TECNOLOGIA

WWDC 2024: Apple lança novo iOS com funções de IA

Published

on

A Apple anunciou novidades em seu sistema operacional durante a conferência anual Worldwide Developers Conference (WWDC), transmitida nesta segunda-feira (10). Entre as novidades, a empresa anunciou atualizações para o Iphone, Ipad, Apple Watch, Mac e muito mais.

Novidades para o catálogo do streaming da Apple TV+ foram anunciadas, como a segunda temporada das séries originais “Ruptura” e “Silo”. Confira as demais novidades abaixo:

Fotos espaciais e integração com dispositivos Mac

A primeira novidade anunciada foi o VisionOS 2, que será lançada em breve para os dispositivos de inteligência artificial, o Apple Vision Pro, lançados no começo deste ano.

Além de permitir criar fotos espaciais, que poderão ser exploradas em 360º e a integração do óculos com outros dispositivos Mac, oito países (China, Japão, Singapura, Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido) receberão o dispositivo, no entanto, o Brasil segue de fora.

Pagamento por aproximação de Iphone para Iphone

Novidades também estão previstas para o novo sistema operacional do iPhone, com a chegada do do iOS 18, que ganhará uma central de controle atualizada e personalizável. Com a atualização, o usuário poderá reordenar a disposição e o tamanho de aplicativos e dividi-los em várias abas.

O aplicativo de mensagens também ganhou atualizações e os usuários do iPhone poderão estilizar as mensagens de textos com riscos, sublinhados e reagir com novos emojis e mensagens com efeitos de texto. Também será possível agendar mensagens para serem enviadas em outra data.

As novidades também chegam ao aplicativo de email, que agora poderá ser categorizada e organizada  de acordo com os interesses do usuário. A galeria de fotos também será atualizada, para que o usuário filtre as imagens pelo tipo de mídia e crie coleções.

Por último, também será possível esconder aplicativos e pagar de iPhone para iPhone apenas ao aproximar os dispositivos móveis na função “Tap to Cash”.

Tradução simultânea no Apple Watch

O WatchOS 11 será disponibilizado para os usuários do Apple Watch. Além de trazer novas métricas para atletas e amantes de exercícios, a nova atualização ainda trará recursos para grávidas. Por fim, vale acrescentar que a tradução simultânea será realizada pelo relógio, que poderá ditar as frases traduzidas diretamente do pulso do usuário.

Já para os AirPods, os fones de ouvido sem fio da Apple, ganharão novos recursos de áudio, que devem ajudar na imersão em games! Além disso, na versão Pro, será possível interagir com a Siri a partir de gestos de cabeça, para rejeitar ligações, por exemplo.

Calculadora vai chegar ao Ipad

Além de customizações como na central de controle do Ipad e atualizações, os dispositivos serão contemplados com o aplicativo da Calculadora, que ganhará um espaço de anotações e que poderá ser utilizado com a Apple Pencil.

Além disso, o sistema também vai contar com a função SharePlay, que possibilita que outras pessoas controlem o dispositivo, função que pode ser útil para pais, por exemplo.

Iphone poderá ser espelhado no Mac

O novo sistema operacional do Mac, o MacOS Sequoia, também virá recheado de novidades. Dessa vez, será possível espelhar o seu Iphone no MacBook, por meio do Iphone Mirroring. Com esse recurso, o usuário poderá receber e interagir com as notificações do celular à distância, mesmo com o iPhone bloqueado.

Além disso, será possível que o usuário utilize um plano de fundo em uma chamada no FaceTime e em parceria com a Ubisoft, a empresa anunciou que o jogo Assassin’s Creed Shadows vai chegar para os Macs e iPads.

Apple Intelligence e parceria com o ChatGPT

Durante a conferência, a empresa também anunciou o Apple Intelligence, a inteligência artificial da Apple. Além de ajuste de texto em emails, por exemplo, o Apple Intelligence vai permitir a criação de imagens a partir de comandos de texto, assim como outros chatbots.

O Apple Intelligence ainda vai oferecer novas ferramentas de escrita, que ajudam a encontrar as palavras certas com recursos de idioma aprimorados, além de possibilitar que o usuário resuma uma palestra em segundos, obtenha a versão reduzida de uma conversa em grupo, por exemplo.

Projetado para proteger a privacidade do usuário, a ferramenta estará integrada ao núcleo do iPhone, iPad e Mac por meio do processamento no dispositivo. Portanto, ele está ciente das informações pessoais, sem coletar as informações pessoais.

Durante o evento, a Apple também anunciou uma parceria com o ChatGPT, da Open AI. Integrado à Siri, a assistente da empresa presente nos dispositivos da Apple, poderá acessar ao ChatGPT para determinadas solicitações, incluindo perguntas sobre fotos ou documentos, por exemplo.

Ainda segundo a Apple, o usuário poderá controlar quando o ChatGPT será usado e será questionado antes que qualquer informação seja compartilhada. Qualquer pessoa poderá ter acesso a funcionalidade gratuitamente, sem a necessidade de criar uma conta. Já os assinantes pagos do ChatGPT, poderão conectar contas para acessar recursos especiais nessas experiências.

