Política Nacional
Lula reúne ministros no Alvorada e discute Operação Contenção
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido com ministros desde as 10h desta quarta-feira (29) para tratar dos desdobramentos da Operação Contenção, ocorrida no Rio de Janeiro. O encontro emergencial está acontecendo no Palácio da Alvorada.

A ação, ocorrida nessa terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na capital do estado, deixou mais de 130 mortos, mas a contagem de corpos – muitos ainda sendo retirados de área de mata pelos próprios moradores dessas comunidades – ainda não está fechada.
Participam do encontro com Lula o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Rui Costa (Casa Civil), José Múcio (Defesa), Gleisi Hoffmann (Secretária de Relações Institucionais), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania), Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação), Anielle Franco (Igualdade Racial), além do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Nesta terça-feira (28), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reconheceu que a operação excedeu os “limites e as competências” do governo estadual e cobrou mais apoio federal no enfrentamento às organizações criminosas que atuam no estado.
Ainda ontem, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que não recebeu pedido para apoio à Operação Contenção e o governo federal, agora, estuda as próximas ações.
As forças de segurança do estado realizaram a operação mais letal da história, para combater o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha. Em retaliação, os criminosos interditaram 35 ruas em diversos pontos da cidade, com veículos atravessados, latões de lixo, barricadas e pilhas de materiais em chamas. Para especialistas, a operação gerou um grande impacto na capital fluminense e não atingiu o objetivo de conter o crime organizado, pelo contrário, ações como esta apenas fortalecem a violência.
Lula chegou a Brasília na noite desta terça-feira, após uma viagem ao Sudoeste Asiático, em meio ao caos na capital fluminense [https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-10/apos-dia-de-caos-rio-amanhece-sem-ruas-bloqueadas]. Uma reunião comandada pela Casa Civil já havia começado a tratar sobre o tema nesta terça-feira, antes da chegada de Lula.
Rui Costa atendeu ao pedido do governador do Rio de Janeiro para transferência de 10 detentos para presídios federais [https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2025-10/castro-quer-transferir-10-detentos-do-rio-para-presidios-federais] que teriam liderado de dentro da cadeia ações que culminaram com o caos na cidade.
-
Opinião6 dias agoCinzeiros que faltam
-
Opinião5 dias agoOutubro Rosa
-
Polícia5 dias agoMulher é assassinada a tiros em balsa de garimpo no Rio São Benedito
-
Política4 dias agoWellington Fagundes destaca novo ciclo de desenvolvimento para Cáceres, com inaugurações da ZPE e do Aeroporto
-
Esportes7 dias agoConfirmadas mais de 70 equipes para a Copa Pasinha de Futsal em Sinop
-
Polícia4 dias agoIncêndio em chácara termina com um homem detido em Nova Canaã do Norte
-
Polícia1 dia agoMotorista morre em colisão entre carretas na BR-163 em Nova Mutum
-
Entretenimento5 dias agoMaíra Cardi anuncia internação para dar à luz Eloáh, sua filha com Thiago Nigro
