Política
Juca do Guaraná reforça a importância do diagnóstico precoce do autismo

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) defendeu, em entrevista ao Programa Painel, da Rádio Assembleia (89,5), a necessidade de políticas públicas voltadas ao atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O parlamentar reforçou que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir o desenvolvimento e a inclusão das pessoas com autismo.
“Desde que eu estava como vereador, quando tomei posse em 2013, nós defendemos a bandeira do autismo. Não só do autismo, mas da pessoa com deficiência. O primeiro projeto de lei de Mato Grosso foi do então vereador Juca do Guaraná, que garante ao autista preferência nas filas e nos estacionamentos”, relembrou.
Para Juca, é preciso unir esforços entre diferentes setores da sociedade para que as políticas públicas sejam eficazes. “É um trabalho que precisa ser feito a várias mãos. O autismo é um espectro, não é uma doença. Muitas pessoas têm sido diagnosticadas com autismo e nós temos que ter políticas públicas a favor da pessoa com autismo e da pessoa com deficiência. Nós estamos trabalhando aqui duramente para isso”, afirmou.
O deputado também destacou o quanto o diagnóstico precoce pode impactar positivamente no desenvolvimento das pessoas com TEA. “O diagnóstico tem que ser precoce. Quanto mais cedo for feito, melhor será o tratamento, o acompanhamento e os resultados para a criança e sua família”, disse.
Durante a entrevista, Juca compartilhou relatos que reforçam a importância da conscientização e da luta por direitos. “Uma vez, eu estava conversando com a mãe de uma criança autista e ela disse que o filho era grau três e hoje é grau um. Então tem avanços, e isso é importante. Nós temos um médico aqui em Cuiabá que é autista. Quando a mãe foi matriculá-lo na escola, as professoras diziam que ele não iria falar, que não conseguiria estudar e hoje ele é médico. Vale a pena lutar. Vale a pena conscientizar”, concluiu o deputado, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas inclusivas em Mato Grosso.
Confira a entrevista completa, veiculada no dia 5 de junho neste link.
Fonte: ALMT – MT
-
Polícia7 dias ago
Motociclista de aplicativo é detido com maconha em Várzea Grande
-
Saúde6 dias ago
Brasil reduz mortalidade por hepatites, mostra boletim
-
Saúde4 dias ago
Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções
-
Entretenimento5 dias ago
Vicky passa perrengue em aula de surfe e Ana diverte: ‘Surfista por 30 segundos’
-
Esportes6 dias ago
Fluminense leva duas vezes ‘lei do ex’ e perde do Chelsea na semi do Mundial
-
Polícia5 dias ago
Integrantes de facção são presos pela PC por sumiço de maranhenses; dois corpos já foram localizados
-
Saúde6 dias ago
Escanteado na pandemia, Sul Global coopera por maior acesso a vacinas
-
Mato Grosso6 dias ago
Emendas parlamentares: a política a serviço do cidadão