Nova era da Siri

Com o Apple Intelligence, a Siri receberá um design totalmente novo, uma melhor compreensão do idioma e uma comunicação mais natural. Com um toque duplo na parte inferior da tela do seu iPhone ou iPad, você pode digitar na Siri de qualquer lugar do sistema quando não quiser falar em voz alta.

*Texto em atualização

CNN Brasil

Comentários

TECNOLOGIA

Câmeras preservam atividade policial, diz diretor-geral da PRF à CNN

Published

on

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou a utilizar câmeras nos uniformes de seus agentes no Rio de Janeiro desde o início deste ano. Segundo o diretor-geral da corporação, Antônio Fernando Oliveira, em entrevista à CNN nesta segunda-feira (17), o equipamento tem o objetivo de preservar a atividade policial.

Oliveira explicou que a PRF tem um projeto para adotar as câmeras corporais desde 2023, visando garantir a integridade das ações policiais, tanto para os cidadãos abordados quanto para os próprios agentes.

Estudo técnico para implementação

Um estudo técnico está sendo realizado para determinar a melhor metodologia de utilização das câmeras, levando em consideração as especificidades do trabalho da PRF, como escalas de 24 horas e atuação em áreas rurais.

Segundo o diretor, a licitação para a aquisição dos equipamentos deve ocorrer no final deste ano, caso a programação seja cumprida. O modelo escolhido precisa ser compatível com as necessidades operacionais da corporação.

Gravação ininterrupta nas viaturas

De acordo com Oliveira, o projeto prevê que as câmeras instaladas nas viaturas realizem gravações ininterruptas, filmando não apenas a frente do veículo, mas também o interior, onde ficarão os detidos. Já as câmeras corporais deverão ser acionadas pelos agentes durante todas as interações e abordagens.

“Nós estabelecemos em protocolo que todas as interações têm que ser gravadas”, afirmou o diretor-geral. Ele explicou que os registros eletrônicos das abordagens realizadas pelos policiais deverão coincidir com as imagens gravadas pelas câmeras.

Fase de testes

Atualmente, cerca de 400 policiais rodoviários federais estão participando de uma fase de testes com as câmeras corporais em cinco delegacias distintas, com características diferentes, como áreas amazônicas, metropolitanas e de fronteira. Segundo Oliveira, até o momento, o sistema tem se mostrado eficiente.

O diretor ressaltou ainda que, diferentemente do modelo adotado em São Paulo, onde os policiais podem ligar e desligar as câmeras, na PRF não haverá essa prerrogativa. “Para a proteção da atividade policial, que é o que eu vejo como mais importante na utilização do equipamento, precisa ter confiabilidade”, justificou.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

CNN Brasil

Comentários
Continue Reading

TECNOLOGIA

Ações europeias sobem com bancos e tecnologias em recuperação

Published

on

As ações europeias fecharam em leve alta nesta segunda-feira, com as ações de bancos e de tecnologia se recuperando das perdas da semana passada depois que os mercados se assustaram com a incerteza política na França.

O índice STOXX 600 subiu 0,09%, para 511,49 pontos, depois de sua pior queda percentual semanal até agora neste ano.

Os bancos avançaram quase 1% depois de terem caído mais de 8% na semana passada, enquanto as ações de tecnologia registraram ganho de 0,6%, recuperando-se de uma queda de quase 2% na semana passada.

Os mercados europeus ficaram sob pressão depois que o presidente francês Emmanuel Macron convocou eleições antecipadas após a derrota de seu partido centrista no poder, com a campanha começando nesta segunda-feira.

CNN Brasil

Comentários
Continue Reading

TECNOLOGIA

Samsung oferece plano para acelerar entrega de chips de IA

Published

on

A Samsung Electronics informou que sua divisão de fabricação sob contrato planeja oferecer um serviço “one-stop shop” para que seus clientes obtenham seus chips de inteligência artificial (IA) mais rapidamente, integrando seus serviços globais de memória, fundição e embalagem de chips, aproveitando o boom da tecnologia.

Com os clientes trabalhando por meio de um único canal de comunicação que direciona as equipes de memória, fundição e embalagem de chips da Samsung de forma simultânea, o tempo necessário para produzir chips de IA — normalmente semanas — foi reduzido em cerca de 20%, disse a Samsung nesta quarta-feira (12).

“Estamos realmente vivendo na era da IA — o surgimento da IA generativa está mudando completamente o cenário tecnológico”, disse Siyoung Choi, presidente e gerente geral da divisão de fundição em um evento da Samsung em San José, Califórnia.

A Samsung espera que a receita global da indústria de chips cresça para US$ 778 bilhões até 2028, impulsionada pelos chips de IA, disse Choi.

CNN Brasil

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

EDUCAÇÃO

ESPORTES

Advertisement

MATO GROSSO

ECONOMIA

Advertisement

GERAL

As mais quente