Cidades
Levantamento larvário aponta que Sorriso está com índice de infestação de 2,45% pelo Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde divulgou nesta manhã, 14 de março, o primeiro levantamento do índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti de 2025. Hoje, os bairros com maior índice de infestação são o Fraternidade com 11,58%; Pinheiro I com 8,7% e Jonas Pinheiro com 7,5%. Os dados constam do SisPNCD, 2025.
De acordo com o levantamento, a maioria dos bairros sorrissenses apresenta o índice acima do limite aceitável pelo Ministério da Saúde, estipulado em 1%. No primeiro levantamento de 2025, o índice geral do Município fechou em 2,45; o que coloca o Município em alerta, já que quando o limite fica entre 1% e 3,9%, o Ministério da Saúde classifica como alerta; acima disso é considerado risco.
Ainda, 75,18% da área urbana do Município foi vistoriada. A coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, pontua que no Distrito de Caravágio, nos condomínios Cidade Jardim e Costa Brava e nos bairros União e Topázio a visita para verificação do índice larvário será realizada nos próximos dias.
“Nós estamos atuando de forma incisiva na eliminação de criadouros do Aedes e também de outros animais peçonhentos; para isso, estamos pedindo a contribuição da população nessa tarefa, pedimos que cada um tire dez minutinhos na semana para cuidar do quintal de casa, do pátio da empresa, enfim, para dar aquela conferida”, explica.
No boletim de arboviroses divulgado em 12 de março, Sorriso contabilizava 73 casos de dengue, 102 de Chikungunya; também já foram investigadas e descartadas oito notificações de zika. Os números de arboviroses constam no Sistema Sinan On-line e são relativos à 2025.
Como é feito o levantamento de Índice Rápido (LIRA)
O levantamento do índice de larvas nos bairros é feito pelos agentes de combate a endemias por meio de um sorteio realizado por sistema eletrônico, que identifica os quarteirões que devem receber a vistoria dos agentes. A equipe vai até o local, recolhe material que poderá apresentar a incidência de larvas ou outra forma do mosquito Aedes aegypti e encaminha para o laboratório que fará análise de reconhecimento da larva.
Denúncias
E para quem identificar situações com criadouros ou com suspeita, água servida descartada na rua, descarte de lixo em locais inapropriados, a recomendação é procurar a equipe técnica. Denúncias também podem ser realizadas via Ouvidoria pelo 150 ou ainda pelo aplicativo da Vigilância Sanitária via Unidade Sentinela que atende pelo número (66) 99600-1462.
Coleta de resíduos sólidos
E para dar aquela mãozinha na limpeza do quintal, a Prefeitura oferta o serviço de coleta de resíduos sólidos – confira aqui o calendário de 2025; em que são recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins que incluem folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorriso
-
Polícia5 dias ago
Câmeras flagraram veículo com assassinos levando adolescente que foi morta após sequestro em Cuiabá
-
Política3 dias ago
Ex-presidente Fernando Collor é preso na madrugada desta sexta-feira em Maceió
-
Mato Grosso6 dias ago
Governo deve investir cerca de R$ 900 milhões no Parque Novo Mato Grosso
-
Política6 dias ago
“Toda ajuda é válida”, afirma Abilio sobre obra na Prainha proposta pelo governador
-
Agricultura6 dias ago
Soja Brasil: a conexão do campo e cidade direto de Catalão
-
Saúde5 dias ago
MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente
-
Judiciario3 dias ago
Grupo diz que investiu R$ 2,8 milhões e acusa chef de estelionato
-
Saúde4 dias ago
OMS: surtos de doenças preveníveis ameaçam progresso na vacinação