Política
Maggi: Se chover bem, na hora certa, Mato Grosso terá supersafra
Mega produtor de soja e milho, o ex-ministro de Agricultura Blairo Maggi (PP) afirmou que, se as condições climáticas no Estado permitirem, Mato Grosso poderá ter uma supersafra em 2025.
O vazio sanitário deste ano, período em que os produtores são proibidos de plantar soja no Estado, chegou ao fim no último sábado (7). A partir de agora, é permitido iniciar a plantação do grão em para a safra 2024/2025.
Segundo Maggi, os agricultores de Mato Grosso estão preparados para uma supersafra, caso chova “na hora certa”.
“Se você perguntar para mim: ‘a safra vai ser boa?’ Eu diria: ‘se chover bem, na hora certa, teremos supersafra’. Porque a intenção do produtor é de plantar mais. Sempre tem condições para isso”, disse.
“As estradas de Mato Grosso estão melhorando, as hidrovias estão funcionando. Os trens têm funcionado bem e tem diminuído os custos de transporte e produção. Isso faz com que você tenha um aumento da agricultura. Agora, vai ser bom? Aí, é São Pedro!”, completou se referindo ao “Santo da Chuva”.
Maggi apontou que a agricultura se divide em dois esforços: o feito pelo agricultor e as questões climáticas.
“A agricultura se divide em duas partes: aquela que você tem a obrigação de fazê-lo, por exemplo comprar semente, calcário, fertilizante, arrumar a terra, as máquinas, contratar gente. Tudo isso é a sua obrigação”, disse.
“Agora, tem a outra parte que a gente não comanda que é a questão de clima e que tem se mostrado nos últimos anos bastante irregular”, completou.
Relatório divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgado na semana passada indicam chuvas abaixo da média histórica em Mato Grosso.
-
Política6 dias ago
Lideranças religiosas e pastores reafirmam apoio a Thiago Silva
-
Política7 dias ago
Crime é organizado e o país bate cabeça; não sabe o que fazer
-
Mato Grosso7 dias ago
Bombeiros resgatam espécie rara de mamífero em árvore no MT
-
Opinião7 dias ago
Benefício assistencial para deficientes
-
Várzea Grande7 dias ago
Tezolin defende ações voltadas para promoção de direitos, equidade de gênero, combate à violência doméstica e proteção das mulheres
-
Judiciario7 dias ago
Diligência na aplicação de recursos garante parecer favorável do TCE
-
Judiciario7 dias ago
Após 3 anos, Justiça permite que Márcia frequente a Prefeitura
-
Política7 dias ago
Governo de MT entrega segunda escola modelo em Cuiabá