CIDADES

Município mais alfabetizado do estado, Lucas do Rio Verde abre inscrições e busca erradicar analfabetismo

Published

on

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde informa que as inscrições para o programa educacional de alfabetização de adultos “Mais MT Muxirum”, do Governo do Estado, estão abertas. O público-alvo são pessoas com mais de 15 anos. A matrícula é gratuita e deve ser feita nas escolas onde serão aplicadas as aulas.

No último mês (maio), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que apontaram Lucas do Rio Verde com o maior índice de alfabetização no estado de Mato Grosso. Com uma taxa de 97,16% da população, com 15 ou mais anos de idade sabendo ler e escrever, o município ficou acima da média do estado (94,19%) e do país (93%). Os dados são do Censo Demográfico 2022.

De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o programa é para alfabetizar pessoas com mais de 15 anos, que não tiveram acesso à escola no tempo certo. “O nosso foco é alfabetizar, sempre. As aulas acontecem com metodologias específicas para facilitar a alfabetização. Ficamos sempre muito felizes em fazer parte da vida de tantas pessoas e, mais do que isso, levar educação para todos”, enfatizou a secretária.

Desde o início do Muxirum, em 2021, cerca de 100 pessoas já aprenderam a ler e escrever através do programa em Lucas do Rio Verde.

Para matrícula, podem entrar diretamente em contato com as professoras ou comparecer nas escolas citadas a partir desta segunda-feira (10), em posse dos documentos pessoais.

Locais de matrículas e período de aulas:

Escola Municipal Cecília Meireles: Aulas no período noturno

Local: rua Amazonita, nº 1026 – bairro Tessele Junior,

contato para Matrícula: professora Luíza – (65) 99976-2323

 

Escola Municipal Érico Veríssimo – Aulas no período Vespertino

Local: avenida Espírito Santo, 484 – Rio Verde

Contato para matrícula: professora Neide – (65) 99901-4118

 

Escola Estadual Marcio Shabatt – Noturno

Local: avenida Sergipe, 1120-S – bairro Veneza

Contato para matrícula: professora Alexsandra – (65) 99813-2080

 

Escola Estadual Manoel de Barros – Noturno

Local: rua Nelson Rigo – bairro Parque das Américas

Contato para matrícula: professora Márcia – (65) 99616-4586

As aulas iniciam na data de hoje (10) e terminam no dia 13 de dezembro de 2024. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (065) 99233-1890 (Laura Lange).

Programa Mais MT Muxirum

Palavra do tupi guarani que significa “mutirão”, “fazer juntos” – possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, no Estado de Mato Grosso, nos próximos cinco anos, que não tiveram acesso à escola no tempo certo, tendo agora a chance de aprender a ler e escrever.

Fonte: Secom Lucas do Rio Verde

Comentários

CIDADES

Equipe de fiscalização realiza inspeções em veículos na MT – 240

Published

on

A Secretaria Municipal de Fiscalização tem atuado com rigor na inspeção do transporte de grãos através da MT-240. Na quarta-feira (12/06), a região fiscalizada foi a do Rio Novo, ao norte do município, onde eastão localizadas as mais importantes áreas produtivas de grãos. Durante as vistorias, a equipe de fiscalização encontrou caminhões transportando milho sem nota fiscal. 

A Secretaria Municipal de Fiscalização tem o apoio da Polícia Militar e as ações estão pautadas em convênio firmado com a Sefaz-MT. O secretário municipal de Fiscalização, Micael Calisto, tem deslocado equipes para cumprimento das ações estabelecidas no convênio e acredita que cada um tem a sua responsabilidade na cadeia produtiva e o papel da área de fiscalização é o cumprimento da lei.

“Se estiver na conformidade das regras do jogo, não problemas para ninguém. Que cada um cumpra o seu papel e o nosso enquanto órgão fiscalizador é o de verificar a documentação, sem querer atrapalhar ninguém”, argumenta o secretário Micael Calisto.

Fonte: AMM

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Audiência Pública discute Projetos de Lei que alteram o zoneamento no município

Published

on

Na última terça-feira (11.06), a Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis realizou uma audiência pública para discutir dois projetos de lei complementares que alteram o Parcelamento do Solo Urbano e o Zoneamento, uso e ocupação do solo no município. A audiência, que foi transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook, contou com a participação de representantes da comunidade, engenheiros, entidades civis e autoridades municipais.

Os projetos em debate:

  • Projeto de Lei Complementar Nº 003/2024: dispõe sobre o parcelamento do solo no âmbito do município de Campo Novo do Parecis.
  • Projeto de Lei Complementar Nº 004/2024: altera dispositivos na Lei Complementar nº 115/2021, que dispõe sobre o macrozoneamento, zoneamento, uso e ocupação do solo no município de Campo Novo do Parecis.

Durante a audiência, os presentes tiveram a oportunidade de apresentar suas sugestões e dúvidas em relação aos projetos de lei. Os principais temas debatidos foram:

O Prefeito Municipal, Rafael Machado, defendeu a importância dos projetos de lei para o desenvolvimento do município. Ele ressaltou que os projetos foram elaborados com base em estudos técnicos e que visam promover um crescimento urbano ordenado e sustentável.

Já o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Gezi Duarte Borges Junior, afirmou que a audiência pública foi um importante instrumento de participação popular. “Já estamos discutindo a pouco mais de um ano, junto à equipe técnica de engenharia e jurídica da prefeitura todas as sugestões e necessidades urbanas para atualização destas leis. As modificações foram analisadas, discutidas e posteriormente aprovadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Urbanização Ambiental – COMDUACe então trazida para a Câmara para apresentação à toda a sociedade, através desta Audiência Pública e porvindoura aprovação legislativa”.

Fonte: AMM

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Pequenos produtores recebem kit agrícola em Cuiabá

Published

on

A prefeita de Alto Taquari, Marilda Garofolo Sperandio, esteve em agenda oficial em Cuiabá (MT) nesta quinta-feira (13.06), onde acompanhou pequenos produtores rurais em uma importante solenidade com a deputada estadual Janaina Riva. Na ocasião, foi realizada a entrega de um kit agrícola aos produtores, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar na região.

 

Os equipamentos foram recebidos por Nucineide de Jesus Mencke, Sebastião Miranda Abreu e José Roberto Guedes. Também esteve presente no evento o secretário municipal de Indústria e Comércio, Antônio Donizete (Marola). O kit agrícola é composto por roçadeiras, motocultivadores, adubadeiras costais e perfuradores de solo. 

Em sua declaração, a prefeita Marilda Garofolo Sperandio destacou a importância da iniciativa. “Este kit agrícola é um grande incentivo para os nossos pequenos produtores, fortalecendo a agricultura familiar e contribuindo para o desenvolvimento econômico de Alto Taquari. Agradeço à deputada Janaina Riva por esta emenda, que certamente trará mais prosperidade para nossas famílias e nosso município.”

A deputada Janaina Riva informou que foram entregues mais 80 kits agrícolas para Associações de Pequenos Produtores e Agricultura Familiar em diversos municípios mato-grossenses, provenientes de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,8 milhão. Esta foi a segunda entrega realizada neste ano.

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), é um grande incentivador da agricultura familiar, com foco em potencializar a economia dos municípios e garantir mais alimentos nas mesas das famílias mato-grossenses.

Fonte: AMM

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

EDUCAÇÃO

ESPORTES

Advertisement

MATO GROSSO

ECONOMIA

Advertisement

GERAL

As mais quente