscalização, Micael Calisto, tem deslocado equipes para cumprimento das ações estabelecidas no convênio e acredita que cada um tem a sua responsabilidade na cadeia produtiva e o papel da área de fiscalização é o cumprimento da lei.

“Se estiver na conformidade das regras do jogo, não problemas para ninguém. Que cada um cumpra o seu papel e o nosso enquanto órgão fiscalizador é o de verificar a documentação, sem querer atrapalhar ninguém”, argumenta o secretário Micael Calisto.

Fonte: AMM

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Audiência Pública discute Projetos de Lei que alteram o zoneamento no município

Published

on

Na última terça-feira (11.06), a Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis realizou uma audiência pública para discutir dois projetos de lei complementares que alteram o Parcelamento do Solo Urbano e o Zoneamento, uso e ocupação do solo no município. A audiência, que foi transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook, contou com a participação de representantes da comunidade, engenheiros, entidades civis e autoridades municipais.

Os projetos em debate:

  • Projeto de Lei Complementar Nº 003/2024: dispõe sobre o parcelamento do solo no âmbito do município de Campo Novo do Parecis.
  • Projeto de Lei Complementar Nº 004/2024: altera dispositivos na Lei Complementar nº 115/2021, que dispõe sobre o macrozoneamento, zoneamento, uso e ocupação do solo no município de Campo Novo do Parecis.

Durante a audiência, os presentes tiveram a oportunidade de apresentar suas sugestões e dúvidas em relação aos projetos de lei. Os principais temas debatidos foram:

O Prefeito Municipal, Rafael Machado, defendeu a importância dos projetos de lei para o desenvolvimento do município. Ele ressaltou que os projetos foram elaborados com base em estudos técnicos e que visam promover um crescimento urbano ordenado e sustentável.

Já o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Gezi Duarte Borges Junior, afirmou que a audiência pública foi um importante instrumento de participação popular. “Já estamos discutindo a pouco mais de um ano, junto à equipe técnica de engenharia e jurídica da prefeitura todas as sugestões e necessidades urbanas para atualização destas leis. As modificações foram analisadas, discutidas e posteriormente aprovadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Urbanização Ambiental – COMDUACe então trazida para a Câmara para apresentação à toda a sociedade, através desta Audiência Pública e porvindoura aprovação legislativa”.

Fonte: AMM

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Pequenos produtores recebem kit agrícola em Cuiabá

Published

on

A prefeita de Alto Taquari, Marilda Garofolo Sperandio, esteve em agenda oficial em Cuiabá (MT) nesta quinta-feira (13.06), onde acompanhou pequenos produtores rurais em uma importante solenidade com a deputada estadual Janaina Riva. Na ocasião, foi realizada a entrega de um kit agrícola aos produtores, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar na região.

 

Os equipamentos foram recebidos por Nucineide de Jesus Mencke, Sebastião Miranda Abreu e José Roberto Guedes. Também esteve presente no evento o secretário municipal de Indústria e Comércio, Antônio Donizete (Marola). O kit agrícola é composto por roçadeiras, motocultivadores, adubadeiras costais e perfuradores de solo. 

Em sua declaração, a prefeita Marilda Garofolo Sperandio destacou a importância da iniciativa. “Este kit agrícola é um grande incentivo para os nossos pequenos produtores, fortalecendo a agricultura familiar e contribuindo para o desenvolvimento econômico de Alto Taquari. Agradeço à deputada Janaina Riva por esta emenda, que certamente trará mais prosperidade para nossas famílias e nosso município.”

A deputada Janaina Riva informou que foram entregues mais 80 kits agrícolas para Associações de Pequenos Produtores e Agricultura Familiar em diversos municípios mato-grossenses, provenientes de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,8 milhão. Esta foi a segunda entrega realizada neste ano.

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), é um grande incentivador da agricultura familiar, com foco em potencializar a economia dos municípios e garantir mais alimentos nas mesas das famílias mato-grossenses.

Fonte: AMM

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

EDUCAÇÃO

ESPORTES

Advertisement

MATO GROSSO

ECONOMIA

Advertisement

GERAL

As mais quente