Política

Maggi: Se chover bem, na hora certa, Mato Grosso terá supersafra

Published

on


Mega produtor de soja e milho, o ex-ministro de Agricultura Blairo Maggi (PP) afirmou que, se as condições climáticas no Estado permitirem, Mato Grosso poderá ter uma supersafra em 2025. 

 

O vazio sanitário deste ano, período em que os produtores são proibidos de plantar soja no Estado, chegou ao fim no último sábado (7). A partir de agora, é permitido iniciar a plantação do grão em para a safra 2024/2025.

 

Segundo Maggi, os agricultores de Mato Grosso estão preparados para uma supersafra, caso chova “na hora certa”.

 

“Se você perguntar para mim: ‘a safra vai ser boa?’ Eu diria: ‘se chover bem, na hora certa, teremos supersafra’. Porque a intenção do produtor é de plantar mais. Sempre tem condições para isso”, disse. 

 

“As estradas de Mato Grosso estão melhorando, as hidrovias estão funcionando. Os trens têm funcionado bem e tem diminuído os custos de transporte e produção. Isso faz com que você tenha um aumento da agricultura. Agora, vai ser bom? Aí, é São Pedro!”, completou se referindo ao “Santo da Chuva”.

 

Maggi apontou que a agricultura se divide em dois esforços: o feito pelo agricultor e as questões climáticas.

 

“A agricultura se divide em duas partes: aquela que você tem a obrigação de fazê-lo, por exemplo comprar semente, calcário, fertilizante, arrumar a terra, as máquinas, contratar gente. Tudo isso é a sua obrigação”, disse.

 

“Agora, tem a outra parte que a gente não comanda que é a questão de clima e que tem se mostrado nos últimos anos bastante irregular”, completou.

 

Relatório divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgado na semana passada indicam chuvas abaixo da média histórica em Mato Grosso.

 





Fonte: Mídianews

Continue Reading

As mais lidas da semana