CIDADES

Festrilha 2024 vai movimentar o fim de semana no Casario

Published

on

Os principais grupos de quadrilha da região vão agitar e trazer a magia das festas juninas para Rondonópolis neste fim de semana na etapa regional do Festrilha 2024. O maior festival de quadrilhas de Mato Grosso acontece nesta sexta-feira (14) e sábado (15) no Casario. As apresentações têm início a partir das 19h.

Na etapa regional em Rondonópolis, cinco grupos de quadrilha se apresentam em busca de duas vagas na final do festival, que acontece na cidade de Água Boa, nos próximos dias 28 e 29. Se classificam para a final na etapa estadual, os primeiro e segundo colocados na regional.

Disputam esta etapa regional três grupos de quadrilha de Rondonópolis – Império Junino, Barnabé e Caipiras Unidos; um de Primavera do Leste – Junina PVA; e um de Barra do Garças – Abalantes do Sertão.

Além de assistir às apresentações dos principais grupos de quadrilha da região, quem for conferir o Festrilha 2024 no Casario ainda terá a oportunidade de apreciar a diversidade das comidas típicas das festas juninas que serão comercializadas em barracas no local e as crianças terão um espaço para diversão em um parque infantil. A Secretaria Municipal de Cultura também reservou um local para os vendedores ambulantes e para a feira de artesanato.

Após as apresentações dos grupos de quadrilha, a festa continua com shows de bandas locais.

“Rondonópolis gosta de festa junina e com a realização do Festrilha podemos proporcionar aos rondonopolitanos este espetáculo tradicional com os principais grupos de quadrilha da região”, diz o secretário Municipal de Cultura, Pedro Augusto de Araújo, que convida toda a população a comparecer ao Casario e apreciar o espetáculo dos quadrilheiros e se divertir com a tradição das festas juninas.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários

CIDADES

Serviço de Convivência discute abuso e violência a pessoa idosa

Published

on

Todos os polos de atuação estarão abordando o tema bem como os tipos de violação de direitos.

O mês de junho não é só de comemoração aos santos Antônio, João e Pedro, mas se consolida também como um mês de mobilização para a conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. Mas que um período de reflexão, é também um momento de conscientizar essa parcela da população sobre os vários tipos de violação, como a violência física, psicológica, patrimonial, sexual, abandono e discriminação.

“Esses atos muitas das vezes passam despercebidos e, infelizmente, é uma realidade que afeta milhares de idosos, em todo o mundo, e que também está presente em nossa sociedade. Para combater esses tipos de violência é preciso despertar, principalmente no idoso, a importância de se relatar a forma em que seus direitos estão sendo violados”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.

A gestora explica que em Várzea Grande muitos idosos participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e que durante os encontros, várias atividades são realizadas, além de palestras com tema motivacional, orientações jurídicas e neste mês de junho, estamos intensificando o tema: Combate à Violência contra a Pessoa Idoso. “A data é celebrada anualmente no dia 15 de junho, mas durante todo o mês os polos que atuam com o Serviço de Convivência estarão dando ênfase ao assunto”, explicou a secretária.

Ontem no polo do Marajoara – que integra o Centro de Referência em Assistência Social, unidade São Mateus – a orientadora social Lindalva Marques, durante o encontro semanal, abordou o tema com o seu grupo da terceira idade. “O encontro foi pautado nas questões que envolvem a agressão contra os idosos e a importância de se falar sobre esse assunto. É importante despertar na sociedade essa conscientização, mas é tão importante também que os idosos denunciem as agressões sofridas, independente da forma como ela tem sido praticada”, observou.

A orientadora social destacou ainda que além das mensagens sobre o tema, os idosos participaram também de sessão de fotos com um painel criado especificamente para lembrar a data e o mês de mobilização e combate à violência dos idosos.

A coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, disse que Várzea Grande vem construindo a cada dia e de forma permanente, políticas públicas voltadas à terceira idade. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua também com o grupo de idosos e de forma acolhedora, realiza semanalmente os encontros para um momento de descontração, e também de informação. Temos vários pólos que trabalham com esses grupos além do Centro de Convivência Vovô Zeid onde mais de 150 idosos participam das oficinas realizadas no local, bem como das atividades físicas de baixo impacto e culturais. O centro hoje é referência para outros municípios, numa demonstração de que essa gestão cuida e zela pela população idosa”, completou.

15 DE JUNHO: A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violação à Pessoa Idosa. Desde 2006, o dia é reafirmado com a realização de campanhas em todo o mundo para sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra os idosos. O objetivo principal deste dia é criar uma conscientização mundial, social e política sobre a existência dessa violência.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Via: Agência Brasil

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Assistência Social detalha o processo de chamamento público a entidades e associações

Published

on

Um procedimento feito pela administração pública para executar atividades ou projetos que tenham interesse público. Esta parceria é celebrada por meio de termos de colaboração, fomento ou acordos de cooperação. Ou, simplesmente chamamento público.

E foi para falar dessa temática que a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro chamou todos os atores envolvidos no processo para uma reunião nesta manhã, 18 de junho. “Esse processo já vem sendo desenvolvido há dois anos; desde o início de 2023 buscamos o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para trabalharmos em conjunto e possibilitar as mesmas oportunidades e informações para todos”, explica a gestora.


“Hoje a lei preconiza que o Município celebre termos de cooperação com as entidades e associações e isso só pode ser feito via chamamento público, é um processo ainda novo para as entidades e nosso encontro foi para explicar melhor esse processo”, destaca Jucélia. A secretária detalha que esse é um processo em construção e feito a muitas mãos.

“Como ainda é novidade para todos nós, mesmo que já em desenvolvimento há dois anos, no decorrer do processo surgem as dúvidas, o que é natural, por isso, juntamente com a equipe técnica da Fazenda estamos à disposição para auxiliar”, ressalta. “A partir de agora todas as parcerias serão via chamamento, essa é a forma do poder público firmar parcerias com as organizações sem fins lucrativos que atuam em prol das nossas crianças e adolescentes na execução de projetos que tragam benefícios sociais e são de interesse de todos nós, cidadãos”, reforça Jucélia.

Participaram do encontro  o secretário de Governo, Cláudio Oliveira; a secretária-adjunta da Semas, Daniela Marsola; a equipe técnica da Secretaria de Fazenda e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e representantes das entidades, associações e organizações não governamentais (ONGs) que desenvolvem projetos junto à crianças e adolescentes do Município.

Fonte: Secom Sorriso

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Saúde mais forte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega nova sede da Fisioterapia Municipal

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou, na manhã desta terça-feira (18), a inauguração da nova sede e ampliação dos serviços oferecidos pela Fisioterapia Municipal, Dom Aquino Corrêa. O local está localizado na rua das Corbélias, bairro Jardim das Palmeiras.

O espaço recebeu adaptações de salas, confecção de móveis planejados e aquisição de novos equipamentos. Devido ao aumento da área para atendimento de pacientes, foi possível também ampliar a equipe para oferta dos serviços e a extensão de horário, sendo possível atender no período noturno, além de adequação do serviço de hidroterapia.

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)

“Esse local próximo ao Espaço Saúde, com certeza vai centralizar os atendimentos relacionados ao paciente e isso vai facilitar muito. Esse novo local é uma conquista muito grande para o município e eu estou muito contente de proporcionar isso em nossa gestão”, explica prefeito Miguel Vaz.

A Fisioterapia Municipal atende mais 400 pessoas por mês e realiza, em média, 1.360 procedimentos, entre eles, afecções de coluna, pós-operatórios, síndromes, fraturas, infecções respiratórias, entre outros, em pacientes de todas as idades.

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)

“Foi necessária uma mudança para esse espaço maior e também atendendo em horário estendido. Nós temos muitos pacientes que passam por cirurgias ortopédicas e precisamos nos adequar para atender toda a demanda, que é crescente, tanto para crianças, quanto os adultos. E também pontuar o espaço que tem uma piscina que é uma importante ferramenta na reabilitação para o atendimento de hidroterapia”, pontua secretária de Saúde, Dra Fernanda Heldt Ventura.

A equipe é composta por 12 fisioterapeutas. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 21h.

“Lucas como nossa ave símbolo diz, cresce a passos largos, então ela demanda de um planejamento e investimento permanente, e esse novo espaço vem atender a crescente demanda que temos, motivada pelo crescimento das cirurgias realizadas no nosso município. Ficamos felizes que as pessoas que precisam de tratamento de Fisioterapia, encontrem agora uma estrutura moderna de equipamento e o nosso objetivo é buscar resolver em Lucas do Rio Verde todas as nossas demandas”, pontua vice prefeito Marcio Pandolfi

Na manhã desta terça-feira, também foi realizada uma visitação no novo Espaço Vidas (Valorização, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Acolhimento dos Servidores) da Secretaria de Governo e Administração. 

O espaço conta com atendimento de Assistência Social, Nutricionista, Psicóloga e Médico e oferta o recebimento de atestados e realiza perícia médica. 

O atendimento no Espaço Vidas é de segunda a sexta-feira das 07h às 11h e das 13h às 17h. A partir do dia 1º de julho, o local passa a atender de segunda a quinta-feira das 07h às 17h e na sexta das 07h às 13h. 

Para o atendimento, o servidor pode ligar no telefone (65) 99256-8909 ou (65) 9549-7139.

“Um dia de alegria voltada para a saúde, tanto dos nossos luverdenses quanto do espaço voltado para o atendimento da saúde do servidor público. Nosso objetivo é estar próximo da vida dos nossos servidores e além disso oferecer aquilo que planejamos no início da nossa gestão. Um dia memorável para a saúde de Lucas do Rio Verde de forma geral”, discorre secretário de Governo, Alan Togni.

 

Fonte: Secom Lucas do Rio Verde

Comentários
Continue Reading
Advertisement
Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

EDUCAÇÃO

ESPORTES

Advertisement

MATO GROSSO

ECONOMIA

Advertisement

GERAL

As mais quente